Cultura e comunicação organizacional: o olhar do gestor da comunicação no contexto da administração tributária federal
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32166 |
Resumo: | Objetivo – Compreender, por meio do estudo, a relação entre cultura e comunicação, identificar eventuais lacunas de ação para avançar na construção de ferramentas de comunicação estratégica, que possam dar suporte aos líderes e equipes na busca por melhores soluções de integração interna orientada para uma melhor atuação externa. Metodologia – A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso múltiplo, realizado na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Receita Federal do Brasil (RFB). A partir de pesquisa bibliográfica, investigação documental e entrevistas semiestruturadas buscou-se um diagnóstico de como a cultura organizacional reflete no pensamento dos gestores e no processo de comunicação no âmbito da administração tributária federal. Resultados – A pesquisa, com evidências delineadas, permitiu a elaboração de quadro analítico comparativo das unidades de análise, identificando as similitudes e diferenças quanto aos aspectos da cultura e comunicação organizacional, como também revelando a pertinência de temas como a linguagem simples, a predominância da comunicação de êxito, a ausência de definição de limites conceituais do sigilo fiscal, os efeitos da pandemia com a inserção do home office, existência da subcultura e a comunicação em rede. Por fim, revela que cultura e comunicação são faces da mesma moeda, uma influencia a outra, e, por ela é influenciada. Limitações – Uma das limitações impostas foi a disponibilidade dos gestores para a participação, tendo em vista a diversidade de atividades por eles exercidas, como também a questão do tempo, que se tornou exíguo para realização das entrevistas e compilação de todos os dados e resultados apurados. Contribuições práticas – Com os resultados obtidos, acredita-se que possam gerar reflexões sobre a comunicação organizacional da administração tributária, e, em relação a PGFN, evoluir no seu processo comunicacional. Contribuições sociais – Com iniciativas que desenvolvam a comunicação organizacional, alinhada com a missão, valores e visão de futuro, as organizações da administração tributária federal, principalmente a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), podem aprimorar a comunicação interna, e, consequentemente, junto à sociedade. Originalidade – Pelo conhecimento da pesquisadora, este é o primeiro estudo de caso múltiplo que analisa a cultura e comunicação organizacional pelo olhar do gestor de comunicação no contexto da administração tributária federal. |
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Resultados – A pesquisa, com evidências delineadas, permitiu a elaboração de quadro analítico comparativo das unidades de análise, identificando as similitudes e diferenças quanto aos aspectos da cultura e comunicação organizacional, como também revelando a pertinência de temas como a linguagem simples, a predominância da comunicação de êxito, a ausência de definição de limites conceituais do sigilo fiscal, os efeitos da pandemia com a inserção do home office, existência da subcultura e a comunicação em rede. Por fim, revela que cultura e comunicação são faces da mesma moeda, uma influencia a outra, e, por ela é influenciada. Limitações – Uma das limitações impostas foi a disponibilidade dos gestores para a participação, tendo em vista a diversidade de atividades por eles exercidas, como também a questão do tempo, que se tornou exíguo para realização das entrevistas e compilação de todos os dados e resultados apurados. Contribuições práticas – Com os resultados obtidos, acredita-se que possam gerar reflexões sobre a comunicação organizacional da administração tributária, e, em relação a PGFN, evoluir no seu processo comunicacional. Contribuições sociais – Com iniciativas que desenvolvam a comunicação organizacional, alinhada com a missão, valores e visão de futuro, as organizações da administração tributária federal, principalmente a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), podem aprimorar a comunicação interna, e, consequentemente, junto à sociedade. Originalidade – Pelo conhecimento da pesquisadora, este é o primeiro estudo de caso múltiplo que analisa a cultura e comunicação organizacional pelo olhar do gestor de comunicação no contexto da administração tributária federal.Purpose – This work intends to understand, through research, the relationship between culture and communication, to identify any gaps of action in order to advance in the construction of strategic communication tools, which can support leaders and teams in the search for better solutions for oriented internal integration for better external activity. Methodology – The methodological approach used was the multiple case study, carried out at Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) and Receita Federal do Brasil (RFB). Based on bibliographic research, documentary investigation, and semi-structured interviews, a diagnostic of how organizational culture