Adequação do perfil do investidor e seu comportamento no mercado acionário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/28013 |
Resumo: | Desde que, no final do ano de 2010, as agências de regulação do mercado financeiro norte-americano começaram a estabelecer as primeiras regras que buscavam assegurar o interesse do investidor, determinando que as Instituições Financeiras passassem a conhecer o seu cliente e suas necessidades, conhecido como “Know Your Customer”, e só assim pudessem lhes oferecer modalidades de investimento, sistemas financeiros pelo mundo vêm buscando criar ferramentas de aferição e controle para dar maior robustez, segurança e assertividade à relação entre investidor e seu bureau de investimento, aquilo que chamou-se de Suitability (Adequação do Perfil do Investidor – API) nos Estados Unidos da América. No Brasil, da mesma forma, buscou-se implementar um framework de melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento no varejo, publicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA, 2016). Segundo a ANBIMA, o perfil de investidor deveria ser estabelecido respeitando uma escala de 3 níveis: Conservador, Moderado e Agressivo, segundo o que poder-se-ia fazer oferta de produtos de investimento adequados ao perfil do investidor. O principal objetivo aqui é avaliar se, de fato, os perfis atribuídos aos investidores conseguem predizer seu comportamento como homo economicus, baseando-se na Moderna Teoria de Finanças (MTF), ou se atendem aos preceitos de finanças comportamentais defendidos por Karhneman e Tversky (1979) e Shefrin e Statman (1985). No caso estudado, avaliei a correlação entre o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA)) com os movimentos de entrada e de saída dos investidores na bolsa, suas características socioeconômicas e os vários perfis atribuídos por um grande banco de varejo no Brasil. Ao final, pode se observar que o investidor é, de fato, influenciado pelo Ibovespa, pela performance passada da ação para determinar suas decisões de investimento, embora em direção inversa do índice. Um claro comportamento de reversão à média. |
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Ferreira, Idamar MagalhãesEscolas::EESPRiella, GilSilva, Eduardo Borges daTabak, Benjamin Miranda2019-09-11T12:33:31Z2019-09-11T12:33:31Z2019-08-26https://hdl.handle.net/10438/28013Desde que, no final do ano de 2010, as agências de regulação do mercado financeiro norte-americano começaram a estabelecer as primeiras regras que buscavam assegurar o interesse do investidor, determinando que as Instituições Financeiras passassem a conhecer o seu cliente e suas necessidades, conhecido como “Know Your Customer”, e só assim pudessem lhes oferecer modalidades de investimento, sistemas financeiros pelo mundo vêm buscando criar ferramentas de aferição e controle para dar maior robustez, segurança e assertividade à relação entre investidor e seu bureau de investimento, aquilo que chamou-se de Suitability (Adequação do Perfil do Investidor – API) nos Estados Unidos da América. No Brasil, da mesma forma, buscou-se implementar um framework de melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento no varejo, publicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA, 2016). Segundo a ANBIMA, o perfil de investidor deveria ser estabelecido respeitando uma escala de 3 níveis: Conservador, Moderado e Agressivo, segundo o que poder-se-ia fazer oferta de produtos de investimento adequados ao perfil do investidor. O principal objetivo aqui é avaliar se, de fato, os perfis atribuídos aos investidores conseguem predizer seu comportamento como homo economicus, baseando-se na Moderna Teoria de Finanças (MTF), ou se atendem aos preceitos de finanças comportamentais defendidos por Karhneman e Tversky (1979) e Shefrin e Statman (1985). No caso estudado, avaliei a correlação entre o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA)) com os movimentos de entrada e de saída dos investidores na bolsa, suas características socioeconômicas e os vários perfis atribuídos por um grande banco de varejo no Brasil. Ao final, pode se observar que o investidor é, de fato, influenciado pelo Ibovespa, pela performance passada da ação para determinar suas decisões de investimento, embora em direção inversa do índice. Um claro comportamento de reversão à média.Since the end of 2010, US financial market regulators began to establish the first rules that sought to secure the investor's interest by requiring Financial Institutions to get to know their