Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limeira, Tânia Maria Vidigal
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2920
Resumo: The global economy at the end of this century reveals two strong trends which have significant impact on the concepts and practices of marketing: first, the predominance of the services sector in the national economies; second, the information technology (IT) as one of the most dynamic sectors leveraging economic growth. In Brazil, there is a lack of recent studies which analyze the particular issues of services marketing in the IT Industry, as well as the need for special educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, as well as the opportunities and challenges of the IT industry, in order to contribute to the education and practices of IT services marketing in Brazil.
id FGV_7ad034c56ea490f8f6dfe8dd6ca9079c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2920
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Limeira, Tânia Maria VidigalEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:29Z2009-10-27T17:28:29Z2001-01-01T00:00:00Z2005-11-242001;6http://hdl.handle.net/10438/2920The global economy at the end of this century reveals two strong trends which have significant impact on the concepts and practices of marketing: first, the predominance of the services sector in the national economies; second, the information technology (IT) as one of the most dynamic sectors leveraging economic growth. In Brazil, there is a lack of recent studies which analyze the particular issues of services marketing in the IT Industry, as well as the need for special educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, as well as the opportunities and challenges of the IT industry, in order to contribute to the education and practices of IT services marketing in Brazil.A economia mundial neste final de século apresenta duas tendências que impactam significativamente nos conceitos e práticas de marketing: a predominância do setor de serviços no PIB das economias; e a tecnologia da informação como um dos setores mais dinâmicos e alavancadores de crescimento econômico. Na literatura brasileira há escassez de estudos recentes que reflitam sobre as especificidades do marketing de serviços nas indústrias de tecnologia, e sobre o conteúdo dos programas de formação profissional e gerencial, ajustados às necessidades desta indústria, que apresenta acelerada taxa de mudança, inovação e obsolescência. O presente estudo reflete sobre estes novos desafios e oportunidades, de modo a gerar conhecimento que contribua para a prática e o ensino da gestão de marketing no Brasil.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.6Services Marketing: conceptsIT services marketingEstratégias de mercadoServiços na indústria de tecnologia da informaçãoQualificação profissionalAdministração de empresasMarketing de serviçosTecnologia da informaçãoMarketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidadesInformation technology services marketing: new threats and opportunitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRel 06-2001.pdfapplication/pdf427283https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dca2045c-b047-49f4-ad8e-42b092911438/download39239b2ec422c66edb6acc84f0826cfeMD51TEXTRel 06-2001.pdf.txtRel 06-2001.pdf.txtExtracted texttext/plain102837https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1919bead-5c77-4aba-930d-d597cd3636bd/download139b778e3b4524d54adefdeb554583dcMD56THUMBNAILRel 06-2001.pdf.jpgRel 06-2001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4036https://repositorio.fgv.br/bitstreams/da21a8b3-6e6c-49eb-bb30-2119beeb54f2/downloadb1680ad4224c7118b88d3db230cd348fMD5710438/29202023-11-09 20:28:47.228open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2920https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T20:28:47Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Information technology services marketing: new threats and opportunities
title Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades
spellingShingle Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades
Limeira, Tânia Maria Vidigal
Services Marketing: concepts
IT services marketing
Estratégias de mercado
Serviços na indústria de tecnologia da informação
Qualificação profissional
Administração de empresas
Marketing de serviços
Tecnologia da informação
title_short Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades
title_full Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades
title_fullStr Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades
title_full_unstemmed Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades
title_sort Marketing de serviços na indústria de tecnologia da informação: novos desafios e oportunidades
author Limeira, Tânia Maria Vidigal
author_facet Limeira, Tânia Maria Vidigal
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Limeira, Tânia Maria Vidigal
dc.subject.eng.fl_str_mv Services Marketing: concepts
IT services marketing
topic Services Marketing: concepts
IT services marketing
Estratégias de mercado
Serviços na indústria de tecnologia da informação
Qualificação profissional
Administração de empresas
Marketing de serviços
Tecnologia da informação
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de mercado
Serviços na indústria de tecnologia da informação
Qualificação profissional
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Tecnologia da informação
description The global economy at the end of this century reveals two strong trends which have significant impact on the concepts and practices of marketing: first, the predominance of the services sector in the national economies; second, the information technology (IT) as one of the most dynamic sectors leveraging economic growth. In Brazil, there is a lack of recent studies which analyze the particular issues of services marketing in the IT Industry, as well as the need for special educational programs to develop the marketing skills of the IT professionals. This study discusses these issues, as well as the opportunities and challenges of the IT industry, in order to contribute to the education and practices of IT services marketing in Brazil.
publishDate 2001
dc.date.created.fl_str_mv 2001-01-01T00:00:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2920
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv 2001;6
identifier_str_mv 2001;6
url http://hdl.handle.net/10438/2920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dca2045c-b047-49f4-ad8e-42b092911438/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1919bead-5c77-4aba-930d-d597cd3636bd/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/da21a8b3-6e6c-49eb-bb30-2119beeb54f2/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 39239b2ec422c66edb6acc84f0826cfe
139b778e3b4524d54adefdeb554583dc
b1680ad4224c7118b88d3db230cd348f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797723379335168