How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32780
Resumo: Sustentabilidade é um assunto de crescente importância, principalmente para jovens adultos que se informam com profundidade sobre temas de interesse e se posicionam nas redes sociais. Atualmente, as marcas e empresas oferecem uma variedade de produtos sustentáveis para esse público que declara uma atitude favorável a práticas sustentáveis, mas que não se reflete em compras de produtos sustentáveis. O chamado gap de atitude-comportamento continua apresentando um enigma, em um contexto complexo no qual os fatores motivacionais para a compra sustentável variam de acordo com a categoria de produto. Além disso, fatores culturais e normativos marcam a dimensão social com uma influência reconhecida na literatura existente sobre o comportamento de compra. Usando entrevistas em profundidade, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento existente sobre o papel de fatores sociais no comportamento de compra de produtos de beleza e cuidado pessoal sustentáveis, em jovens adultos da geração Z. Os resultados apontaram para uma relevante participação de aspectos sociais normativos e culturais no processo de compra dessas categorias. Foram analisados os fatores motivacionais de norma social, norma pessoal, coletivismo, orientação de longo prazo e orientação homem-natureza. Um novo modelo phygital para compreender o ambiente social da geração Z, na qual esses fatores atuam, foi proposto para melhor se adequar à sua realidade que engloba os ambientes sociais físico e digital.
id FGV_9b9e3cb5af0bb7dd6d412dcc5fb2c193
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/32780
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Sertori, Beatriz Rodrigues PaulinoEscolas::EAESPPetrini, Maira de CassiaBrito, Eliane Pereira ZamithSantini, Fernando de OliveiraPerin, Marcelo Gattermann2022-10-11T14:03:19Z2022-10-11T14:03:19Z2022-08-23https://hdl.handle.net/10438/32780Sustentabilidade é um assunto de crescente importância, principalmente para jovens adultos que se informam com profundidade sobre temas de interesse e se posicionam nas redes sociais. Atualmente, as marcas e empresas oferecem uma variedade de produtos sustentáveis para esse público que declara uma atitude favorável a práticas sustentáveis, mas que não se reflete em compras de produtos sustentáveis. O chamado gap de atitude-comportamento continua apresentando um enigma, em um contexto complexo no qual os fatores motivacionais para a compra sustentável variam de acordo com a categoria de produto. Além disso, fatores culturais e normativos marcam a dimensão social com uma influência reconhecida na literatura existente sobre o comportamento de compra. Usando entrevistas em profundidade, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento existente sobre o papel de fatores sociais no comportamento de compra de produtos de beleza e cuidado pessoal sustentáveis, em jovens adultos da geração Z. Os resultados apontaram para uma relevante participação de aspectos sociais normativos e culturais no processo de compra dessas categorias. Foram analisados os fatores motivacionais de norma social, norma pessoal, coletivismo, orientação de longo prazo e orientação homem-natureza. Um novo modelo phygital para compreender o ambiente social da geração Z, na qual esses fatores atuam, foi proposto para melhor se adequar à sua realidade que engloba os ambientes sociais físico e digital.Sustainability is an increasingly relevant issue, especially for young adults that are deeply informed on topics of their interest, and also position themselves on social networks. Brands and companies currently offer a variety of sustainable products aimed at this cohort, which declares a positive attitude towards sustainable practices, not reflected in their sustainable products purchase. The so-called attitude-behavior gap is still an enigma, within a complex context in which motivational factors for sustainable purchase vary according to product categories. Moreover, cultural and normative factors strike social dimension with such an influence, it is widely identified in existing literature on purchase behavior. Using in-depth interviewing, the present study aims at deepening current understanding on how social factors contribute to purchase behavior of sustainable beauty and personal care products, among young adults from generation Z. Findings point out to a significant participation of social aspects, both normative and cultural, in purchase of selected categories. Motivational factors present in analysis include social norm, personal norm, collectivism, long-term orientation and man-nature orientation. A new phygitalmodel for comprehending generation Z’s social environment, in which these factors take place, was proposed as to more adequately fit this reality encompassing both physical and digital social environments.engSustainabilityConsumer behaviorSustainable consumptionBeautyPersonal careCosmeticsZ generationYoung adultsPhygitalSustentabilidadeComportamento do consumidorConsumo sustentávelBelezaCuidado pessoalCosméticosGeração zJovens adultosFigitalAdministração de empresasSustentabilidadeComportamento do consumidor - Aspectos ambientaisConsumidores jovensGeração ZBeleza física - TratamentoHow