reflects on managers' ideas and on the communication process within the scope of the federal tax administration was sought. Findings – The research, with the outlined evidence, allowed the elaboration of a comparative analytical framework of the units of analysis, identifying the similarities and differences regarding the aspects of organizational culture and communication, as well as revealing the relevance of topics such as simple language, the predominance of successful communication, the absence of a definition of conceptual limits of fiscal secrecy, the effects of the pandemic with the insertion of the home office, the existence of subculture and network communication. In conclusion, it reveals that culture and communication are sides of the same coin, as one influences the other and also suffers influence from it. Research Limitations – One of the limitations was the disponibility of managers, considering the diversity of their activities, as well as their available time, which became exiguous for the achievement of the interviews and compilation of all data and results. Practical Contributions – It is a belief that the obtained results might cause reflection on the organizational communication of the tax administration, and, in relation to PGFN, help in its communicational process development. Social Contributions – With initiatives that develop the organizational communication, aligned with the mission, values , and vision of the future, the federal tax administration organizations, mainly Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), can improve internal communication, and, consequently, improve communication with the society. Originality – To the researcher's knowledge, this is the first multiple case study that analyzes organizational culture and communication from the perspective of the communication manager in the context of the federal tax administration.porCultura organizacionalComunicação organizacionalGestão da comunicaçãoAdministração tributária federalOrganizational cultureOrganizational communicationCommunication managementFederal tax administrationAdministração públicaCultura organizacionalComunicação nas organizaçõesAdministração tributáriaCultura e comunicação organizacional: o olhar do gestor da comunicação no contexto da administração tributária federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-05-09reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Final Cultura e comunicação organizacional Entregue.pdfDissertação Final Cultura e 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Objetivo – Compreender, por meio do estudo, a relação entre cultura e comunicação, identificar eventuais lacunas de ação para avançar na construção de ferramentas de comunicação estratégica, que possam dar suporte aos líderes e equipes na busca por melhores soluções de integração interna orientada para uma melhor atuação externa. Metodologia – A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso múltiplo, realizado na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Receita Federal do Brasil (RFB). A partir de pesquisa bibliográfica, investigação documental e entrevistas semiestruturadas buscou-se um diagnóstico de como a cultura organizacional reflete no pensamento dos gestores e no processo de comunicação no âmbito da administração tributária federal. Resultados – A pesquisa, com evidências delineadas, permitiu a elaboração de quadro analítico comparativo das unidades de análise, identificando as similitudes e diferenças quanto aos aspectos da cultura e comunicação organizacional, como também revelando a pertinência de temas como a linguagem simples, a predominância da comunicação de êxito, a ausência de definição de limites conceituais do sigilo fiscal, os efeitos da pandemia com a inserção do home office, existência da subcultura e a comunicação em rede. Por fim, revela que cultura e comunicação são faces da mesma moeda, uma influencia a outra, e, por ela é influenciada. Limitações – Uma das limitações impostas foi a disponibilidade dos gestores para a participação, tendo em vista a diversidade de atividades por eles exercidas, como também a questão do tempo, que se tornou exíguo para realização das entrevistas e compilação de todos os dados e resultados apurados. Contribuições práticas – Com os resultados obtidos, acredita-se que possam gerar reflexões sobre a comunicação organizacional da administração tributária, e, em relação a PGFN, evoluir no seu processo comunicacional. Contribuições sociais – Com iniciativas que desenvolvam a comunicação organizacional, alinhada com a missão, valores e visão de futuro, as organizações da administração tributária federal, principalmente a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), podem aprimorar a comunicação interna, e, consequentemente, junto à sociedade. Originalidade – Pelo conhecimento da pesquisadora, este é o primeiro estudo de caso múltiplo que analisa a cultura e comunicação organizacional pelo olhar do gestor de comunicação no contexto da administração tributária federal. |
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