Como se constrói uma 'reputação corporativa'?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Diogo Junqueira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2266
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar o tema 'Reputação Corporativa' nas suas mais diversas abordagens, assim procuramos responder qual é o conceito de reputação, ou quais são os seus diferentes conceitos, e como ela é construída, partindo das opiniões de pessoas oriundas de representantes de áreas de formação e atuação distintas no mundo corporativo. Para melhor entender este conceito, fizemos uma breve contextualização da sociedade, as organizações e os indivíduos, buscando entender a relação existente entre os três para nos dar subsídios para a discussão da reputação que permeiam essa relação. A seguir fizemos um mapeamento dos diferentes conceitos e abordagens que vêem se consolidando na discussão acadêmica sobre o tema, assim dividimos 'reputação corporativa' em três grandes abordagens: reputação como ativo, reputação como avaliação e reputação como percepção. Também trabalhamos com aspectos ligados a crise, identidade e imagem que estão presentes nas diversas abordagens. Então fomos a campo e entrevistamos 14 profissionais de diversas áreas, colocando duas perguntaschave: 'O que é reputação corporativa?' e 'Como se constrói uma reputação corporativa?' Buscamos assim contribuir para o avanço dos conhecimentos de um campo de pesquisa ainda em formação e muito insipiente no Brasil, através da modalidade de pesquisa denominada Grounded Research. A partir dos resultados das entrevistas, criamos oito categorias: conceitos de reputação, atributos de reputação, reputação como um ativo, olhar interno, fatores desestabilizadores da reputação, reputação e comportamento em crise, má reputação, reputação no setor bancário. De posse destes resultados, confrontamos os nossos achados com a teoria que vem se consolidando.
id FGV_9963c42c4fb45aba613a6942faf774a0
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2266
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Castro, Diogo Junqueira deEscolas::EAESPGomes, Mauro TapiasCarrieri, Alexandre de PáduaFreitas, Maria Ester de2010-04-20T20:51:32Z2010-04-20T20:51:32Z2008-03-03CASTRO, Diogo Junqueira de. Como se constrói uma 'reputação corporativa'?. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/2266Este trabalho teve por objetivo investigar o tema 'Reputação Corporativa' nas suas mais diversas abordagens, assim procuramos responder qual é o conceito de reputação, ou quais são os seus diferentes conceitos, e como ela é construída, partindo das opiniões de pessoas oriundas de representantes de áreas de formação e atuação distintas no mundo corporativo. Para melhor entender este conceito, fizemos uma breve contextualização da sociedade, as organizações e os indivíduos, buscando entender a relação existente entre os três para nos dar subsídios para a discussão da reputação que permeiam essa relação. A seguir fizemos um mapeamento dos diferentes conceitos e abordagens que vêem se consolidando na discussão acadêmica sobre o tema, assim dividimos 'reputação corporativa' em três grandes abordagens: reputação como ativo, reputação como avaliação e reputação como percepção. Também trabalhamos com aspectos ligados a crise, identidade e imagem que estão presentes nas diversas abordagens. Então fomos a campo e entrevistamos 14 profissionais de diversas áreas, colocando duas perguntaschave: 'O que é reputação corporativa?' e 'Como se constrói uma reputação corporativa?' Buscamos assim contribuir para o avanço dos conhecimentos de um campo de pesquisa ainda em formação e muito insipiente no Brasil, através da modalidade de pesquisa denominada Grounded Research. A partir dos resultados das entrevistas, criamos oito categorias: conceitos de reputação, atributos de reputação, reputação como um ativo, olhar interno, fatores desestabilizadores da reputação, reputação e comportamento em crise, má reputação, reputação no setor bancário. De posse destes resultados, confrontamos os nossos achados com a teoria que vem se consolidando.This study aimed to investigate the theme 'Corporate Reputation' in its most diverse approaches, thereby trying answering what is the concept of reputation, or what are their different concepts, and how it is constructed on the basis of opinions of people from areas of academic formation and that act in different positions in corporations. To better understand this concept, we made a brief context of society, organizations and individuals, seeking to understand the relationship between these to give us subsidies to the discussion of the reputation that permeating this relationship. Then we did a mapping of the different concepts and approaches that see whether consolidating the academic discussion on the topic thus divide 'corporate reputation' in three broad approaches: reputation as an asset, reputation as evaluation and reputation as perception. We also work with aspects the crisis, identity and image that are present in the various approaches. Latter, we went to the camp and interviewed 14 professionals from various fields, placing two key-questions: 'What is corporate reputation?' and 'How to build a corporate reputation?' We seek to contribute to the advancement of knowledge of a field of research still in beginning and very premature in Brasil, through the form of search called Grounded Research. From the results of the interviews, we create eight categories: concepts of reputation, attributes of reputation, reputation as an asset, internal view, destabilizing factors of reputation, reputation and behavior in crisis, bad reputation, reputation in the banking sector. With these results, face our findings with the theory that has consolidated.porCorporate reputationReputation as assetReputation as evaluationReputation as perceptionGrounded researchReputação corporativaReputação como ativoReputação como avaliaçãoReputação como percepçãoPesquisa qualitativaAdministração de empresasImagem corporativaTeoria da organizaçãoCultura organizacionalComo se constrói uma 'reputação corporativa'?