Como se constrói uma 'reputação corporativa'?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2266 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo investigar o tema 'Reputação Corporativa' nas suas mais diversas abordagens, assim procuramos responder qual é o conceito de reputação, ou quais são os seus diferentes conceitos, e como ela é construída, partindo das opiniões de pessoas oriundas de representantes de áreas de formação e atuação distintas no mundo corporativo. Para melhor entender este conceito, fizemos uma breve contextualização da sociedade, as organizações e os indivíduos, buscando entender a relação existente entre os três para nos dar subsídios para a discussão da reputação que permeiam essa relação. A seguir fizemos um mapeamento dos diferentes conceitos e abordagens que vêem se consolidando na discussão acadêmica sobre o tema, assim dividimos 'reputação corporativa' em três grandes abordagens: reputação como ativo, reputação como avaliação e reputação como percepção. Também trabalhamos com aspectos ligados a crise, identidade e imagem que estão presentes nas diversas abordagens. Então fomos a campo e entrevistamos 14 profissionais de diversas áreas, colocando duas perguntaschave: 'O que é reputação corporativa?' e 'Como se constrói uma reputação corporativa?' Buscamos assim contribuir para o avanço dos conhecimentos de um campo de pesquisa ainda em formação e muito insipiente no Brasil, através da modalidade de pesquisa denominada Grounded Research. A partir dos resultados das entrevistas, criamos oito categorias: conceitos de reputação, atributos de reputação, reputação como um ativo, olhar interno, fatores desestabilizadores da reputação, reputação e comportamento em crise, má reputação, reputação no setor bancário. De posse destes resultados, confrontamos os nossos achados com a teoria que vem se consolidando. |
id |
FGV_9963c42c4fb45aba613a6942faf774a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/2266 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Castro, Diogo Junqueira deEscolas::EAESPGomes, Mauro TapiasCarrieri, Alexandre de PáduaFreitas, Maria Ester de2010-04-20T20:51:32Z2010-04-20T20:51:32Z2008-03-03CASTRO, Diogo Junqueira de. Como se constrói uma 'reputação corporativa'?. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/2266Este trabalho teve por objetivo investigar o tema 'Reputação Corporativa' nas suas mais diversas abordagens, assim procuramos responder qual é o conceito de reputação, ou quais são os seus diferentes conceitos, e como ela é construída, partindo das opiniões de pessoas oriundas de representantes de áreas de formação e atuação distintas no mundo corporativo. Para melhor entender este conceito, fizemos uma breve contextualização da sociedade, as organizações e os indivíduos, buscando entender a relação existente entre os três para nos dar subsídios para a discussão da reputação que permeiam essa relação. A seguir fizemos um mapeamento dos diferentes conceitos e abordagens que vêem se consolidando na discussão acadêmica sobre o tema, assim dividimos 'reputação corporativa' em três grandes abordagens: reputação como ativo, reputação como avaliação e reputação como percepção. Também trabalhamos com aspectos ligados a crise, identidade e imagem que estão presentes nas diversas abordagens. Então fomos a campo e entrevistamos 14 profissionais de diversas áreas, colocando duas perguntaschave: 'O que é reputação corporativa?' e 'Como se constrói uma reputação corporativa?' Buscamos assim contribuir para o avanço dos conhecimentos de um campo de pesquisa ainda em formação e muito insipiente no Brasil, através da modalidade de pesquisa denominada Grounded Research. A partir dos resultados das entrevistas, criamos oito categorias: conceitos de reputação, atributos de reputação, reputação como um ativo, olhar interno, fatores desestabilizadores da reputação, reputação e comportamento em crise, má reputação, reputação no setor bancário. De posse destes resultados, confrontamos os nossos achados com a teoria que vem se consolidando.This study aimed to investigate the theme 'Corporate Reputation' in its most diverse approaches, thereby trying answering what is the concept of reputation, or what are their different concepts, and how it is constructed on the basis of opinions of people from areas of academic formation and that act in different positions in corporations. To better understand this concept, we made a brief context of society, organizations and individuals, seeking to understand the relationship between these to give us subsidies to the discussion of the reputation that permeating this relationship. Then we did a mapping of the different concepts and approaches that see whether consolidating the academic discussion on the topic thus divide 'corporate reputation' in three broad approaches: reputation as an asset, reputation as evaluation and reputation as perception. We also work with aspects the crisis, identity and image that are present in the various approaches. Latter, we went to the camp and interviewed 14 professionals from various fields, placing two key-questions: 'What is corporate reputation?' and 'How to build a corporate reputation?' We seek to contribute to the advancement of knowledge of a field of research still in beginning and very premature in Brasil, through the form of search called Grounded Research. From the results of the interviews, we create eight categories: concepts of reputation, attributes of reputation, reputation as an asset, internal view, destabilizing factors of reputation, reputation and behavior in crisis, bad reputation, reputation in the banking sector. With these results, face our findings with the theory that has consolidated.porCorporate reputationReputation as assetReputation as evaluationReputation as perceptionGrounded researchReputação corporativaReputação como ativoReputação como avaliaçãoReputação como percepçãoPesquisa qualitativaAdministração de empresasImagem corporativaTeoria da organizaçãoCultura organizacionalComo se constrói uma 'reputação corporativa'?