Educação corporativa a distância na administração pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Josenilde Alves Batista de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32490
Resumo: Objetivo: Este trabalho tem por objetivo compreender as vantagens e benefícios da educação a distância (EAD) como ferramenta estratégica na educação corporativa a partir da percepção dos agentes públicos integrantes da PGFN. Metodologia: Com a finalidade de atender o propósito desta pesquisa foram realizadas 25 entrevistas remotas semiestruturadas com Procuradores da Fazenda Nacional, Servidores Técnicos e estagiários, no âmbito da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. O tratamento dos da-dos observou uma abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo. Resultados: A análise dos dados pela abordagem qualitativa apontou vantagens para a Administração Pública na utilização da educação a distância para a formação dos agentes públicos, descortinadas em cinco categorias: inovação, democratização, formato personalizado, tecnologia e aprendizagem personalizada. As principais vantagens indicadas foram a flexibilidade, a aprendizagem colaborativa, a aprendizagem personalizada, o alcance, o menor custo, a reutilização do conteúdo e a possibilidade de utilização da educação a distância como ferramenta de educação corporativa hábil a acompanhar as inovações relacionadas à digitalização do serviço público, ao teletrabalho e à desterritorialização. Limitação: O fato de a pesquisa ter sido realizada em apenas uma organização pode dificultar a replicação dos resultados em outras organizações. Delimitação: O estudo ficou delimitado à Administração Pública Federal, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Contribuições práticas e sociais: Os resultados da pesquisa podem contribuir com o setor governamental para a capacitação de servidores públicos, terceirizados, colaboradores e estagiá-rios. Originalidade: A Originalidade/valor do estudo reside no desconhecimento, até o presente momento, de pesquisa realizada na PGFN sobre a contribuição da educação a distância na formação e desenvolvimento de pessoas. Palavras-chave: Educação corporativa; educação a distância, formação continuada. Categoria: Dissertação de mestrado.
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Resultados: A análise dos dados pela abordagem qualitativa apontou vantagens para a Administração Pública na utilização da educação a distância para a formação dos agentes públicos, descortinadas em cinco categorias: inovação, democratização, formato personalizado, tecnologia e aprendizagem personalizada. As principais vantagens indicadas foram a flexibilidade, a aprendizagem colaborativa, a aprendizagem personalizada, o alcance, o menor custo, a reutilização do conteúdo e a possibilidade de utilização da educação a distância como ferramenta de educação corporativa hábil a acompanhar as inovações relacionadas à digitalização do serviço público, ao teletrabalho e à desterritorialização. Limitação: O fato de a pesquisa ter sido realizada em apenas uma organização pode dificultar a replicação dos resultados em outras organizações. Delimitação: O estudo ficou delimitado à Administração Pública Federal, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Contribuições práticas e sociais: Os resultados da pesquisa podem contribuir com o setor governamental para a capacitação de servidores públicos, terceirizados, colaboradores e estagiá-rios. Originalidade: A Originalidade/valor do estudo reside no desconhecimento, até o presente momento, de pesquisa realizada na PGFN sobre a contribuição da educação a distância na formação e desenvolvimento de pessoas. Palavras-chave: Educação corporativa; educação a distância, formação continuada. Categoria: Dissertação de mestrado.Objective: This paper aims to understand the advantages and benefits of distance learning (DL) as a strategic tool in corporate education from the perception of public agents who are members of the PGFN. Methodology: In order to meet the purpose of this research, 25 semi-structured remote interviews were conducted with National Treasury Attorneys, Technical Servants and trainees, within the National Treasury Attorney General's Office. The treatment of the data followed a qualitative approach, by means of content analysis. Results: The data analysis through the qualitative approach pointed out advantages for the Public Administration in the use of distance education for the training of public agents, outlined in five categories: innovation, democratization, personalized format, techno-logy and personalized learning. The main advantages indicated were flexibility, collaborative learning, personalized learning, reach, lower cost, content reuse, and the possibility of using distance education as a corporate education tool capable of keeping up with the innovations related to the digitalization of the public service, teleworking, and deterritorialization. Limitation: The fact that the research was conducted in only one organization may make it difficult to replicate the results in other organizations. Delimitation: The study was limited to the Federal Public Administration, within the scope of the Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Practical and social contributions: The results of the research can contribute to the government sector for the training of public servants, contractors, employees, and trainees. Originality: The originality/value of the study lies in the lack of knowledge, to date, of research conducted at PGFN on the contribution of distance education to the training and development of people.porEducação corporativaEducação a distânciaFormação continuadaEducação patrocinada pelo empregadorEnsino à distânciaEducação permanenteFormação profissionalEducação corporativa a distância na administração públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-05-30reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/190dc950-90c3-4b3e-b4ea-644a976071ad/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALPOS BANCA. DISSERTAÇÃO JOSENILDE ALVES.pdfPOS BANCA. 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