customer and their needs, known such as "Know Your Customer", and only then could they offer them investment modalities, financial systems around the world have been seeking to create benchmarking tools to give greater robustness, security and assertiveness to the relationship between investor and his investment bureau, what he called of Suitability (Adequação do Perfil do Investidor – API) in the United States of America. In Brazil, in the same way, we tried to implement a framework of better practices for the activity of distribution of investment products in retail, published by the Brazilian Association of Financial and Capital Market Entities (ANBIMA, 2016). According to ANBIMA, the investor profile should be established in accordance with a 3-level scale: Conservative, Moderate and Aggressive, according to which it would be possible to offer investment products appropriate to the investor's profile. The main objective here is to assess whether, in fact, the profiles attributed to investors can predict their behavior as homo economicus, based on the Modern Finance Theory (MFT), or whether they comply with the behavioral finance precepts defended by Karhneman and Tversky (1979) and Shefrin and Statman (1985). In the case studied, I evaluated the correlation between the Ibovespa (main index of the São Paulo Stock Exchange (BM&FBOVESPA)) and the movements of investors' buy and sell on the stock exchange, your socioeconomic characteristics and the various profiles assigned by a large and representative bank in Brazil to its clients. At the end, it can be observed that the investor is, in fact, influenced by the Ibovespa, by the past performance of the stock to determine its investment decisions, although in the opposite direction of the index. A clear average reversal behavior.porAPIPerfil do investidorAçõesAversão à perdaEfeito manadaEfeito disposiçãoTeoria da perspectivaBOVESPAStocksLoss aversionHerd effectDisposition effectPerspective theorySuitabilityEconomiaMercado financeiroInvestidores (Finanças) - CondutaAções (Finanças)Investimentos - AnáliseBolsa de Valores de São PauloAdequação do perfil do investidor e seu comportamento no mercado acionárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação Versão Final.pdfDissertação Versão Final.pdfPDFapplication/pdf1852157https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2be9718e-5fc9-4f53-a1c0-e63020cb7a54/downloada4357143446d3cd83c5f3bae4c64bbd6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Desde que, no final do ano de 2010, as agências de regulação do mercado financeiro norte-americano começaram a estabelecer as primeiras regras que buscavam assegurar o interesse do investidor, determinando que as Instituições Financeiras passassem a conhecer o seu cliente e suas necessidades, conhecido como “Know Your Customer”, e só assim pudessem lhes oferecer modalidades de investimento, sistemas financeiros pelo mundo vêm buscando criar ferramentas de aferição e controle para dar maior robustez, segurança e assertividade à relação entre investidor e seu bureau de investimento, aquilo que chamou-se de Suitability (Adequação do Perfil do Investidor – API) nos Estados Unidos da América. No Brasil, da mesma forma, buscou-se implementar um framework de melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento no varejo, publicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA, 2016). Segundo a ANBIMA, o perfil de investidor deveria ser estabelecido respeitando uma escala de 3 níveis: Conservador, Moderado e Agressivo, segundo o que poder-se-ia fazer oferta de produtos de investimento adequados ao perfil do investidor. O principal objetivo aqui é avaliar se, de fato, os perfis atribuídos aos investidores conseguem predizer seu comportamento como homo economicus, baseando-se na Moderna Teoria de Finanças (MTF), ou se atendem aos preceitos de finanças comportamentais defendidos por Karhneman e Tversky (1979) e Shefrin e Statman (1985). No caso estudado, avaliei a correlação entre o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA)) com os movimentos de entrada e de saída dos investidores na bolsa, suas características socioeconômicas e os vários perfis atribuídos por um grande banco de varejo no Brasil. Ao final, pode se observar que o investidor é, de fato, influenciado pelo Ibovespa, pela performance passada da ação para determinar suas decisões de investimento, embora em direção inversa do índice. Um claro comportamento de reversão à média. |
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