Gestão da cadeia de suprimentos no mercado brasileiro: o caso Honda e Toyota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sugano, Julio Jun
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/27936
Resumo: O sucesso de uma montadora está diretamente relacionado à gestão de sua cadeia de suprimentos de peças. As peças que são montadas no automóvel representam uma parcela significativa do custo direto da companhia impactando diretamente o resultado da empresa. Dessa forma, a gestão da cadeia de suprimentos passa a adquirir uma função estratégica e pode resultar em vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. No mercado automotivo brasileiro, as montadoras japonesas se destacam por um relacionamento de médio e longo prazo com a sua cadeia de fornecimento de peças procurando construir parcerias sólidas de negócios com fornecedores através de trocas de experiências e conhecimentos permitindo reduções de custos e soluções inovadoras em curtos espaços de tempo. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar quais são as iniciativas adotadas pela Honda e Toyota na gestão de sua cadeia de suprimento de peças e como é feita a aplicação de ferramentas de manufatura enxuta para melhorar o desempenho de fornecedores. Será analisado como os fornecedores se apropriam desse conhecimento para melhorarem o seu processo produtivo podendo até ser aplicado em outros clientes automotivos melhorando a eficiência e aumentando a sua competitividade. A Honda é reconhecida como uma das montadoras mais inovadoras do setor automotivo sendo líder mundial no segmento de motocicletas. A Toyota, por seu turno, é a referência mundial na aplicação das ferramentas de manufatura enxuta, ou lean manufacturing. Através do estudo da composição de cadeia de fornecedores de seus principais componentes de alto valor agregado, esta pesquisa procurará analisar as estratégias dessas duas montadoras verificando as principais semelhanças e diferenças no desenvolvimento de novos projetos e o seu impacto na cadeia de suprimentos de peças que resultam em aumento de competitividade no mercado brasileiro.
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Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar quais são as iniciativas adotadas pela Honda e Toyota na gestão de sua cadeia de suprimento de peças e como é feita a aplicação de ferramentas de manufatura enxuta para melhorar o desempenho de fornecedores. Será analisado como os fornecedores se apropriam desse conhecimento para melhorarem o seu processo produtivo podendo até ser aplicado em outros clientes automotivos melhorando a eficiência e aumentando a sua competitividade. A Honda é reconhecida como uma das montadoras mais inovadoras do setor automotivo sendo líder mundial no segmento de motocicletas. A Toyota, por seu turno, é a referência mundial na aplicação das ferramentas de manufatura enxuta, ou lean manufacturing. Através do estudo da composição de cadeia de fornecedores de seus principais componentes de alto valor agregado, esta pesquisa procurará analisar as estratégias dessas duas montadoras verificando as principais semelhanças e diferenças no desenvolvimento de novos projetos e o seu impacto na cadeia de suprimentos de peças que resultam em aumento de competitividade no mercado brasileiro.The success of an automaker is directly related to the management of its parts supply chain. The parts that are assembled in the car represent a significant portion of the direct cost of the company directly impacting the company's results. In this way, supply chain management becomes strategic and can result in a competitive advantage over its competitors. In the Brazilian automotive market, Japanese automakers stand out for a medium- and long-term relationship with their parts supply chain, seeking to build solid business partnerships with suppliers through exchanges of experience and knowledge, allowing cost reductions and innovative solutions in short spaces of time. This research aims to demonstrate the initiatives taken by Honda and Toyota to manage their parts supply chain and how to apply lean manufacturing tools to improve supplier performance. It will be analyzed how suppliers appropriate this knowledge to improve their production process and can even be applied to other automotive customers, improving efficiency and increasing their competitiveness. Honda is recognized as one of the most innovative automakers in the automotive industry and is a world leader in the motorcycle segment. Toyota, in turn, is the world leader in the application of lean manufacturing tools. Through the study of the supply chain composition of its main components with high added value, this research will analyze the strategies of these two automakers verifying the main similarities and differences in the development of new projects and their impact on the supply chain of parts that result in increasing competitiveness in the Brazilian market.porSupply chainSupply chain managementAutomobile industryLean manufacturingBusiness modelsHondaToyotaCadeia de suprimentosGerenciamento da cadeia de suprimentosIndústria automobilísticaManufatura enxutaModelos de negóciosAdministração de empresasIndústria automobilística - BrasilLogística empresarialAdministração da produçãoProdução enxutaModelos em administraçãoAutomóveis - PeçasGestão da cadeia de suprimentos no mercado brasileiro: o caso Honda e Toyotainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório 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