Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/30343 |
Resumo: | O varejo e a indústria de alimentos no Brasil sofreram com as instabilidades econômicas no país, apresentando quedas significativas em 2015 e 2016 e, nos anos posteriores, apresentaram taxas exíguas de crescimento. Em cenários de instabilidade econômica, o trabalho na eficiência operacional entre indústria e varejo torna-se ainda mais relevante para minimizar os impactos negativos nas receitas. Propõe-se a observar o alinhamento das cadeias entre uma multinacional de alimentos e uma rede varejista, tendo em vista a instalação, por parte da indústria, de ferramenta com base em Inteligência Artificial, que visa à proposta de um mix mais favorável de abastecimento de seus produtos a seus maiores e mais importantes clientes varejistas. O estudo recupera os critérios sobre aspectos colaborativos entre indústria e rede varejista, pois verifica se a aplicação de uma tecnologia específica trouxe melhoria no relacionamento e na performance para a díade estudada. Por meio de estudo de artigos e com uso de metodologia qualitativa, de caráter exploratório, procederam-se a realização e a observação de entrevistas semiestruturadas, com questões em aberto, com gerentes e diretores, da área de Supply Chain, da rede varejista e da indústria da díade selecionada. Analisou se a confiança existente entre um relacionamento entre empresas atua, de forma positiva, na colaboração na cadeia de suprimentos. Averiguou se a melhoria no relacionamento corrobora, de forma incisiva, a ascensão na performance operacional na performance da díade. Concluiu que ferramentas de análise preditiva podem influenciar na manutenção do conceito de confiança entre as partes envolvidas, convicção de valia para melhorias em cadeias de suprimentos. |
id |
FGV_888b773341f567efa1b80904eefa7027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/30343 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Souza, Eduardo Capo deEscolas::EAESPVasconcellos, Luís Henrique Rigato2021-04-13T20:37:53Z2021-04-13T20:37:53Z2021-04https://hdl.handle.net/10438/30343O varejo e a indústria de alimentos no Brasil sofreram com as instabilidades econômicas no país, apresentando quedas significativas em 2015 e 2016 e, nos anos posteriores, apresentaram taxas exíguas de crescimento. Em cenários de instabilidade econômica, o trabalho na eficiência operacional entre indústria e varejo torna-se ainda mais relevante para minimizar os impactos negativos nas receitas. Propõe-se a observar o alinhamento das cadeias entre uma multinacional de alimentos e uma rede varejista, tendo em vista a instalação, por parte da indústria, de ferramenta com base em Inteligência Artificial, que visa à proposta de um mix mais favorável de abastecimento de seus produtos a seus maiores e mais importantes clientes varejistas. O estudo recupera os critérios sobre aspectos colaborativos entre indústria e rede varejista, pois verifica se a aplicação de uma tecnologia específica trouxe melhoria no relacionamento e na performance para a díade estudada. Por meio de estudo de artigos e com uso de metodologia qualitativa, de caráter exploratório, procederam-se a realização e a observação de entrevistas semiestruturadas, com questões em aberto, com gerentes e diretores, da área de Supply Chain, da rede varejista e da indústria da díade selecionada. Analisou se a confiança existente entre um relacionamento entre empresas atua, de forma positiva, na colaboração na cadeia de suprimentos. Averiguou se a melhoria no relacionamento corrobora, de forma incisiva, a ascensão na performance operacional na performance da díade. Concluiu que ferramentas de análise preditiva podem influenciar na manutenção do conceito de confiança entre as partes envolvidas, convicção de valia para melhorias em cadeias de suprimentos.The retail and food industry in Brazil suffered from economic instability in the country, that occurred in 2015 and 2016 and - in the following years - presented low growth rates. In scenarios of economic instability, the work on operational efficiency between industry and retail becomes even more relevant to minimize the negative impacts on revenues. It is proposed to observe the alignment of the chains between a multinational food company and a retail chain, in view of the installation, by the industry, of a system based on Artificial Intelligence, which aims at proposing a more favorable mix of its products to the largest and most important retail customers. The study retrieves the criteria on collaborative aspects between industry and retail chain, as it verifies whether the application of a specific technology has improved the relationship and performance for the studied dyad. Through the study of articles and using qualitative methodology, of an exploratory nature, semi-structured interviews were conducted and observed, using open questions, with managers and directors, from the Supply Chain area of the retail company and the selected industry. It analyzed whether the trust that exists between a relationship between companies acts, in a positive way, in collaboration in the supply chain. It found out if the improvement in the relationship strongly supports the rise in operational performance in the performance of the dyad. He concluded that predictive analysis tools can influence the maintenance of the concept of trust between the parties involved, conviction of value for improvements in supply chains.porRelacionamento colaborativoTecnologia na cadeia de suprimentosEfeito ChicoteRuptura no ponto de vendaOut of StockConfiança na gestão da cadeia de suprimentosTrust in Supply chain Management (SCM)Collaborative relationshipTechnology in supply chainBullwip effect e Out of Stock (OOS)Administração de empresasLogística empresarial - Inovações tecnológicasAbastecimento de alimentosSatisfação do consumidorAnálise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdfTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdfPDFapplication/pdf1609405https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9ea472a-41eb-4ee5-b20c-c85f7e2859c8/download910b62ba69ffdcb3d14f2cc29bf76c57MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/182207e6-acc0-475c-b055-8582ff5a2136/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54TEXTTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdf.txtTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdf.txtExtracted texttext/plain102738https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b80a2f4-c6f7-4432-a77e-b9c9296dd435/download7e48362be79aade0c607baa05ab76b7eMD59THUMBNAILTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdf.jpgTA Relacionamento Indústria Varejo - Eduardo Capo v8.