Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eduardo Capo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30343
Resumo: O varejo e a indústria de alimentos no Brasil sofreram com as instabilidades econômicas no país, apresentando quedas significativas em 2015 e 2016 e, nos anos posteriores, apresentaram taxas exíguas de crescimento. Em cenários de instabilidade econômica, o trabalho na eficiência operacional entre indústria e varejo torna-se ainda mais relevante para minimizar os impactos negativos nas receitas. Propõe-se a observar o alinhamento das cadeias entre uma multinacional de alimentos e uma rede varejista, tendo em vista a instalação, por parte da indústria, de ferramenta com base em Inteligência Artificial, que visa à proposta de um mix mais favorável de abastecimento de seus produtos a seus maiores e mais importantes clientes varejistas. O estudo recupera os critérios sobre aspectos colaborativos entre indústria e rede varejista, pois verifica se a aplicação de uma tecnologia específica trouxe melhoria no relacionamento e na performance para a díade estudada. Por meio de estudo de artigos e com uso de metodologia qualitativa, de caráter exploratório, procederam-se a realização e a observação de entrevistas semiestruturadas, com questões em aberto, com gerentes e diretores, da área de Supply Chain, da rede varejista e da indústria da díade selecionada. Analisou se a confiança existente entre um relacionamento entre empresas atua, de forma positiva, na colaboração na cadeia de suprimentos. Averiguou se a melhoria no relacionamento corrobora, de forma incisiva, a ascensão na performance operacional na performance da díade. Concluiu que ferramentas de análise preditiva podem influenciar na manutenção do conceito de confiança entre as partes envolvidas, convicção de valia para melhorias em cadeias de suprimentos.
id FGV_888b773341f567efa1b80904eefa7027
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/30343
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Souza, Eduardo Capo deEscolas::EAESPVasconcellos, Luís Henrique Rigato2021-04-13T20:37:53Z2021-04-13T20:37:53Z2021-04https://hdl.handle.net/10438/30343O varejo e a indústria de alimentos no Brasil sofreram com as instabilidades econômicas no país, apresentando quedas significativas em 2015 e 2016 e, nos anos posteriores, apresentaram taxas exíguas de crescimento. Em cenários de instabilidade econômica, o trabalho na eficiência operacional entre indústria e varejo torna-se ainda mais relevante para minimizar os impactos negativos nas receitas. Propõe-se a observar o alinhamento das cadeias entre uma multinacional de alimentos e uma rede varejista, tendo em vista a instalação, por parte da indústria, de ferramenta com base em Inteligência Artificial, que visa à proposta de um mix mais favorável de abastecimento de seus produtos a seus maiores e mais importantes clientes varejistas. O estudo recupera os critérios sobre aspectos colaborativos entre indústria e rede varejista, pois verifica se a aplicação de uma tecnologia específica trouxe melhoria no relacionamento e na performance para a díade estudada. Por meio de estudo de artigos e com uso de metodologia qualitativa, de caráter exploratório, procederam-se a realização e a observação de entrevistas semiestruturadas, com questões em aberto, com gerentes e diretores, da área de Supply Chain, da rede varejista e da indústria da díade selecionada. Analisou se a confiança existente entre um relacionamento entre empresas atua, de forma positiva, na colaboração na cadeia de suprimentos. Averiguou se a melhoria no relacionamento corrobora, de forma incisiva, a ascensão na performance operacional na performance da díade. Concluiu que ferramentas de análise preditiva podem influenciar na manutenção do conceito de confiança entre as partes envolvidas, convicção de valia para melhorias em cadeias de suprimentos.The retail and food industry in Brazil suffered from economic instability in the country, that occurred in 2015 and 2016 and - in the following years - presented low growth rates. In scenarios of economic instability, the work on operational efficiency between industry and retail becomes even more relevant to minimize the negative impacts on revenues. It is proposed to observe the alignment of the chains between a multinational food company and a retail chain, in view of the installation, by the industry, of a system based on Artificial Intelligence, which aims at proposing a more favorable mix of its products to the largest and most important retail customers. The study retrieves the criteria on collaborative aspects between industry and retail chain, as it verifies whether the application of a specific technology has improved the relationship and performance for the studied dyad. Through the study of articles and using qualitative methodology, of an exploratory nature, semi-structured interviews were conducted and observed, using open questions, with managers and directors, from the Supply Chain area of the retail company and the selected industry. It analyzed whether the trust that exists between a relationship between companies acts, in a positive way, in collaboration in the supply chain. It found out if the improvement in the relationship strongly supports the rise in operational performance in the performance of the dyad. He concluded that predictive analysis tools can influence the maintenance of the concept of trust between the parties involved, conviction of value for improvements in supply chains.porRelacionamento colaborativoTecnologia na cadeia de suprimentosEfeito ChicoteRuptura no ponto de vendaOut of StockConfiança na gestão da cadeia de suprimentosTrust in Supply chain Management (SCM)Collaborative relationshipTechnology in supply chainBullwip effect e Out of Stock (OOS)Administração de empresasLogística empresarial - Inovações tecnológicasAbastecimento de alimentosSatisfação do