Aprendizagem e psicodinâmica organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3071 |
Resumo: | This study aims at investigating the current theories on Organization Learning, elaborating a critical study about this concept and its evolution. This study will further investigate the linkages between thew post-industrial paradigm and the learning organization concept, using the Institutional Theory na overarching approach. |
id |
FGV_9ae7fd6cdf24c33e4ac885963df9451a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/3071 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Motta, Fernando C. PrestesEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:50Z2009-10-27T17:28:50Z2003-01-01T00:00:00Z20032003;9http://hdl.handle.net/10438/3071This study aims at investigating the current theories on Organization Learning, elaborating a critical study about this concept and its evolution. This study will further investigate the linkages between thew post-industrial paradigm and the learning organization concept, using the Institutional Theory na overarching approach.Vários autores defendem a evolução dos sistemas de produção atuais para o que seria um modelo pós-industrial ou informacional, revendo alguns conceitos fundamentais no campo da administração, como a padronização da produção, as economias de escala, os fatores de motivação do grupos organizacionais e a estrutura organizacional. Autores como Alvin Tofler e Daniel Bell falaram em industrialismo e informacionalismo (ou pós-industrialismo). (Tofler, 1970, 1980; Bell, 1970). Estes conceitos estão sendo retomados por outros autores, atualmente, para descrever a evolução da sociedade ocidental e das organizações. (Castells, 1999) (De Masi, 2000). O surgimento do conceito de aprendizagem organizacional a partir de um certo momento, entrou na moda e passou a fazer parte do discurso empresarial padrão, estando associado ao modelo Pós-Industrial. Pretende-se, neste projeto, fazer uma análise crítica da evolução do conceito de aprendizagem nas organizações, definindo-se e analisando-se as diversas teorias que tratam deste tema.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.9Learning organizationInstitutional theoryIsomorphismPost-industrial societyInstitucionalismoModelo psicodinâmico de mudançaIsomorfismoAprendizagem organizacionalAdministração de empresasIsomorfismos (Matematica)Aprendizagem organizacionalAprendizagem e psicodinâmica organizacionalLearning and change in a post-industrial environment: a critical analysis of current theoriesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALP00251_1.pdfapplication/pdf223724https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dfa90651-0b51-4ec6-ae53-e496d5365ebe/downloada1f9e6f5fada18540930aea7850726faMD51TEXTP00251_1.pdf.txtP00251_1.pdf.txtExtracted texttext/plain103237https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f9b8fb29-7730-49b1-927f-5707903a30d3/downloade82e89dcfe55a85df99826296c3d8480MD56THUMBNAILP00251_1.pdf.jpgP00251_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4970https://repositorio.fgv.br/bitstreams/511e544c-e1b6-4a9f-a1eb-409ae4d37979/downloade9970b6552e4a8a4273dced630091ac2MD5710438/30712023-11-09 20:15:19.243open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3071https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T20:15:19Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizagem e psicodinâmica organizacional |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Learning and change in a post-industrial environment: a critical analysis of current theories |
title |
Aprendizagem e psicodinâmica organizacional |
spellingShingle |
Aprendizagem e psicodinâmica organizacional Motta, Fernando C. Prestes Learning organization Institutional theory Isomorphism Post-industrial society Institucionalismo Modelo psicodinâmico de mudança Isomorfismo Aprendizagem organizacional Administração de empresas Isomorfismos (Matematica) Aprendizagem organizacional |
title_short |
Aprendizagem e psicodinâmica organizacional |
title_full |
Aprendizagem e psicodinâmica organizacional |
title_fullStr |
Aprendizagem e psicodinâmica organizacional |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e psicodinâmica organizacional |
title_sort |
Aprendizagem e psicodinâmica organizacional |
author |
Motta, Fernando C. Prestes |
author_facet |
Motta, Fernando C. Prestes |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Fernando C. Prestes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning organization Institutional theory Isomorphism Post-industrial society |
topic |
Learning organization Institutional theory Isomorphism Post-industrial society Institucionalismo Modelo psicodinâmico de mudança Isomorfismo Aprendizagem organizacional Administração de empresas Isomorfismos (Matematica) Aprendizagem organizacional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Institucionalismo Modelo psicodinâmico de mudança Isomorfismo Aprendizagem organizacional |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Isomorfismos (Matematica) Aprendizagem organizacional |
description |
This study aims at investigating the current theories on Organization Learning, elaborating a critical study about this concept and its evolution. This study will further investigate the linkages between thew post-industrial paradigm and the learning organization concept, using the Institutional Theory na overarching approach. |
publishDate |
2003 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2003-01-01T00:00:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-27T17:28:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-27T17:28:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/3071 |
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv |
2003;9 |
identifier_str_mv |
2003;9 |
url |
http://hdl.handle.net/10438/3071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv |
Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dfa90651-0b51-4ec6-ae53-e496d5365ebe/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f9b8fb29-7730-49b1-927f-5707903a30d3/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/511e544c-e1b6-4a9f-a1eb-409ae4d37979/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1f9e6f5fada18540930aea7850726fa e82e89dcfe55a85df99826296c3d8480 e9970b6552e4a8a4273dced630091ac2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797663394496512 |