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL61060100586.pdf.jpg61060100586.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2502https://repositorio.fgv.br/bitstreams/992fee9f-df94-4d63-8d46-3f369ad27aec/download2f1493c139ddc708aefa865385f6877bMD58ORIGINAL61060100586.pdfPDFapplication/pdf880471https://repositorio.fgv.br/bitstreams/18ad1a7e-f6d2-47c6-b135-aff1231afee3/downloadcc874e102e04698f1448fde2bace8d1fMD52TEXT61060100586.pdf.txt61060100586.pdf.txtExtracted texttext/plain103585https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7cb4dead-9541-4f83-b61f-2671acc806ad/download000991eab8cab7973b4bc4c79d5508efMD5710438/22662023-11-07 16:26:15.354open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2266https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T16:26:15Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
title Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
spellingShingle Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
Castro, Diogo Junqueira de
Corporate reputation
Reputation as asset
Reputation as evaluation
Reputation as perception
Grounded research
Reputação corporativa
Reputação como ativo
Reputação como avaliação
Reputação como percepção
Pesquisa qualitativa
Administração de empresas
Imagem corporativa
Teoria da organização
Cultura organizacional
title_short Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
title_full Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
title_fullStr Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
title_full_unstemmed Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
title_sort Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
author Castro, Diogo Junqueira de
author_facet Castro, Diogo Junqueira de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Gomes, Mauro Tapias
Carrieri, Alexandre de Pádua
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Diogo Junqueira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Maria Ester de
contributor_str_mv Freitas, Maria Ester de
dc.subject.eng.fl_str_mv Corporate reputation
Reputation as asset
Reputation as evaluation
Reputation as perception
Grounded research
topic Corporate reputation
Reputation as asset
Reputation as evaluation
Reputation as perception
Grounded research
Reputação corporativa
Reputação como ativo
Reputação como avaliação
Reputação como percepção
Pesquisa qualitativa
Administração de empresas
Imagem corporativa
Teoria da organização
Cultura organizacional
dc.subject.por.fl_str_mv Reputação corporativa
Reputação como ativo
Reputação como avaliação
Reputação como percepção
Pesquisa qualitativa
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Imagem corporativa
Teoria da organização
Cultura organizacional
description Este trabalho teve por objetivo investigar o tema 'Reputação Corporativa' nas suas mais diversas abordagens, assim procuramos responder qual é o conceito de reputação, ou quais são os seus diferentes conceitos, e como ela é construída, partindo das opiniões de pessoas oriundas de representantes de áreas de formação e atuação distintas no mundo corporativo. Para melhor entender este conceito, fizemos uma breve contextualização da sociedade, as organizações e os indivíduos, buscando entender a relação existente entre os três para nos dar subsídios para a discussão da reputação que permeiam essa relação. A seguir fizemos um mapeamento dos diferentes conceitos e abordagens que vêem se consolidando na discussão acadêmica sobre o tema, assim dividimos 'reputação corporativa' em três grandes abordagens: reputação como ativo, reputação como avaliação e reputação como percepção. Também trabalhamos com aspectos ligados a crise, identidade e imagem que estão presentes nas diversas abordagens. Então fomos a campo e entrevistamos 14 profissionais de diversas áreas, colocando duas perguntaschave: 'O que é reputação corporativa?' e 'Como se constrói uma reputação corporativa?' Buscamos assim contribuir para o avanço dos conhecimentos de um campo de pesquisa ainda em formação e muito insipiente no Brasil, através da modalidade de pesquisa denominada Grounded Research. A partir dos resultados das entrevistas, criamos oito categorias: conceitos de reputação, atributos de reputação, reputação como um ativo, olhar interno, fatores desestabilizadores da reputação, reputação e comportamento em crise, má reputação, reputação no setor bancário. De posse destes resultados, confrontamos os nossos achados com a teoria que vem se consolidando.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Diogo Junqueira de. Como se constrói uma 'reputação corporativa'?. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2266
identifier_str_mv CASTRO, Diogo Junqueira de. Como se constrói uma 'reputação corporativa'?. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
url http://hdl.handle.net/10438/2266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/992fee9f-df94-4d63-8d46-3f369ad27aec/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/18ad1a7e-f6d2-47c6-b135-aff1231afee3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7cb4dead-9541-4f83-b61f-2671acc806ad/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f1493c139ddc708aefa865385f6877b
cc874e102e04698f1448fde2bace8d1f
000991eab8cab7973b4bc4c79d5508ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799582544441638912