green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adultsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdfPDFapplication/pdf1198284https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d6a8f63e-db81-4400-96ed-a7c1a8a4bc18/downloaddee976eea3fcd0210ca63eccb6e8d287MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/749f02ac-0dc8-4d9b-9366-be3b2e1de3bb/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54TEXT2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf.txt2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf.txtExtracted texttext/plain101609https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e0dd43f6-eead-4982-a584-f9ff7f803765/downloadfa1c57bf7a49babecd619a28faf14546MD57THUMBNAIL2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf.jpg2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2529https://repositorio.fgv.br/bitstreams/63748d2e-b5fe-4e89-a43c-fb4ef983c46e/download8f4f580db7762f7182597785ff72fa1dMD5810438/327802023-11-26 04:16:17.143restrictedoai:repositorio.fgv.br:10438/32780https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T04:16:17Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
title How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
spellingShingle How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino
Sustainability
Consumer behavior
Sustainable consumption
Beauty
Personal care
Cosmetics
Z generation
Young adults
Phygital
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Consumo sustentável
Beleza
Cuidado pessoal
Cosméticos
Geração z
Jovens adultos
Figital
Administração de empresas
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor - Aspectos ambientais
Consumidores jovens
Geração Z
Beleza física - Tratamento
title_short How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
title_full How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
title_fullStr How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
title_full_unstemmed How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
title_sort How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
author Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino
author_facet Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Petrini, Maira de Cassia
Brito, Eliane Pereira Zamith
Santini, Fernando de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perin, Marcelo Gattermann
contributor_str_mv Perin, Marcelo Gattermann
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainability
Consumer behavior
Sustainable consumption
Beauty
Personal care
Cosmetics
Z generation
Young adults
Phygital
topic Sustainability
Consumer behavior
Sustainable consumption
Beauty
Personal care
Cosmetics
Z generation
Young adults
Phygital
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Consumo sustentável
Beleza
Cuidado pessoal
Cosméticos
Geração z
Jovens adultos
Figital
Administração de empresas
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor - Aspectos ambientais
Consumidores jovens
Geração Z
Beleza física - Tratamento
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Consumo sustentável
Beleza
Cuidado pessoal
Cosméticos
Geração z
Jovens adultos
Figital
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Comportamento do consumidor - Aspectos ambientais
Consumidores jovens
Geração Z
Beleza física - Tratamento
description Sustentabilidade é um assunto de crescente importância, principalmente para jovens adultos que se informam com profundidade sobre temas de interesse e se posicionam nas redes sociais. Atualmente, as marcas e empresas oferecem uma variedade de produtos sustentáveis para esse público que declara uma atitude favorável a práticas sustentáveis, mas que não se reflete em compras de produtos sustentáveis. O chamado gap de atitude-comportamento continua apresentando um enigma, em um contexto complexo no qual os fatores motivacionais para a compra sustentável variam de acordo com a categoria de produto. Além disso, fatores culturais e normativos marcam a dimensão social com uma influência reconhecida na literatura existente sobre o comportamento de compra. Usando entrevistas em profundidade, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento existente sobre o papel de fatores sociais no comportamento de compra de produtos de beleza e cuidado pessoal sustentáveis, em jovens adultos da geração Z. Os resultados apontaram para uma relevante participação de aspectos sociais normativos e culturais no processo de compra dessas categorias. Foram analisados os fatores motivacionais de norma social, norma pessoal, coletivismo, orientação de longo prazo e orientação homem-natureza. Um novo modelo phygital para compreender o ambiente social da geração Z, na qual esses fatores atuam, foi proposto para melhor se adequar à sua realidade que engloba os ambientes sociais físico e digital.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T14:03:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T14:03:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/32780
url https://hdl.handle.net/10438/32780
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d6a8f63e-db81-4400-96ed-a7c1a8a4bc18/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/749f02ac-0dc8-4d9b-9366-be3b2e1de3bb/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e0dd43f6-eead-4982-a584-f9ff7f803765/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/63748d2e-b5fe-4e89-a43c-fb4ef983c46e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv dee976eea3fcd0210ca63eccb6e8d287
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
fa1c57bf7a49babecd619a28faf14546
8f4f580db7762f7182597785ff72fa1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749918896455680