Engajamento e conteúdo de marca: uma análise de vídeos patrocinados e influenciadores digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/24722 |
Resumo: | Este estudo visa munir gestores de marca de informações que apoiem o processo de escolha de influenciadores digitais, co-criação de conteúdo patrocinado e avaliação de resultados. Através de um processo de coleta de dados com abordagem netnográfica, codificação e comparação de conteúdo, foi possível identificar quais elementos dos discursos dos YouTubers são mais recorrentes em vídeos com engajamento de maior qualidade. Nos canais analisados, ficou claro que um engajamento positivo está relacionado a conteúdos que tenham aderência ao propósito e à reputação do canal, ao passo que conteúdos desalinhados com a reputação do YouTuber geram reações de rejeição à marca. A metodologia deste estudo, por sua simplicidade, pode ser quebrada em etapas que auxiliam o gestor de marca a ter mais assertividade no planejamento de Comunicação. |
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Vasconcelos, Adriana Azevedo Ferreira deEscolas::EAESPMorgado, Maurício GerbaudoRossi, George BedinelliRosenthal, Benjamin2018-09-10T12:10:49Z2018-09-10T12:10:49Z2018-08-06https://hdl.handle.net/10438/24722Este estudo visa munir gestores de marca de informações que apoiem o processo de escolha de influenciadores digitais, co-criação de conteúdo patrocinado e avaliação de resultados. Através de um processo de coleta de dados com abordagem netnográfica, codificação e comparação de conteúdo, foi possível identificar quais elementos dos discursos dos YouTubers são mais recorrentes em vídeos com engajamento de maior qualidade. Nos canais analisados, ficou claro que um engajamento positivo está relacionado a conteúdos que tenham aderência ao propósito e à reputação do canal, ao passo que conteúdos desalinhados com a reputação do YouTuber geram reações de rejeição à marca. A metodologia deste estudo, por sua simplicidade, pode ser quebrada em etapas que auxiliam o gestor de marca a ter mais assertividade no planejamento de Comunicação.This study aims to provide brand managers with information that supports the process of selecting digital influences, co-creating branded content and evaluating results. Through a process of data collection with a netnographic approach, content codification and comparison, the author was able to identify wich elements of the YouTuber´s speech are more often present in videos with a better engagement. In the analyzed channels, it was clear that a positive engagement is related to content that adheres to the purpose and reputation of the channel, while content out of alignment with YouTuber's reputation generates brand rejection. The methodology of this study, for its simplicity, can be broken in steps that help the brand manager be more assertive during the communication planning.porEngagementDigital influencersBrand contentYouTubeCompetitivenessEngajamentoInfluenciadores digitaisConteúdo de marcaCompetitividadeReputaçãoAdministração de empresasRedes sociaisConfiançaMídia socialYouTube (Recurso eletrônico)Engajamento e conteúdo de marca: uma análise de vídeos patrocinados e influenciadores digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTMPGC VAREJO - TA Adriana Vasconcelos_final.pdf.txtMPGC VAREJO - TA Adriana Vasconcelos_final.pdf.txtExtracted texttext/plain90282https://repositorio.fgv.br/bitstreams/27c7b38d-688c-49bd-a088-4c4b8ded2604/downloadc0dcda46e6969469669e3e855ad89df1MD55ORIGINALMPGC VAREJO - TA Adriana 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