A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2892 |
Resumo: | The key market trends in the IT industry cause changes in the marketing strategies and practices of the IT firms. The new IT industry value proposition will have to focus on how it will improve a customer's business. This proposition will require that IT firms understand their client's corporate strategy, and find the most effective business solution, as well as identify the best technologies needed to support that solution. There is a need to study the marketing organization of the IT firms, as well as the skills of their marketing professionals and the best educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, in order to contribute to the education and practices of IT marketing in Brazil. |
id |
FGV_7ffb3405568e41e8d7f2a7a260f6b87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/2892 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Limeira, Tânia Maria VidigalEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:25Z2009-10-27T17:28:25Z2001-01-01T00:00:00Z2005-11-242001;26http://hdl.handle.net/10438/2892The key market trends in the IT industry cause changes in the marketing strategies and practices of the IT firms. The new IT industry value proposition will have to focus on how it will improve a customer's business. This proposition will require that IT firms understand their client's corporate strategy, and find the most effective business solution, as well as identify the best technologies needed to support that solution. There is a need to study the marketing organization of the IT firms, as well as the skills of their marketing professionals and the best educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, in order to contribute to the education and practices of IT marketing in Brazil.As atuais tendências da indústria de tecnologia da informação (TI) provocam mudanças nas estratégias de marketing das empresas de TI, que abandonam o foco na venda de produtos e serviços para a venda de soluções baseadas em conceitos de mais alto nível, como cenários e estratégias de negócios. À medida que os profissionais de marketing passam a examinar os vários processos de negócios dos clientes, a empresa de TI tem que rever o posicionamento do seu negócio e as suas práticas de marketing. Este novo cenário traz a necessidade de reflexão e investigação sobre os tipos de organizações de marketing que estão sendo implementadas pelas empresas de TI, bem como os perfis de profissionais procurados e os programas de formação mais adequados. O presente estudo reflete sobre estas questões, de modo a contribuir para que a EAESP/FGV possa oferecer conteúdos programáticos que formem os profissionais para as empresas de TI.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.26Marketing de TI: conceitosRevolução tecnológicaExperiênciasPráticasAdministração de empresasTecnologia da informaçãoConhecimentosA prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informaçãoMarketing practices and business education programs in the IT industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRel 26-2001.pdfapplication/pdf412058https://repositorio.fgv.br/bitstreams/063734ad-4eae-418b-af9c-ebcbb3856990/download50084481ac27a756dbb4086a7733cffaMD51TEXTRel 26-2001.pdf.txtRel 26-2001.pdf.txtExtracted texttext/plain103250https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ea2e8fea-7cde-41b1-86bf-2d58ebfc6711/download75588784ca93beb59a179637d90ab17bMD56THUMBNAILRel 26-2001.pdf.jpgRel 26-2001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4934https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6b30f572-287c-4f11-be45-ad2cf5af81b5/download6e6ec7dde2243e5739b6b6df65710742MD5710438/28922023-11-09 22:23:50.707open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2892https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T22:23:50Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Marketing practices and business education programs in the IT industry |
title |
A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação |
spellingShingle |
A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação Limeira, Tânia Maria Vidigal Marketing de TI: conceitos Revolução tecnológica Experiências Práticas Administração de empresas Tecnologia da informação Conhecimentos |
title_short |
A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação |
title_full |
A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação |
title_fullStr |
A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação |
title_full_unstemmed |
A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação |
title_sort |
A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação |
author |
Limeira, Tânia Maria Vidigal |
author_facet |
Limeira, Tânia Maria Vidigal |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Limeira, Tânia Maria Vidigal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de TI: conceitos Revolução tecnológica Experiências Práticas |
topic |
Marketing de TI: conceitos Revolução tecnológica Experiências Práticas Administração de empresas Tecnologia da informação Conhecimentos |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Conhecimentos |
description |
The key market trends in the IT industry cause changes in the marketing strategies and practices of the IT firms. The new IT industry value proposition will have to focus on how it will improve a customer's business. This proposition will require that IT firms understand their client's corporate strategy, and find the most effective business solution, as well as identify the best technologies needed to support that solution. There is a need to study the marketing organization of the IT firms, as well as the skills of their marketing professionals and the best educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, in order to contribute to the education and practices of IT marketing in Brazil. |
publishDate |
2001 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2001-01-01T00:00:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-27T17:28:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-27T17:28:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/2892 |
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv |
2001;26 |
identifier_str_mv |
2001;26 |
url |
http://hdl.handle.net/10438/2892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv |
Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/063734ad-4eae-418b-af9c-ebcbb3856990/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ea2e8fea-7cde-41b1-86bf-2d58ebfc6711/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6b30f572-287c-4f11-be45-ad2cf5af81b5/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50084481ac27a756dbb4086a7733cffa 75588784ca93beb59a179637d90ab17b 6e6ec7dde2243e5739b6b6df65710742 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797683607896064 |