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2435https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e5267aa0-12c1-4653-b0ab-20e063879760/downloadfd4b6fe1e87b70ff5b0d06403657346aMD51010438/303432023-11-04 13:50:20.415open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30343https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-04T13:50:20Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)falseVEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4K |
dc.title.por.fl_str_mv |
Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso |
title |
Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso |
spellingShingle |
Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso Souza, Eduardo Capo de Relacionamento colaborativo Tecnologia na cadeia de suprimentos Efeito Chicote Ruptura no ponto de venda Out of Stock Confiança na gestão da cadeia de suprimentos Trust in Supply chain Management (SCM) Collaborative relationship Technology in supply chain Bullwip effect e Out of Stock (OOS) Administração de empresas Logística empresarial - Inovações tecnológicas Abastecimento de alimentos Satisfação do consumidor |
title_short |
Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso |
title_full |
Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso |
title_fullStr |
Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso |
title_sort |
Análise preditiva de vendas como ferramenta de melhoraria na relação indústria - varejo: um estudo de caso |
author |
Souza, Eduardo Capo de |
author_facet |
Souza, Eduardo Capo de |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Eduardo Capo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasconcellos, Luís Henrique Rigato |
contributor_str_mv |
Vasconcellos, Luís Henrique Rigato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relacionamento colaborativo Tecnologia na cadeia de suprimentos Efeito Chicote Ruptura no ponto de venda Out of Stock Confiança na gestão da cadeia de suprimentos |
topic |
Relacionamento colaborativo Tecnologia na cadeia de suprimentos Efeito Chicote Ruptura no ponto de venda Out of Stock Confiança na gestão da cadeia de suprimentos Trust in Supply chain Management (SCM) Collaborative relationship Technology in supply chain Bullwip effect e Out of Stock (OOS) Administração de empresas Logística empresarial - Inovações tecnológicas Abastecimento de alimentos Satisfação do consumidor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Trust in Supply chain Management (SCM) Collaborative relationship Technology in supply chain Bullwip effect e Out of Stock (OOS) |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Logística empresarial - Inovações tecnológicas Abastecimento de alimentos Satisfação do consumidor |
description |
O varejo e a indústria de alimentos no Brasil sofreram com as instabilidades econômicas no país, apresentando quedas significativas em 2015 e 2016 e, nos anos posteriores, apresentaram taxas exíguas de crescimento. Em cenários de instabilidade econômica, o trabalho na eficiência operacional entre indústria e varejo torna-se ainda mais relevante para minimizar os impactos negativos nas receitas. Propõe-se a observar o alinhamento das cadeias entre uma multinacional de alimentos e uma rede varejista, tendo em vista a instalação, por parte da indústria, de ferramenta com base em Inteligência Artificial, que visa à proposta de um mix mais favorável de abastecimento de seus produtos a seus maiores e mais importantes clientes varejistas. O estudo recupera os critérios sobre aspectos colaborativos entre indústria e rede varejista, pois verifica se a aplicação de uma tecnologia específica trouxe melhoria no relacionamento e na performance para a díade estudada. Por meio de estudo de artigos e com uso de metodologia qualitativa, de caráter exploratório, procederam-se a realização e a observação de entrevistas semiestruturadas, com questões em aberto, com gerentes e diretores, da área de Supply Chain, da rede varejista e da indústria da díade selecionada. Analisou se a confiança existente entre um relacionamento entre empresas atua, de forma positiva, na colaboração na cadeia de suprimentos. Averiguou se a melhoria no relacionamento corrobora, de forma incisiva, a ascensão na performance operacional na performance da díade. Concluiu que ferramentas de análise preditiva podem influenciar na manutenção do conceito de confiança entre as partes envolvidas, convicção de valia para melhorias em cadeias de suprimentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-13T20:37:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-13T20:37:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/30343 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/30343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9ea472a-41eb-4ee5-b20c-c85f7e2859c8/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/182207e6-acc0-475c-b055-8582ff5a2136/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b80a2f4-c6f7-4432-a77e-b9c9296dd435/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e5267aa0-12c1-4653-b0ab-20e063879760/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
910b62ba69ffdcb3d14f2cc29bf76c57 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 7e48362be79aade0c607baa05ab76b7e fd4b6fe1e87b70ff5b0d06403657346a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024131791421440 |