As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166780 |
Resumo: | Para compreender que marcas a cultura da reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) pode imprimir em sua comunicação, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário qualiquantitativo junto a servidores e gestores, e a construção de um mapeamento da comunicação. Após análise dos aspectos culturais manifestados nesse mapeamento e posterior desvelamento da cultura organizacional, observou-se que a comunicação reflete aspectos culturais da reitoria do IFTO, uma organização que oscila entre os paradigmas funcionalista e interpretativista. |
id |
USP-72_da2a6b94ffe38ba6ff71b853b38f5158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/166780 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federalLas marcas de la cultura percibidas en la comunicación de la rectoría de un instituto federalThe marks of culture perceived in the communication of the rectory of a federal instituteOrganizational communicationOrganizational cultureFederal instituteComunicación organizacionalCultura organizaciónalInstituto federalComunicação organizacionalCultura organizacionalInstituto federalPara compreender que marcas a cultura da reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) pode imprimir em sua comunicação, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário qualiquantitativo junto a servidores e gestores, e a construção de um mapeamento da comunicação. Após análise dos aspectos culturais manifestados nesse mapeamento e posterior desvelamento da cultura organizacional, observou-se que a comunicação reflete aspectos culturais da reitoria do IFTO, uma organização que oscila entre os paradigmas funcionalista e interpretativista.Para comprender qué marcas la cultura de la rectoría del Instituto Federal de Tocantins (IFTO) puede imprimir en su comunicación, se realizó una invest igación de campo, con la aplicación de un cuestionario cualitativo-cuantitativo con servidores y gerentes, y la construcción de un mapeo de comunicación. Después de analizar los aspectos culturales manifestados en este mapeo y la posterior revelación de la cultura organizacional, se observó que la comunicación refleja los aspectos culturales de la rectoría IFTO, una organización que oscila entre los paradigmas funcionalista e interpretativo.In order to understand which brands the culture of the rectory of the Federal Institute of Tocantins (IFTO) can imprint on its communication, a field research was carried out, with the application of a qualitative-quantitative questionnaire with servers and managers, and the construction of a communication mapping. After analyzing the cultural aspects manifested in this mapping and subsequent unveiling of the organizational culture, it was observed that the communication reflects cultural aspects of the IFTO’s rectory, an organization that oscillates between the functionalist and interpretive paradigmsUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16678010.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166780Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166780/161287Copyright (c) 2020 Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Luciana Santos Almeida Theodoroinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Francisco Gilson Rebouças PôrtoTheodoro, Luciana Santos Almeida2020-06-23T13:12:27Zoai:revistas.usp.br:article/166780Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:52.126229Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal Las marcas de la cultura percibidas en la comunicación de la rectoría de un instituto federal The marks of culture perceived in the communication of the rectory of a federal institute |
title |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal |
spellingShingle |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal Júnior, Francisco Gilson Rebouças Pôrto Organizational communication Organizational culture Federal institute Comunicación organizacional Cultura organizaciónal Instituto federal Comunicação organizacional Cultura organizacional Instituto federal |
title_short |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal |
title_full |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal |
title_fullStr |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal |
title_full_unstemmed |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal |
title_sort |
As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal |
author |
Júnior, Francisco Gilson Rebouças Pôrto |
author_facet |
Júnior, Francisco Gilson Rebouças Pôrto Theodoro, Luciana Santos Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Theodoro, Luciana Santos Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Francisco Gilson Rebouças Pôrto Theodoro, Luciana Santos Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizational communication Organizational culture Federal institute Comunicación organizacional Cultura organizaciónal Instituto federal Comunicação organizacional Cultura organizacional Instituto federal |
topic |
Organizational communication Organizational culture Federal institute Comunicación organizacional Cultura organizaciónal Instituto federal Comunicação organizacional Cultura organizacional Instituto federal |
description |
Para compreender que marcas a cultura da reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) pode imprimir em sua comunicação, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário qualiquantitativo junto a servidores e gestores, e a construção de um mapeamento da comunicação. Após análise dos aspectos culturais manifestados nesse mapeamento e posterior desvelamento da cultura organizacional, observou-se que a comunicação reflete aspectos culturais da reitoria do IFTO, uma organização que oscila entre os paradigmas funcionalista e interpretativista. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166780 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166780 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166780 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166780/161287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Luciana Santos Almeida Theodoro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Luciana Santos Almeida Theodoro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111258210304 |