How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32780 |
Resumo: | Sustentabilidade é um assunto de crescente importância, principalmente para jovens adultos que se informam com profundidade sobre temas de interesse e se posicionam nas redes sociais. Atualmente, as marcas e empresas oferecem uma variedade de produtos sustentáveis para esse público que declara uma atitude favorável a práticas sustentáveis, mas que não se reflete em compras de produtos sustentáveis. O chamado gap de atitude-comportamento continua apresentando um enigma, em um contexto complexo no qual os fatores motivacionais para a compra sustentável variam de acordo com a categoria de produto. Além disso, fatores culturais e normativos marcam a dimensão social com uma influência reconhecida na literatura existente sobre o comportamento de compra. Usando entrevistas em profundidade, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento existente sobre o papel de fatores sociais no comportamento de compra de produtos de beleza e cuidado pessoal sustentáveis, em jovens adultos da geração Z. Os resultados apontaram para uma relevante participação de aspectos sociais normativos e culturais no processo de compra dessas categorias. Foram analisados os fatores motivacionais de norma social, norma pessoal, coletivismo, orientação de longo prazo e orientação homem-natureza. Um novo modelo phygital para compreender o ambiente social da geração Z, na qual esses fatores atuam, foi proposto para melhor se adequar à sua realidade que engloba os ambientes sociais físico e digital. |
id |
FGV_9b9e3cb5af0bb7dd6d412dcc5fb2c193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/32780 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Sertori, Beatriz Rodrigues PaulinoEscolas::EAESPPetrini, Maira de CassiaBrito, Eliane Pereira ZamithSantini, Fernando de OliveiraPerin, Marcelo Gattermann2022-10-11T14:03:19Z2022-10-11T14:03:19Z2022-08-23https://hdl.handle.net/10438/32780Sustentabilidade é um assunto de crescente importância, principalmente para jovens adultos que se informam com profundidade sobre temas de interesse e se posicionam nas redes sociais. Atualmente, as marcas e empresas oferecem uma variedade de produtos sustentáveis para esse público que declara uma atitude favorável a práticas sustentáveis, mas que não se reflete em compras de produtos sustentáveis. O chamado gap de atitude-comportamento continua apresentando um enigma, em um contexto complexo no qual os fatores motivacionais para a compra sustentável variam de acordo com a categoria de produto. Além disso, fatores culturais e normativos marcam a dimensão social com uma influência reconhecida na literatura existente sobre o comportamento de compra. Usando entrevistas em profundidade, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento existente sobre o papel de fatores sociais no comportamento de compra de produtos de beleza e cuidado pessoal sustentáveis, em jovens adultos da geração Z. Os resultados apontaram para uma relevante participação de aspectos sociais normativos e culturais no processo de compra dessas categorias. Foram analisados os fatores motivacionais de norma social, norma pessoal, coletivismo, orientação de longo prazo e orientação homem-natureza. Um novo modelo phygital para compreender o ambiente social da geração Z, na qual esses fatores atuam, foi proposto para melhor se adequar à sua realidade que engloba os ambientes sociais físico e digital.Sustainability is an increasingly relevant issue, especially for young adults that are deeply informed on topics of their interest, and also position themselves on social networks. Brands and companies currently offer a variety of sustainable products aimed at this cohort, which declares a positive attitude towards sustainable practices, not reflected in their sustainable products purchase. The so-called attitude-behavior gap is still an enigma, within a complex context in which motivational factors for sustainable purchase vary according to product categories. Moreover, cultural and normative factors strike social dimension with such an influence, it is widely identified in existing literature on purchase behavior. Using in-depth interviewing, the present study aims at deepening current understanding on how social factors contribute to purchase behavior of sustainable beauty and personal care products, among young adults from generation Z. Findings point out to a significant participation of social aspects, both normative and cultural, in purchase of selected categories. Motivational factors present in analysis include social norm, personal norm, collectivism, long-term orientation and man-nature orientation. A new phygitalmodel for comprehending generation Z’s social environment, in which these factors take place, was proposed as to more adequately fit this reality encompassing both physical and digital social environments.engSustainabilityConsumer behaviorSustainable consumptionBeautyPersonal careCosmeticsZ generationYoung adultsPhygitalSustentabilidadeComportamento do consumidorConsumo sustentávelBelezaCuidado pessoalCosméticosGeração zJovens adultosFigitalAdministração de empresasSustentabilidadeComportamento do consumidor - Aspectos ambientaisConsumidores jovensGeração ZBeleza física - TratamentoHow