Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Juracy Gomes
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3037
Resumo: This work is built upon findings of previous studies1 conducted by the author, and aims to offer a contribution to the infant retail theory. We managaed to develop and operationalize the concepts of trading area, market demand, and market share, and also to analyse the resultas of these indicators for the 27 supermarkets, in São Paulo, which were studied in our extensive empirical research. An econometric modelling process was conducted generating a multiple regression model that satisfactory explains and predicts trading area as function of three variables: size of the store, population density, and the availability of public transportation. Based upon rigorous demand forecat methogology, the study reveals market estimates which substantiallly differs from the values presented in trade publications. Our market demand estimate for 'supermarkets', in Brazil in 2002, surpasses R$ 100 billion, while our projections of the industry conentration -5 largest supermarket companies is only 25%.
id FGV_923c99da0893841f5d4d0f147911ec0d
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3037
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Parente, Juracy GomesEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:45Z2009-10-27T17:28:45Z2003-01-01T00:00:00Z20032003;15http://hdl.handle.net/10438/3037This work is built upon findings of previous studies1 conducted by the author, and aims to offer a contribution to the infant retail theory. We managaed to develop and operationalize the concepts of trading area, market demand, and market share, and also to analyse the resultas of these indicators for the 27 supermarkets, in São Paulo, which were studied in our extensive empirical research. An econometric modelling process was conducted generating a multiple regression model that satisfactory explains and predicts trading area as function of three variables: size of the store, population density, and the availability of public transportation. Based upon rigorous demand forecat methogology, the study reveals market estimates which substantiallly differs from the values presented in trade publications. Our market demand estimate for 'supermarkets', in Brazil in 2002, surpasses R$ 100 billion, while our projections of the industry conentration -5 largest supermarket companies is only 25%.Esse trabalho dá continuidade a estudos anteriores e visa contribuir para o avanço da ainda embrionária teoria varejista. Conseguimos desenvolver e operacionalizar os conceitos de área de influência, demanda de mercado e fatia de mercado, e analisar os resultados desses indicadores para os 27 supermercados de São Paulo, que participaram de nossa extensa pesquisa empírica. Um processo de modelagem econométrica foi conduzido, resultando em um modelo de regressão múltipla que satisfatoriamente explica e prevê área de influência como função de três variáveis: tamanho da loja, densidade populacional e disponibilidade de transporte coletivo. Apoiado em rigorosa metodologia de previsão de mercado, o estudo também revela estimativas de mercado que substancialmente diferem dos valores que vem sendo publicados na mídia especializada do setor. Nossa estimativa da demanda de mercado para o setor 'supermercados' no Brasil, em 2002, chega a superar R$ 100 bilhões, enquanto que nossa projeção da concentração das 5 maiores empresas no setor é de apenas 25%.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.15Econometric modelsRetailingVarejoLocalização de lojasÁrea de influênciaMarketingAdministração de empresasModelos econométricosSupermercadosUm estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influênciaTrading area: quantitative analisys and predictive modelsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALP00257_1.pdfapplication/pdf4391228https://repositorio.fgv.br/bitstreams/384af875-ffdd-4f9b-a60a-2102d93e3449/downloadbb476223af58254de70f4c393647db48MD51TEXTP00257_1.pdf.txtP00257_1.pdf.txtExtracted texttext/plain102794https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5dcf5569-7206-4177-a360-61410554309c/downloadc011681461ab96b441819c81f3eb62beMD56THUMBNAILP00257_1.pdf.jpgP00257_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4561https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f4bcf043-f389-4242-aaed-48bef7d45961/downloadd44454fbdf8d3f15bf8180f0213ff13bMD5710438/30372023-11-09 20:00:08.573open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3037https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T20:00:08Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Trading area: quantitative analisys and predictive models
title Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência
spellingShingle Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência
Parente, Juracy Gomes
Econometric models
Retailing
Varejo
Localização de lojas
Área de influência
Marketing
Administração de empresas
Modelos econométricos
Supermercados
title_short Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência
title_full Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência
title_fullStr Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência
title_full_unstemmed Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência
title_sort Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência
author Parente, Juracy Gomes
author_facet Parente, Juracy Gomes
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Juracy Gomes
dc.subject.eng.fl_str_mv Econometric models
Retailing
topic Econometric models
Retailing
Varejo
Localização de lojas
Área de influência
Marketing
Administração de empresas
Modelos econométricos
Supermercados
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
Localização de lojas
Área de influência
Marketing
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Modelos econométricos
Supermercados
description This work is built upon findings of previous studies1 conducted by the author, and aims to offer a contribution to the infant retail theory. We managaed to develop and operationalize the concepts of trading area, market demand, and market share, and also to analyse the resultas of these indicators for the 27 supermarkets, in São Paulo, which were studied in our extensive empirical research. An econometric modelling process was conducted generating a multiple regression model that satisfactory explains and predicts trading area as function of three variables: size of the store, population density, and the availability of public transportation. Based upon rigorous demand forecat methogology, the study reveals market estimates which substantiallly differs from the values presented in trade publications. Our market demand estimate for 'supermarkets', in Brazil in 2002, surpasses R$ 100 billion, while our projections of the industry conentration -5 largest supermarket companies is only 25%.
publishDate 2003
dc.date.created.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3037
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv 2003;15
identifier_str_mv 2003;15
url http://hdl.handle.net/10438/3037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/384af875-ffdd-4f9b-a60a-2102d93e3449/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5dcf5569-7206-4177-a360-61410554309c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f4bcf043-f389-4242-aaed-48bef7d45961/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bb476223af58254de70f4c393647db48
c011681461ab96b441819c81f3eb62be
d44454fbdf8d3f15bf8180f0213ff13b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023835581284352