ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/2468 |
Resumo: | This study investigates the existences of differences in the consumer behavior related to ECR values. The main objective of the study is to analyze if the same group of consumers attribute different importer to ECR values, with or without price, and if theses differences were related with socials status. Three hundred self-administrate questionnaires where collect in São .Paulo city focusing two categories of grocery goods. The main results of the study were: a) there were differences in the behavior of the consumers not only in relation with product categories but also related to the importance of the ECR value; b) differences in the consumer behavior related between social classes; c) Different groups of consumer emerged when ECR value were considered. d) Price represents a significant attribute to consumer. |
id |
FGV_936f7d474fc6cfe42d25521b74aafbb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/2468 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Ramuski, Carmen LidiaEscolasBarbieri, José Carlos2010-04-20T20:48:10Z2010-04-20T20:48:10Z2004-04-15RAMUSKI, Carmen Lídia. ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.https://hdl.handle.net/10438/2468This study investigates the existences of differences in the consumer behavior related to ECR values. The main objective of the study is to analyze if the same group of consumers attribute different importer to ECR values, with or without price, and if theses differences were related with socials status. Three hundred self-administrate questionnaires where collect in São .Paulo city focusing two categories of grocery goods. The main results of the study were: a) there were differences in the behavior of the consumers not only in relation with product categories but also related to the importance of the ECR value; b) differences in the consumer behavior related between social classes; c) Different groups of consumer emerged when ECR value were considered. d) Price represents a significant attribute to consumer.Este trabalho destinou-se a investigar a existência de diferenças no comportamento do consumidor diante dos valores ofertados por ECR - Efficient Consumer Response, considerando duas categorias de produtos diferentes. O principal objetivo era verificar se um mesmo grupo de consumidores atribuía importâncias diferentes para os valores ofertados por ECR com ou sem preço e se estas diferenças também existiam entre classes sociais. Também se investigou a existência de um processo de escolha próprio, por parte dos consumidores que avaliavam os valores de ECR e preço. Foram realizados 300 levantamentos, junto a moradores da Grande São Paulo, tendo sido utilizado um instrumento de pesquisa auto-preenchível. Como principais resultados encontrou-se: a) diferenças no comportamento dos consumidores tanto em relação às categorias de produto consideradas, como em relação à importância atribuída a cada valor ofertado, com ou sem preço. b) diferenças no comportamento dos consumidores de classes sociais diferentes, quando consideravam as mesmas categorias de produtos com ou sem preço; c) um processo de escolha próprio a determinados grupos de consumidores e diferentes quando se consideravam um e outro produto, e d) o valor preço com importância destacada.porAdministração mercadológicaPreço e valorAdministração de empresasComportamento do consumidorECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL68523.PDF.jpg68523.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1570https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1f48f926-4729-415d-a82b-3bf420f78410/downloadfb4e5525c7cba04add981c2b40e7408eMD54ORIGINAL68523.PDFapplication/pdf1341799https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7560e90c-c0a8-47e2-8434-2f3d64e9d91a/download1fe12319cb9c9a1bfacbac98b63a15f9MD52TEXT68523.PDF.txtExtracted Texttext/plain495866https://repositorio.fgv.br/bitstreams/375a09df-02ec-4010-8c9e-ce67ac8986ee/downloadd0a89c8a4355c1ae3fc53254b964a238MD5310438/24682024-10-08 13:55:56.348open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2468https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-10-08T13:55:56Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR |
title |
ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR |
spellingShingle |
ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR Ramuski, Carmen Lidia Administração mercadológica Preço e valor Administração de empresas Comportamento do consumidor |
title_short |
ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR |
title_full |
ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR |
title_fullStr |
ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR |
title_full_unstemmed |
ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR |
title_sort |
ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR |
author |
Ramuski, Carmen Lidia |
author_facet |
Ramuski, Carmen Lidia |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramuski, Carmen Lidia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbieri, José Carlos |
contributor_str_mv |
Barbieri, José Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração mercadológica Preço e valor |
topic |
Administração mercadológica Preço e valor Administração de empresas Comportamento do consumidor |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor |
description |
This study investigates the existences of differences in the consumer behavior related to ECR values. The main objective of the study is to analyze if the same group of consumers attribute different importer to ECR values, with or without price, and if theses differences were related with socials status. Three hundred self-administrate questionnaires where collect in São .Paulo city focusing two categories of grocery goods. The main results of the study were: a) there were differences in the behavior of the consumers not only in relation with product categories but also related to the importance of the ECR value; b) differences in the consumer behavior related between social classes; c) Different groups of consumer emerged when ECR value were considered. d) Price represents a significant attribute to consumer. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:48:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RAMUSKI, Carmen Lídia. ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/2468 |
identifier_str_mv |
RAMUSKI, Carmen Lídia. ECR e o consumidor: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em relação aos valores ofertados por ECR. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004. |
url |
https://hdl.handle.net/10438/2468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1f48f926-4729-415d-a82b-3bf420f78410/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7560e90c-c0a8-47e2-8434-2f3d64e9d91a/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/375a09df-02ec-4010-8c9e-ce67ac8986ee/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb4e5525c7cba04add981c2b40e7408e 1fe12319cb9c9a1bfacbac98b63a15f9 d0a89c8a4355c1ae3fc53254b964a238 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797771794186240 |