consumidorAnálise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdfTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdfPDFapplication/pdf1609405https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9ea472a-41eb-4ee5-b20c-c85f7e2859c8/download910b62ba69ffdcb3d14f2cc29bf76c57MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/182207e6-acc0-475c-b055-8582ff5a2136/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54TEXTTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdf.txtTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdf.txtExtracted texttext/plain102738https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b80a2f4-c6f7-4432-a77e-b9c9296dd435/download7e48362be79aade0c607baa05ab76b7eMD59THUMBNAILTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdf.jpgTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2435https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e5267aa0-12c1-4653-b0ab-20e063879760/downloadfd4b6fe1e87b70ff5b0d06403657346aMD51010438/303432023-11-04 13:50:20.415open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30343https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-04T13:50:20Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)falseVEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4K
dc.title.por.fl_str_mv Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
title Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
spellingShingle Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
Souza, Eduardo Capo de
Relacionamento colaborativo
Tecnologia na cadeia de suprimentos
Efeito Chicote
Ruptura no ponto de venda
Out of Stock
Confiança na gestão da cadeia de suprimentos
Trust in Supply chain Management (SCM)
Collaborative relationship
Technology in supply chain
Bullwip effect e Out of Stock (OOS)
Administração de empresas
Logística empresarial - Inovações tecnológicas
Abastecimento de alimentos
Satisfação do consumidor
title_short Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
title_full Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
title_fullStr Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
title_sort Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
author Souza, Eduardo Capo de
author_facet Souza, Eduardo Capo de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eduardo Capo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcellos, Luís Henrique Rigato
contributor_str_mv Vasconcellos, Luís Henrique Rigato
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamento colaborativo
Tecnologia na cadeia de suprimentos
Efeito Chicote
Ruptura no ponto de venda
Out of Stock
Confiança na gestão da cadeia de suprimentos
topic Relacionamento colaborativo
Tecnologia na cadeia de suprimentos
Efeito Chicote
Ruptura no ponto de venda
Out of Stock
Confiança na gestão da cadeia de suprimentos
Trust in Supply chain Management (SCM)
Collaborative relationship
Technology in supply chain
Bullwip effect e Out of Stock (OOS)
Administração de empresas
Logística empresarial - Inovações tecnológicas
Abastecimento de alimentos
Satisfação do consumidor
dc.subject.eng.fl_str_mv Trust in Supply chain Management (SCM)
Collaborative relationship
Technology in supply chain
Bullwip effect e Out of Stock (OOS)
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Logística empresarial - Inovações tecnológicas
Abastecimento de alimentos
Satisfação do consumidor
description O varejo e a indústria de alimentos no Brasil sofreram com as instabilidades econômicas no país, apresentando quedas significativas em 2015 e 2016 e, nos anos posteriores, apresentaram taxas exíguas de crescimento. Em cenários de instabilidade econômica, o trabalho na eficiência operacional entre indústria e varejo torna-se ainda mais relevante para minimizar os impactos negativos nas receitas. Propõe-se a observar o alinhamento das cadeias entre uma multinacional de alimentos e uma rede varejista, tendo em vista a instalação, por parte da indústria, de ferramenta com base em Inteligência Artificial, que visa à proposta de um mix mais favorável de abastecimento de seus produtos a seus maiores e mais importantes clientes varejistas. O estudo recupera os critérios sobre aspectos colaborativos entre indústria e rede varejista, pois verifica se a aplicação de uma tecnologia específica trouxe melhoria no relacionamento e na performance para a díade estudada. Por meio de estudo de artigos e com uso de metodologia qualitativa, de caráter exploratório, procederam-se a realização e a observação de entrevistas semiestruturadas, com questões em aberto, com gerentes e diretores, da área de Supply Chain, da rede varejista e da indústria da díade selecionada. Analisou se a confiança existente entre um relacionamento entre empresas atua, de forma positiva, na colaboração na cadeia de suprimentos. Averiguou se a melhoria no relacionamento corrobora, de forma incisiva, a ascensão na performance operacional na performance da díade. Concluiu que ferramentas de análise preditiva podem influenciar na manutenção do conceito de confiança entre as partes envolvidas, convicção de valia para melhorias em cadeias de suprimentos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-13T20:37:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-13T20:37:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/30343
url https://hdl.handle.net/10438/30343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9ea472a-41eb-4ee5-b20c-c85f7e2859c8/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/182207e6-acc0-475c-b055-8582ff5a2136/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b80a2f4-c6f7-4432-a77e-b9c9296dd435/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e5267aa0-12c1-4653-b0ab-20e063879760/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 910b62ba69ffdcb3d14f2cc29bf76c57
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
7e48362be79aade0c607baa05ab76b7e
fd4b6fe1e87b70ff5b0d06403657346a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749951889899520