Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robalinho, Marcelo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Sheila, Pádua, Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7298
Resumo: Em meio às polêmicas envolvendo a pandemia da Covid-19, o cidadão se deparou com o desafio de buscar informações seguras sobre o novo coronavírus. Este artigo problematiza os conteúdos produzidos sobre a doença e suas repercussões nos canais do YouTube de Dráuzio Varella e Atila Iamarino. Analisamos o fenômeno social desses influenciadores digitais, considerando a evolução epidemiológica. Os resultados indicaram que os experts da saúde e da ciência ganharam mais visibilidade no enfrentamento à desinformação, transformando-se em influenciadores mais populares e revelando novas tendências de divulgação de informações em epidemias.
id USCS_7824c73580cd16b9ab33ebf8746c8665
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7298
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemiccovid-19influenciador digitalYouTubeCOVID-19, digital influencers, YouTube.COVID-19digital influencersYotuTubeEm meio às polêmicas envolvendo a pandemia da Covid-19, o cidadão se deparou com o desafio de buscar informações seguras sobre o novo coronavírus. Este artigo problematiza os conteúdos produzidos sobre a doença e suas repercussões nos canais do YouTube de Dráuzio Varella e Atila Iamarino. Analisamos o fenômeno social desses influenciadores digitais, considerando a evolução epidemiológica. Os resultados indicaram que os experts da saúde e da ciência ganharam mais visibilidade no enfrentamento à desinformação, transformando-se em influenciadores mais populares e revelando novas tendências de divulgação de informações em epidemias.Amid controversies surrounding the COVID-19 pandemic, the citizen was faced with the challenge of seeking reliable information about the new coronavirus. This article discusses the content produced about the disease and its repercussions on the YouTube channels of Dráuzio Varella and Atila Iamarino. We analyzed the social phenomenon of these digital influencers, considering the epidemiological evolution. The results indicated that health and science experts gained more visibility in tackling disinformation, becoming more popular influencers and revealing new trends in the dissemination of information on epidemics.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7298Comunicação & Inovação; v. 21 n. 47 (2020): Revista Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7298/3179Copyright (c) 2020 Marcelo Robalinho, Sheila Borges , Adriano Páduahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRobalinho, MarceloBorges, SheilaPádua, Adriano2022-10-04T19:13:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7298Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:49Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
title Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
spellingShingle Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
Robalinho, Marcelo
covid-19
influenciador digital
YouTube
COVID-19, digital influencers, YouTube.
COVID-19
digital influencers
YotuTube
title_short Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
title_full Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
title_fullStr Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
title_full_unstemmed Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
title_sort Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19: Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
author Robalinho, Marcelo
author_facet Robalinho, Marcelo
Borges, Sheila
Pádua, Adriano
author_role author
author2 Borges, Sheila
Pádua, Adriano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Robalinho, Marcelo
Borges, Sheila
Pádua, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv covid-19
influenciador digital
YouTube
COVID-19, digital influencers, YouTube.
COVID-19
digital influencers
YotuTube
topic covid-19
influenciador digital
YouTube
COVID-19, digital influencers, YouTube.
COVID-19
digital influencers
YotuTube
description Em meio às polêmicas envolvendo a pandemia da Covid-19, o cidadão se deparou com o desafio de buscar informações seguras sobre o novo coronavírus. Este artigo problematiza os conteúdos produzidos sobre a doença e suas repercussões nos canais do YouTube de Dráuzio Varella e Atila Iamarino. Analisamos o fenômeno social desses influenciadores digitais, considerando a evolução epidemiológica. Os resultados indicaram que os experts da saúde e da ciência ganharam mais visibilidade no enfrentamento à desinformação, transformando-se em influenciadores mais populares e revelando novas tendências de divulgação de informações em epidemias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7298
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7298/3179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Marcelo Robalinho, Sheila Borges , Adriano Pádua
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Marcelo Robalinho, Sheila Borges , Adriano Pádua
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 21 n. 47 (2020): Revista Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369928728576