Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Barros
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3391
Resumo: This study aims to understand how can the Ombudsman Office in the Central Bank of Brazil - the national monetary policy authority - contribute towards its interaction with society, especially regarding its customer service center. Social control over the government appears to be vital to the governments be responsive and pursue the public interest. The Ombudsman Office can be one instrument of social control. This research is a case study. The study presents the term ombudsman in the world and also its equivalent in Brazil - 'ouvidor'. Next, concepts related to public administration and accountability are approached. It was verified that the Ombudsman office can be effective in helping the social control of Central Bank of Brazil. Moreover, the Ombudsman Office brings a lot of valuable knowledge to this organization, mainly regarding its social role and its internal processes.
id FGV_98b2084b294167b0114c001e42b11c32
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3391
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Santos, André BarrosEscolas::EBAPESharland, Elisa Maria RodriguesOliveira, Fátima Bayma deSouza, Ubiratan Jorge Iorio deFreitas Júnior, Antônio de Araújo2009-11-18T18:56:25Z2009-11-18T18:56:25Z2008SANTOS, André Barros. Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/10438/3391This study aims to understand how can the Ombudsman Office in the Central Bank of Brazil - the national monetary policy authority - contribute towards its interaction with society, especially regarding its customer service center. Social control over the government appears to be vital to the governments be responsive and pursue the public interest. The Ombudsman Office can be one instrument of social control. This research is a case study. The study presents the term ombudsman in the world and also its equivalent in Brazil - 'ouvidor'. Next, concepts related to public administration and accountability are approached. It was verified that the Ombudsman office can be effective in helping the social control of Central Bank of Brazil. Moreover, the Ombudsman Office brings a lot of valuable knowledge to this organization, mainly regarding its social role and its internal processes.Este estudo tem por objetivo entender como a Ouvidoria do Banco Central pode contribuir para a interação deste órgão regulador com a sociedade, especialmente em relação à função de atendimento ao cidadão. O controle social sobre a administração pública é extremamente importante para que os governos sejam responsabilizados e busquem o interesse público. A Ouvidoria pode ser um instrumento de controle social. Esta pesquisa é um estudo de caso. Apresenta-se a evolução histórica do conceito de ombudsman, no mundo, e do conceito de ouvidor, no Brasil. Em seguida, discute-se a questão da administração pública e o conceito de accountability. Verificou-se que a Ouvidoria pode ter uma ação efetiva no controle social do Banco Central. Além disso, a Ouvidoria produz conhecimento valioso para esta em relação ao seu papel social e aos seus processos internos.porCentral bankPublic administrationSocial controlAccountabilityDemocracyCitizenshipBanco Central do BrasilOmbudsmanOuvidoriaAdministração públicaControle socialResponsabilizaçãoDemocraciaCidadaniaAdministração de empresasAdministração públicaCidadaniaOuvidores - Estudo de casosOuvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA.Barros.pdfPDFapplication/pdf794234https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a88d1b57-4f0b-44ec-9ea4-4c2fa39b6b19/downloadaf1a6289abf2a1bc173be60db92bea72MD51TEXTA.Barros.pdf.txtA.Barros.pdf.txtExtracted texttext/plain103192https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6c0623d5-112b-435c-92c4-d691af86b1ca/download8790ecb3c59717908bdaeed995e2caffMD54THUMBNAILA.Barros.pdf.jpgA.Barros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4170https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bc3b0731-b661-4b3b-b2ee-ebe4abec72b7/downloadc5fa3c7fa4adf40d94159b14642cc215MD5510438/33912023-11-28 00:35:38.079open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3391https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-28T00:35:38Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil
title Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil
spellingShingle Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil
Santos, André Barros
Central bank
Public administration
Social control
Accountability
Democracy
Citizenship
Banco Central do Brasil
Ombudsman
Ouvidoria
Administração pública
Controle social
Responsabilização
Democracia
Cidadania
Administração de empresas
Administração pública
Cidadania
Ouvidores - Estudo de casos
title_short Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil
title_full Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil
title_fullStr Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil
title_full_unstemmed Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil
title_sort Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil
author Santos, André Barros
author_facet Santos, André Barros
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Sharland, Elisa Maria Rodrigues
Oliveira, Fátima Bayma de
Souza, Ubiratan Jorge Iorio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, André Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas Júnior, Antônio de Araújo
contributor_str_mv Freitas Júnior, Antônio de Araújo
dc.subject.eng.fl_str_mv Central bank
Public administration
Social control
Accountability
Democracy
Citizenship
Banco Central do Brasil
Ombudsman
topic Central bank
Public administration
Social control
Accountability
Democracy
Citizenship
Banco Central do Brasil
Ombudsman
Ouvidoria
Administração pública
Controle social
Responsabilização
Democracia
Cidadania
Administração de empresas
Administração pública
Cidadania
Ouvidores - Estudo de casos
dc.subject.por.fl_str_mv Ouvidoria
Administração pública
Controle social
Responsabilização
Democracia
Cidadania
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Administração pública
Cidadania
Ouvidores - Estudo de casos
description This study aims to understand how can the Ombudsman Office in the Central Bank of Brazil - the national monetary policy authority - contribute towards its interaction with society, especially regarding its customer service center. Social control over the government appears to be vital to the governments be responsive and pursue the public interest. The Ombudsman Office can be one instrument of social control. This research is a case study. The study presents the term ombudsman in the world and also its equivalent in Brazil - 'ouvidor'. Next, concepts related to public administration and accountability are approached. It was verified that the Ombudsman office can be effective in helping the social control of Central Bank of Brazil. Moreover, the Ombudsman Office brings a lot of valuable knowledge to this organization, mainly regarding its social role and its internal processes.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, André Barros. Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3391
identifier_str_mv SANTOS, André Barros. Ouvidoria em órgão regulador do sistema financeiro nacional: o caso do Banco Central do Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/10438/3391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a88d1b57-4f0b-44ec-9ea4-4c2fa39b6b19/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6c0623d5-112b-435c-92c4-d691af86b1ca/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bc3b0731-b661-4b3b-b2ee-ebe4abec72b7/download
bitstream.checksum.fl_str_mv af1a6289abf2a1bc173be60db92bea72
8790ecb3c59717908bdaeed995e2caff
c5fa3c7fa4adf40d94159b14642cc215
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023762200887296