A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limeira, Tânia Maria Vidigal
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2892
Resumo: The key market trends in the IT industry cause changes in the marketing strategies and practices of the IT firms. The new IT industry value proposition will have to focus on how it will improve a customer's business. This proposition will require that IT firms understand their client's corporate strategy, and find the most effective business solution, as well as identify the best technologies needed to support that solution. There is a need to study the marketing organization of the IT firms, as well as the skills of their marketing professionals and the best educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, in order to contribute to the education and practices of IT marketing in Brazil.
id FGV_7ffb3405568e41e8d7f2a7a260f6b87d
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2892
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Limeira, Tânia Maria VidigalEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:25Z2009-10-27T17:28:25Z2001-01-01T00:00:00Z2005-11-242001;26http://hdl.handle.net/10438/2892The key market trends in the IT industry cause changes in the marketing strategies and practices of the IT firms. The new IT industry value proposition will have to focus on how it will improve a customer's business. This proposition will require that IT firms understand their client's corporate strategy, and find the most effective business solution, as well as identify the best technologies needed to support that solution. There is a need to study the marketing organization of the IT firms, as well as the skills of their marketing professionals and the best educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, in order to contribute to the education and practices of IT marketing in Brazil.As atuais tendências da indústria de tecnologia da informação (TI) provocam mudanças nas estratégias de marketing das empresas de TI, que abandonam o foco na venda de produtos e serviços para a venda de soluções baseadas em conceitos de mais alto nível, como cenários e estratégias de negócios. À medida que os profissionais de marketing passam a examinar os vários processos de negócios dos clientes, a empresa de TI tem que rever o posicionamento do seu negócio e as suas práticas de marketing. Este novo cenário traz a necessidade de reflexão e investigação sobre os tipos de organizações de marketing que estão sendo implementadas pelas empresas de TI, bem como os perfis de profissionais procurados e os programas de formação mais adequados. O presente estudo reflete sobre estas questões, de modo a contribuir para que a EAESP/FGV possa oferecer conteúdos programáticos que formem os profissionais para as empresas de TI.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.26Marketing de TI: conceitosRevolução tecnológicaExperiênciasPráticasAdministração de empresasTecnologia da informaçãoConhecimentosA prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informaçãoMarketing practices and business education programs in the IT industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRel 26-2001.pdfapplication/pdf412058https://repositorio.fgv.br/bitstreams/063734ad-4eae-418b-af9c-ebcbb3856990/download50084481ac27a756dbb4086a7733cffaMD51TEXTRel 26-2001.pdf.txtRel 26-2001.pdf.txtExtracted texttext/plain103250https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ea2e8fea-7cde-41b1-86bf-2d58ebfc6711/download75588784ca93beb59a179637d90ab17bMD56THUMBNAILRel 26-2001.pdf.jpgRel 26-2001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4934https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6b30f572-287c-4f11-be45-ad2cf5af81b5/download6e6ec7dde2243e5739b6b6df65710742MD5710438/28922023-11-09 22:23:50.707open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2892https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T22:23:50Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Marketing practices and business education programs in the IT industry
title A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
spellingShingle A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
Limeira, Tânia Maria Vidigal
Marketing de TI: conceitos
Revolução tecnológica
Experiências
Práticas
Administração de empresas
Tecnologia da informação
Conhecimentos
title_short A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
title_full A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
title_fullStr A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
title_full_unstemmed A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
title_sort A prática de marketing e a formação de gestores na indústria de tecnologia da informação
author Limeira, Tânia Maria Vidigal
author_facet Limeira, Tânia Maria Vidigal
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Limeira, Tânia Maria Vidigal
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de TI: conceitos
Revolução tecnológica
Experiências
Práticas
topic Marketing de TI: conceitos
Revolução tecnológica
Experiências
Práticas
Administração de empresas
Tecnologia da informação
Conhecimentos
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Conhecimentos
description The key market trends in the IT industry cause changes in the marketing strategies and practices of the IT firms. The new IT industry value proposition will have to focus on how it will improve a customer's business. This proposition will require that IT firms understand their client's corporate strategy, and find the most effective business solution, as well as identify the best technologies needed to support that solution. There is a need to study the marketing organization of the IT firms, as well as the skills of their marketing professionals and the best educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, in order to contribute to the education and practices of IT marketing in Brazil.
publishDate 2001
dc.date.created.fl_str_mv 2001-01-01T00:00:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2892
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv 2001;26
identifier_str_mv 2001;26
url http://hdl.handle.net/10438/2892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/063734ad-4eae-418b-af9c-ebcbb3856990/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ea2e8fea-7cde-41b1-86bf-2d58ebfc6711/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6b30f572-287c-4f11-be45-ad2cf5af81b5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 50084481ac27a756dbb4086a7733cffa
75588784ca93beb59a179637d90ab17b
6e6ec7dde2243e5739b6b6df65710742
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797683607896064