Reputação corporativa vs individual : o caso da Sociedade de Advogados PLMJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Andreia Patrícia Antão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11286
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Reputação corporativa vs individual : o caso da Sociedade de Advogados PLMJReputaçãoReputação CorporativaReputação IndividualSociedade de AdvogadosStar IndividualsReputationCorporate Reputationindividual reputationlaw firmsMestrado em MarketingA reputação é um dos ativos mais valiosos das organizações, contribuindo para o sucesso no mercado e para a diferenciação face à concorrência. Se até aos anos 60 as pesquisas sobre reputação eram realizadas a partir de um ponto de vista externo, ou seja, dos clientes, nos últimos anos a perspetiva interna designada de "identidade" ganhou relevância em termos de investigação e de prática empresarial (Davies, Chun, Da Silva & Roper, 2001). A presente dissertação propõe-se compreender a reputação das sociedades de advogados e da sua eventual dependência dos seus fundadores e dos nomes individuais sonantes (star individuals). Este estudo pretende ainda investigar o papel destes star individuals no negócio das sociedades de advogados e a forma como a sua sucessão é articulada. Uma vez que literatura sobre reputação individual é ainda muito escassa, neste estudo recorreu-se também à literatura disponível sobre boas práticas, reputação corporativa e gestão de marca. Estabelecida a base teórica, foi realizado um estudo qualitativo com recurso a cinco entrevistas semiestruturadas a dois fundadores ativos da sociedade de advogados PLMJ, ao atual managing partner e a dois jornalistas especializados na área jurídica. O caso analisado revela a importância dos star individuals para a notoriedade e imagem da sociedade. Contudo, parece ter sido a visão e os valores dos fundadores a proporcionar uma identidade integradora e capacidade para uma sucessão pós star individuals bem sucedida. Por fim foram apresentadas as principais limitações do estudo e sugestões de investigação futura.Reputation is one of the most valuable assets of organizations contributing for the success in the market and its differentiation from the competition. If up to the 60´s research on reputation was carried out from an external point of view, that is, customers in recent years have the so-called internal perspective of "identity" that has gained relevance in terms of research and business (Davies, Chun, Da Silva & Roper, 2001). This work aims to understand the reputation of law firms and its possible dependence/addiction on its founders and on the big individual names (star Individuals). This study aims to investigate the role of these star Individuals in the law firms business and how the succession is articulated. Since there is very little literature on individual reputation this study also used the available literature on best practices, corporate reputation and brand management. Once established the theoretical basis there was a study using five semi-structured interviews done to two active founders of PLMJ Law Firm, to the current managing partner and to two journalists specialized in the legal field. The case analyzed shows the importance of the star Individuals concerning the reputation and image of law firm. However, the vision and values of the founders seem to provide an integrated identity and ability to the successive star Individuals to be successful. Finally we showed the main limitations of the study and the suggestions for future research.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaVicente, Andreia Patrícia Antão2016-09-01T00:30:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11286porVicente, Andreia Patrícia Antão (2015). "Reputação corporativa vs individual : o caso da Sociedade de Advogados PLMJ". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:35.548431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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