green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adultsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdfPDFapplication/pdf1198284https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d6a8f63e-db81-4400-96ed-a7c1a8a4bc18/downloaddee976eea3fcd0210ca63eccb6e8d287MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/749f02ac-0dc8-4d9b-9366-be3b2e1de3bb/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54TEXT2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf.txt2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf.txtExtracted texttext/plain101609https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e0dd43f6-eead-4982-a584-f9ff7f803765/downloadfa1c57bf7a49babecd619a28faf14546MD57THUMBNAIL2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf.jpg2022 Dissertacao_Beatriz_Sertori vf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2529https://repositorio.fgv.br/bitstreams/63748d2e-b5fe-4e89-a43c-fb4ef983c46e/download8f4f580db7762f7182597785ff72fa1dMD5810438/327802023-11-26 04:16:17.143restrictedoai:repositorio.fgv.br:10438/32780https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T04:16:17Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults |
title |
How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults |
spellingShingle |
How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino Sustainability Consumer behavior Sustainable consumption Beauty Personal care Cosmetics Z generation Young adults Phygital Sustentabilidade Comportamento do consumidor Consumo sustentável Beleza Cuidado pessoal Cosméticos Geração z Jovens adultos Figital Administração de empresas Sustentabilidade Comportamento do consumidor - Aspectos ambientais Consumidores jovens Geração Z Beleza física - Tratamento |
title_short |
How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults |
title_full |
How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults |
title_fullStr |
How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults |
title_full_unstemmed |
How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults |
title_sort |
How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults |
author |
Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino |
author_facet |
Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Petrini, Maira de Cassia Brito, Eliane Pereira Zamith Santini, Fernando de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perin, Marcelo Gattermann |
contributor_str_mv |
Perin, Marcelo Gattermann |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sustainability Consumer behavior Sustainable consumption Beauty Personal care Cosmetics Z generation Young adults Phygital |
topic |
Sustainability Consumer behavior Sustainable consumption Beauty Personal care Cosmetics Z generation Young adults Phygital Sustentabilidade Comportamento do consumidor Consumo sustentável Beleza Cuidado pessoal Cosméticos Geração z Jovens adultos Figital Administração de empresas Sustentabilidade Comportamento do consumidor - Aspectos ambientais Consumidores jovens Geração Z Beleza física - Tratamento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Comportamento do consumidor Consumo sustentável Beleza Cuidado pessoal Cosméticos Geração z Jovens adultos Figital |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Comportamento do consumidor - Aspectos ambientais Consumidores jovens Geração Z Beleza física - Tratamento |
description |
Sustentabilidade é um assunto de crescente importância, principalmente para jovens adultos que se informam com profundidade sobre temas de interesse e se posicionam nas redes sociais. Atualmente, as marcas e empresas oferecem uma variedade de produtos sustentáveis para esse público que declara uma atitude favorável a práticas sustentáveis, mas que não se reflete em compras de produtos sustentáveis. O chamado gap de atitude-comportamento continua apresentando um enigma, em um contexto complexo no qual os fatores motivacionais para a compra sustentável variam de acordo com a categoria de produto. Além disso, fatores culturais e normativos marcam a dimensão social com uma influência reconhecida na literatura existente sobre o comportamento de compra. Usando entrevistas em profundidade, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento existente sobre o papel de fatores sociais no comportamento de compra de produtos de beleza e cuidado pessoal sustentáveis, em jovens adultos da geração Z. Os resultados apontaram para uma relevante participação de aspectos sociais normativos e culturais no processo de compra dessas categorias. Foram analisados os fatores motivacionais de norma social, norma pessoal, coletivismo, orientação de longo prazo e orientação homem-natureza. Um novo modelo phygital para compreender o ambiente social da geração Z, na qual esses fatores atuam, foi proposto para melhor se adequar à sua realidade que engloba os ambientes sociais físico e digital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T14:03:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T14:03:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/32780 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/32780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d6a8f63e-db81-4400-96ed-a7c1a8a4bc18/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/749f02ac-0dc8-4d9b-9366-be3b2e1de3bb/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e0dd43f6-eead-4982-a584-f9ff7f803765/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/63748d2e-b5fe-4e89-a43c-fb4ef983c46e/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dee976eea3fcd0210ca63eccb6e8d287 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 fa1c57bf7a49babecd619a28faf14546 8f4f580db7762f7182597785ff72fa1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023645563584512 |