Equidade no ensino superior brasileiro: respostas dadas à pandemia da COVID-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31556 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consistiu em analisar se as ações tomadas pelo ensino superior brasileiro no período de pandemia refletem uma posição sobre o papel da universidade pública federal na redução da desigualdade de oportunidade. A presente pesquisa justifica-se pelo contexto de adaptação emergencial do ensino em todas as esferas educacionais, com grande impacto nas diferenças de acesso a recursos tecnológicos já existentes e nas deficiências acentuadas pelas desigualdades socioeconômicas existentes no Brasil. A metodologia utilizada para identificar as principais medidas adotadas pelas universidades públicas federais brasileiras é caracterizada como qualitativa, com a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com reitores de universidades públicas federais. Os resultados mostram, de forma geral, que universidades públicas federais brasileiras priorizaram a equidade em relação a outros objetivos educacionais no decorrer da transição para a educação remota durante a pandemia da covid-19, pois, mesmo em meio à burocracia interna, medidas de cunho emergencial, como concessão de pacotes de dados ou chips de internet móvel; capacitação e/ou suporte no escopo das principais ferramentas para atividades síncronas/assíncronas; auxílio financeiro para aquisição ou melhoria de equipamentos; auxílio financeiro para aquisição de chips de internet móvel ou pacotes de dados; e empréstimo de equipamentos da instituição, não deixaram de ser tomadas, a fim de que o momento não se tornasse ainda mais crítico para seus estudantes. Conclui-se que a contribuição final desta pesquisa se daria no sentido de desmistificar ideias de que a universidade pública federal foi lenta ou praticamente “parou”; mesmo porque, se “não deixar ninguém para trás” era um lema, o que o sustentou foram as respostas consistentes e as medidas equânimes. |
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Os resultados mostram, de forma geral, que universidades públicas federais brasileiras priorizaram a equidade em relação a outros objetivos educacionais no decorrer da transição para a educação remota durante a pandemia da covid-19, pois, mesmo em meio à burocracia interna, medidas de cunho emergencial, como concessão de pacotes de dados ou chips de internet móvel; capacitação e/ou suporte no escopo das principais ferramentas para atividades síncronas/assíncronas; auxílio financeiro para aquisição ou melhoria de equipamentos; auxílio financeiro para aquisição de chips de internet móvel ou pacotes de dados; e empréstimo de equipamentos da instituição, não deixaram de ser tomadas, a fim de que o momento não se tornasse ainda mais crítico para seus estudantes. Conclui-se que a contribuição final desta pesquisa se daria no sentido de desmistificar ideias de que a universidade pública federal foi lenta ou praticamente “parou”; mesmo porque, se “não deixar ninguém para trás” era um lema, o que o sustentou foram as respostas consistentes e as medidas equânimes.The aim of this work was to analyze whether the actions taken by Brazilian Higher Education during the pandemic period reflect a position on the role of the University in reducing inequality of opportunity. This research is justified by the context of emergency adaptation of teaching in all educational spheres, with significant impact on the great differences in access to existing technological resources and deficiencies accentuated by socioeconomic inequalities existing in Brazil. The methodology used to identify the main measures adopted by Brazilian universities is characterized as qualitative, with the application of questionnaires and semi-structured interviews with the rectors of federal public universities. The results show, in general, that Brazilian federal universities prioritized equity in relation to other educational goals during the transition to remote education during the covid-19 pandemic, because even in the midst of internal bureaucracy, emergency measures were taken. , such as granting data packages or mobile internet chips; training and/or support in the scope of the main tools for synchronous/asynchronous activities; financial assistance for the acquisition or improvement of equipment; financial assistance for the acquisition of mobile internet chips or data packages; equipment loan from the institution, were not left aside, so that the moment would not become even more critical for its students. It is concluded that the final contribution of this research would be given in the sense of demystifying ideas that the federal public university was slow, or that it practically “stopped”. Even because “leaving no one behind” was a motto, what sustained it were consistent responses and equitable measures.porEquidade educacionalPandemiaCOVID-19Universidades federaisEducational equityPandemicPublic universitiesAdministração públicaIgualdade na educaçãoCOVID-19 Pandemia, 2020-Universidades e faculdades públicasEnsino superior - BrasilEquidade no ensino superior brasileiro: respostas dadas à pandemia da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação_IMB_correção - REVISADO2.pdfDissertação_IMB_correção - REVISADO2.pdfPDFapplication/pdf1578504https://repositorio.fgv.br/bitstreams/66f8b35b-75f3-477e-b317-8816df21e252/download845ddb2d3f27b7600e3743e26b08364bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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