Alinhamento dinâmico de cadeias de suprimentos em empresas automotivas no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1261 |
Resumo: | Estudos recentes de Cadeias de Suprimentos sugerem que as empresas devem gerenciar de forma dinâmica os variados tipos de cadeias de suprimentos para responder aos diferentes tipos de comportamento de compra dos seus clientes. Enquanto algumas cadeias requerem fluxos ágeis, adaptáveis e distribuídos, outras necessitam estruturas estáveis e centralizadas. Neste sentido a problemática está na existência do alinhamento entre as dimensões propostas por Gattorna em cadeias de suprimentos e em que tipos de combinação de estratégias proporcionam melhor desempenho. Para a realização do estudo foram analisadas as Cadeias de Suprimentos das empresas automotivas no Brasil, na figura daquelas que exercem a governança da cadeia. Este estudo apresenta relevância, uma vez que a abordagem proposta é inovadora e denota a importância que as empresas devem dar ao atendimento das diferentes necessidades dos clientes, alinhando as cadeias de suprimentos aos perfis de compra e ao dinamismo do mercado. Por meio de uma survey, sustentada por informações de caráter quantitativo, com questionário composto por oito blocos de perguntas, este estudo propõe a realização da análise de associação com múltiplas variáveis, para verificar a existência de relação entre as dimensões apresentadas pela abordagem das Cadeias de Suprimentos Genéricas (Gattorna, 2009; 2010) e cinco indicadores de desempenho. O trabalho tem por objetivo verificar quais dimensões da abordagem de Gattorna proporcionam melhor desempenho às empresas, inseridas em cadeias de suprimentos, por meio das dimensões do alinhamento dinâmico: mercado, estratégias de negócios, cultura organizacional e estilo de liderança. Como resultados, o estudo apresenta uma matriz conceitual relacionando as estratégias em CS com indicadores de desempenho; identifica os posicionamentos das empresas; e quais posicionamentos estão associados com o melhor desempenho das empresas configuradas em CS. |
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Carraro, Isaias RicardoGalelli, AdemarCamargo, Maria EmiliaPadula, Antonio DomingosBarcellos, Paulo Fernando Pinto2016-08-09T17:47:35Z2016-08-09T17:47:35Z2016-08-092016-04-19https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1261Estudos recentes de Cadeias de Suprimentos sugerem que as empresas devem gerenciar de forma dinâmica os variados tipos de cadeias de suprimentos para responder aos diferentes tipos de comportamento de compra dos seus clientes. Enquanto algumas cadeias requerem fluxos ágeis, adaptáveis e distribuídos, outras necessitam estruturas estáveis e centralizadas. Neste sentido a problemática está na existência do alinhamento entre as dimensões propostas por Gattorna em cadeias de suprimentos e em que tipos de combinação de estratégias proporcionam melhor desempenho. Para a realização do estudo foram analisadas as Cadeias de Suprimentos das empresas automotivas no Brasil, na figura daquelas que exercem a governança da cadeia. Este estudo apresenta relevância, uma vez que a abordagem proposta é inovadora e denota a importância que as empresas devem dar ao atendimento das diferentes necessidades dos clientes, alinhando as cadeias de suprimentos aos perfis de compra e ao dinamismo do mercado. Por meio de uma survey, sustentada por informações de caráter quantitativo, com questionário composto por oito blocos de perguntas, este estudo propõe a realização da análise de associação com múltiplas variáveis, para verificar a existência de relação entre as dimensões apresentadas pela abordagem das Cadeias de Suprimentos Genéricas (Gattorna, 2009; 2010) e cinco indicadores de desempenho. O trabalho tem por objetivo verificar quais dimensões da abordagem de Gattorna proporcionam melhor desempenho às empresas, inseridas em cadeias de suprimentos, por meio das dimensões do alinhamento dinâmico: mercado, estratégias de negócios, cultura organizacional e estilo de liderança. Como resultados, o estudo apresenta uma matriz conceitual relacionando as estratégias em CS com indicadores de desempenho; identifica os posicionamentos das empresas; e quais posicionamentos estão associados com o melhor desempenho das empresas configuradas em CS.Recent studies carried out on Supply Chains suggest that companies should manage, in a dynamic manner, the various types of supply chains in order to meet the different types of buying behavior of their customers. While some chains require quick, adaptable and distributed flows, others need steady and centralized frameworks. In this sense, the issue lies in the existence of an alignment between the framework proposed by Gattona in supply chains and which types of strategy combination provide better performance in supply chains. To carry out the study, supply chains of automotive companies in Brazil – representing those engaged in the chain governance - have been analyzed. The study is relevant, since the proposed approach is innovative and demonstrates how important it is for companies to meet the different needs of their clients by aligning supply chains to purchase profiles and to the dynamism of the market. By means of a survey, backed by quantitative information – through a questionnaire consisting of eight blocks of questions - this study proposes to examine the connection with multiple variables in order to examine if there is a relationship between the framework presented by the Generic Supply Chains` approach (Gattoma, 2009;2010) and five performance indicators. The study aims to examine which dimensions of Gattoma`s approach provide better performance to companies engaged in supply chains, by means of the dynamic alignment framework: market, business strategies, organizational culture and leadership style. As a result, the study presents a conceptual matrix relating strategies in the Supply Chain with performance indicators; identifies companies` positions and which positions are related to better performance by companies ranked as Supply chains.Cadeia de suprimentosIndústria automobilísticaAutomobile industry and tradeSupply chainAlinhamento dinâmico de cadeias de suprimentos em empresas automotivas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0935063337338984CARRARO, ISAIAS RICARDOPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoBorella, Margareth Rodrigues de CarvalhoTEXTDissertacao Isaias Ricardo Carraro.pdf.txtDissertacao Isaias Ricardo Carraro.pdf.txtExtracted texttext/plain149366https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1261/3/Dissertacao%20Isaias%20Ricardo%20Carraro.pdf.txt955fb3b69282a28ece671e3f42ec76eeMD53THUMBNAILDissertacao Isaias Ricardo Carraro.pdf.jpgDissertacao Isaias Ricardo Carraro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1261/4/Dissertacao%20Isaias%20Ricardo%20Carraro.pdf.jpg9bf05c65876327732699a78b33bff19aMD54ORIGINALDissertacao Isaias Ricardo Carraro.pdfDissertacao Isaias Ricardo Carraro.pdfapplication/pdf1895269https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1261/1/Dissertacao%20Isaias%20Ricardo%20Carraro.pdf7201e42c308d013d759c4b3d9fcd6de0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1261/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/12612018-08-17 06:25:50.84oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:20.472035Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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