Modelagem pela teoria de precificação de opções com preço de exercício estocástico dos rendimentos de conveniência na curva de contratos futuros de óleo diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo Branco, Raphael
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34734
Resumo: Esta análise empírica estende o modelo de opção de compra proposto por (Milonas, N.T. and Thomadakis, S.B., 1997) para estimar rendimentos de conveniência presentes nas curvas de preços futuro de óleo diesel. Definimos um período de médio prazo para observar os rendimentos de conveniência e comparar suas médias mensais com as projeções médias para os mesmos períodos. Os resultados obtidos estão em linha com resultados encontrados por pesquisas envolvendo outras commodities, no sentido de que as propriedades capturadas pelo modelo de precificação de opções são mais relevantes para explicar os rendimentos de conveniência do que os níveis de estoque da commodity. Analisamos a possibilidade de aprofundamento ao verificar os impactos no poder de explicação do modelo com a substituição dos de estoques absolutos por relativos e com a introdução de um índice que mede a participação de especuladores nas posições em contratos futuros.
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spelling Castelo Branco, RaphaelEscolas::EPGESouza, Giuliano Carroza Uzêda Iorio dePinho Neto, Valdemar Rodrigues de Santos, Rafael Chaves2024-01-16T20:05:48Z2024-01-16T20:05:48Z2023-12-27https://hdl.handle.net/10438/34734Esta análise empírica estende o modelo de opção de compra proposto por (Milonas, N.T. and Thomadakis, S.B., 1997) para estimar rendimentos de conveniência presentes nas curvas de preços futuro de óleo diesel. Definimos um período de médio prazo para observar os rendimentos de conveniência e comparar suas médias mensais com as projeções médias para os mesmos períodos. Os resultados obtidos estão em linha com resultados encontrados por pesquisas envolvendo outras commodities, no sentido de que as propriedades capturadas pelo modelo de precificação de opções são mais relevantes para explicar os rendimentos de conveniência do que os níveis de estoque da commodity. Analisamos a possibilidade de aprofundamento ao verificar os impactos no poder de explicação do modelo com a substituição dos de estoques absolutos por relativos e com a introdução de um índice que mede a participação de especuladores nas posições em contratos futuros.This empirical analysis extends the call option model of (Milonas, N.T. and Thomadakis, S.B., 1997) to estimate convenience yields with heating oil/diesel futures prices. We define a medium-term period to observe convenience yields and compare observed average monthly spreads with our average projections for the same periods. The results obtained are aligned to those found by previous researchers on other commodities, in the context that the features captured through an options valuation model are more relevant to explain the convenience yields than the commodity stock level. We further inquire if the replacement of absolute stock levels by a relative measure of the stocks and the introduction of a variable which measures the participation of speculators on the future prices provide an improved explanation for the convenience yields.porDieselFuturosRendimentos de conveniênciaTeoria dos estoquesModeloFuturesConvenience yieldTheory of storageModelEconomiaCombustíveis dieselModelo de precificação de ativosPrevisão econômicaEstoquesModelagem pela teoria de precificação de opções com preço de exercício estocástico dos rendimentos de conveniência na curva de contratos futuros de óleo dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação Formatada Raphael - Final.pdfDissertação Formatada Raphael - 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