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL61060100586.pdf.jpg61060100586.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2502https://repositorio.fgv.br/bitstreams/992fee9f-df94-4d63-8d46-3f369ad27aec/download2f1493c139ddc708aefa865385f6877bMD58ORIGINAL61060100586.pdfPDFapplication/pdf880471https://repositorio.fgv.br/bitstreams/18ad1a7e-f6d2-47c6-b135-aff1231afee3/downloadcc874e102e04698f1448fde2bace8d1fMD52TEXT61060100586.pdf.txt61060100586.pdf.txtExtracted texttext/plain103585https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7cb4dead-9541-4f83-b61f-2671acc806ad/download000991eab8cab7973b4bc4c79d5508efMD5710438/22662023-11-07 16:26:15.354open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2266https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T16:26:15Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Como se constrói uma 'reputação corporativa'? |
title |
Como se constrói uma 'reputação corporativa'? |
spellingShingle |
Como se constrói uma 'reputação corporativa'? Castro, Diogo Junqueira de Corporate reputation Reputation as asset Reputation as evaluation Reputation as perception Grounded research Reputação corporativa Reputação como ativo Reputação como avaliação Reputação como percepção Pesquisa qualitativa Administração de empresas Imagem corporativa Teoria da organização Cultura organizacional |
title_short |
Como se constrói uma 'reputação corporativa'? |
title_full |
Como se constrói uma 'reputação corporativa'? |
title_fullStr |
Como se constrói uma 'reputação corporativa'? |
title_full_unstemmed |
Como se constrói uma 'reputação corporativa'? |
title_sort |
Como se constrói uma 'reputação corporativa'? |
author |
Castro, Diogo Junqueira de |
author_facet |
Castro, Diogo Junqueira de |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Gomes, Mauro Tapias Carrieri, Alexandre de Pádua |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Diogo Junqueira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Maria Ester de |
contributor_str_mv |
Freitas, Maria Ester de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Corporate reputation Reputation as asset Reputation as evaluation Reputation as perception Grounded research |
topic |
Corporate reputation Reputation as asset Reputation as evaluation Reputation as perception Grounded research Reputação corporativa Reputação como ativo Reputação como avaliação Reputação como percepção Pesquisa qualitativa Administração de empresas Imagem corporativa Teoria da organização Cultura organizacional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reputação corporativa Reputação como ativo Reputação como avaliação Reputação como percepção Pesquisa qualitativa |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Imagem corporativa Teoria da organização Cultura organizacional |
description |
Este trabalho teve por objetivo investigar o tema 'Reputação Corporativa' nas suas mais diversas abordagens, assim procuramos responder qual é o conceito de reputação, ou quais são os seus diferentes conceitos, e como ela é construída, partindo das opiniões de pessoas oriundas de representantes de áreas de formação e atuação distintas no mundo corporativo. Para melhor entender este conceito, fizemos uma breve contextualização da sociedade, as organizações e os indivíduos, buscando entender a relação existente entre os três para nos dar subsídios para a discussão da reputação que permeiam essa relação. A seguir fizemos um mapeamento dos diferentes conceitos e abordagens que vêem se consolidando na discussão acadêmica sobre o tema, assim dividimos 'reputação corporativa' em três grandes abordagens: reputação como ativo, reputação como avaliação e reputação como percepção. Também trabalhamos com aspectos ligados a crise, identidade e imagem que estão presentes nas diversas abordagens. Então fomos a campo e entrevistamos 14 profissionais de diversas áreas, colocando duas perguntaschave: 'O que é reputação corporativa?' e 'Como se constrói uma reputação corporativa?' Buscamos assim contribuir para o avanço dos conhecimentos de um campo de pesquisa ainda em formação e muito insipiente no Brasil, através da modalidade de pesquisa denominada Grounded Research. A partir dos resultados das entrevistas, criamos oito categorias: conceitos de reputação, atributos de reputação, reputação como um ativo, olhar interno, fatores desestabilizadores da reputação, reputação e comportamento em crise, má reputação, reputação no setor bancário. De posse destes resultados, confrontamos os nossos achados com a teoria que vem se consolidando. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:51:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:51:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Diogo Junqueira de. Como se constrói uma 'reputação corporativa'?. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/2266 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Diogo Junqueira de. Como se constrói uma 'reputação corporativa'?. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/2266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/992fee9f-df94-4d63-8d46-3f369ad27aec/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/18ad1a7e-f6d2-47c6-b135-aff1231afee3/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7cb4dead-9541-4f83-b61f-2671acc806ad/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f1493c139ddc708aefa865385f6877b cc874e102e04698f1448fde2bace8d1f 000991eab8cab7973b4bc4c79d5508ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799582544441638912 |