Infraestrutura logística de exportação de açúcar e etanol no centro-sul do Brasil
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/7681 |
Resumo: | O Brasil vem se posicionado como uma potência em agronegócio, sendo um dos maiores exportadores mundiais de carnes, suco de laranja, açúcar, etanol, complexo de soja, café e produtos florestais. Este destaque no cenário mundial está sendo construído através de diversos diferenciais de nosso país, desde a disponibilidade de ambientes produtivos adequados à conquista de tecnologia de ponta para produção e transformação da matériaprima. Neste ambiente, o setor sucroenergético tornou se um dos mais competitivos, devido aos maciços investimentos ocorridos nos últimos trinta anos em produtividade agrícola e industrial para a transformação da cana-de-açúcar em açúcar, etanol e outras formas de energia e produtos correlatos. Observa-se que uma das maiores deficiências brasileiras no agronegócio está na carência de infraestrutura adequada para a movimentação desses produtos do campo ao cliente final. O Brasil possui uma matriz de modais inadequada para suas dimensões. Nossos portos apresentam diversos problemas, sendo que o acesso, a eficiência e produtividade dos terminais e o calado adequado são os principais gargalos. Neste trabalho concentraremos esforços na análise da infraestrutura logística para exportação de açúcar e etanol no Centro-Sul do país, apresentando o atual estágio, as iniciativas existentes e as tendências futuras dos modais de transporte; dos terminais de transbordo intermodal e dos terminais portuários. |
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Setten, Alexandre de MattosEscolas::EESPBacchi, Mirian Rumenos PiedadeGameiro, Augusto HauberCaixeta-Filho, José Augusto Vicente2010-09-30T19:39:47Z2010-09-30T19:39:47Z2010-05-24SETTEN, Alexandre de Mattos. Infraestrutura logística de exportação de açúcar e etanol no centro-sul do Brasil. Dissertação (Mestrado Profissional em Agronegócios) - Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, 2010.http://hdl.handle.net/10438/7681O Brasil vem se posicionado como uma potência em agronegócio, sendo um dos maiores exportadores mundiais de carnes, suco de laranja, açúcar, etanol, complexo de soja, café e produtos florestais. Este destaque no cenário mundial está sendo construído através de diversos diferenciais de nosso país, desde a disponibilidade de ambientes produtivos adequados à conquista de tecnologia de ponta para produção e transformação da matériaprima. Neste ambiente, o setor sucroenergético tornou se um dos mais competitivos, devido aos maciços investimentos ocorridos nos últimos trinta anos em produtividade agrícola e industrial para a transformação da cana-de-açúcar em açúcar, etanol e outras formas de energia e produtos correlatos. Observa-se que uma das maiores deficiências brasileiras no agronegócio está na carência de infraestrutura adequada para a movimentação desses produtos do campo ao cliente final. O Brasil possui uma matriz de modais inadequada para suas dimensões. Nossos portos apresentam diversos problemas, sendo que o acesso, a eficiência e produtividade dos terminais e o calado adequado são os principais gargalos. Neste trabalho concentraremos esforços na análise da infraestrutura logística para exportação de açúcar e etanol no Centro-Sul do país, apresentando o atual estágio, as iniciativas existentes e as tendências futuras dos modais de transporte; dos terminais de transbordo intermodal e dos terminais portuários.Brazil has put itself as a power in agribusiness, and has become one of the largest exporters of meat, orange juice; sugar, ethanol, soya complex, coffee and forest products. This remark on the world scenario is being built through various differentials in our country, since the availability of productive environments to the achievement of appropriate technology for production and transformation of raw material. In this environment, the sugar and ethanol industry has become one of the most competitive due to massive investments over the past thirty years on agricultural and industrial productivity for the processing of sugar cane into sugar, ethanol and other forms of energy and related products. It is observed that one of major deficiencies in the Brazilian agribusiness is the lack of adequate infrastructure for handling these products from field to final customer. Brazil has an inadequate transportation matrix. Our ports have several problems, and the access to the terminal productivity and appropriate load-draught are the main bottlenecks. This dissertation will concentrate efforts on the analysis of logistics infrastructure for export of sugar and ethanol in the center-south of the country, presenting the current status, existing initiatives and future trends of modes of transport, transshipment terminals and ports.porAgribusinessSugarEthanolLogisticsAgronegócioEtanolEconomiaCana-de-açúcar - Exportação - BrasilAgroindústria canavieira - BrasilAçúcar - Transporte - BrasilÁlcool como combustível - Transporte - BrasilLogística empresarialInfraestrutura logística de exportação de açúcar e etanol no centro-sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAlexandre de Mattos.pdfAlexandre de 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