Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Livia Ferreira Velho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28862
Resumo: Diversos estudos destacam os benefícios da adoção do transporte ativo (a pé e bicicleta), especialmente para crianças em idade escolar, sobretudo benefícios para saúde, para o desempenho acadêmico e para o desenvolvimento integral. Apesar disso, os números de transporte ativo escolar apresentam tendências decrescentes nos últimos anos, como é perceptível em São Paulo. Em contraposição, o modelo de transporte baseado no automóvel particular tem trazido inúmeros problemas para a sociedade e para o meio ambiente. Estudos recentes também indicam efeitos negativos sobre o acesso equitativo aos serviços educacionais. Em São Paulo existem dois principais programas de transporte escolar: o Transporte Escolar Gratuito (TEG), que realiza o transporte por van ou microônibus de crianças que residem a mais de dois quilômetros da escola ou que possuem algum tipo de deficiência; e o Passe Livre Estudantil (PLE), que fornece isenção integral da tarifa de transporte público para estudantes residentes a mais de um quilômetro. O padrão de implementação das duas políticas deixa claro que o foco não tem sido em alcançar um transporte mais sustentável. O presente trabalho foi dividido em dois grandes objetivos: organizar teorias conceituais sobre determinantes do Transporte Ativo Escolar (TAE) e construir um modelo para entender as especificidades da cidade de São Paulo. Cada objetivo foi desenvolvido em um capítulo. O primeiro costura um modelo conceitual sobre os determinantes da escolha modal escolar, analisando descritivamente os dados de São Paulo e destacando políticas e iniciativas no globo de acordo com os fatores estudados. O segundo realiza uma regressão logística multinomial com dados da Pesquisa OD de 2007 e 2017, no município de São Paulo, destacando a importância da adoção de transporte ativo pelos pais e da rota indireta como fatores positivos, e a posse de carro e a distância como fatores negativos para explicar o modo ativo dos estudantes. Também chama atenção para a distribuição da política de ônibus escolar e seus riscos, considerando a competição entre ônibus escolar e modo ativo para transporte escolar.
id FGV_ab1ba65e7d0f4f10f74b605b54235a5e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/28862
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Rodrigues, Livia Ferreira VelhoEscolas::EAESPGiannotti, Mariana AbrantesMoita, Rodrigo Menon SimõesBiderman, Ciro2020-03-06T14:26:43Z2020-03-06T14:26:43Z2020-02-06https://hdl.handle.net/10438/28862Diversos estudos destacam os benefícios da adoção do transporte ativo (a pé e bicicleta), especialmente para crianças em idade escolar, sobretudo benefícios para saúde, para o desempenho acadêmico e para o desenvolvimento integral. Apesar disso, os números de transporte ativo escolar apresentam tendências decrescentes nos últimos anos, como é perceptível em São Paulo. Em contraposição, o modelo de transporte baseado no automóvel particular tem trazido inúmeros problemas para a sociedade e para o meio ambiente. Estudos recentes também indicam efeitos negativos sobre o acesso equitativo aos serviços educacionais. Em São Paulo existem dois principais programas de transporte escolar: o Transporte Escolar Gratuito (TEG), que realiza o transporte por van ou microônibus de crianças que residem a mais de dois quilômetros da escola ou que possuem algum tipo de deficiência; e o Passe Livre Estudantil (PLE), que fornece isenção integral da tarifa de transporte público para estudantes residentes a mais de um quilômetro. O padrão de implementação das duas políticas deixa claro que o foco não tem sido em alcançar um transporte mais sustentável. O presente trabalho foi dividido em dois grandes objetivos: organizar teorias conceituais sobre determinantes do Transporte Ativo Escolar (TAE) e construir um modelo para entender as especificidades da cidade de São Paulo. Cada objetivo foi desenvolvido em um capítulo. O primeiro costura um modelo conceitual sobre os determinantes da escolha modal escolar, analisando descritivamente os dados de São Paulo e destacando políticas e iniciativas no globo de acordo com os fatores estudados. O segundo realiza uma regressão logística multinomial com dados da Pesquisa OD de 2007 e 2017, no município de São Paulo, destacando a importância da adoção de transporte ativo pelos pais e da rota indireta como fatores positivos, e a posse de carro e a distância como fatores negativos para explicar o modo ativo dos estudantes. Também chama atenção para a distribuição da política de ônibus escolar e seus riscos, considerando a competição entre ônibus escolar e modo ativo para transporte escolar.Many studies highlight the benefits of adopting active modes (walking and cycling), especially for school-age children, in particular health benefits, academic performance and integral development. Nevertheless, the numbers of active school transport have shown decreasing trends in recent years, as is noticeable in São Paulo. In contrast, the transport model based on private automobile generates countless problems for society and the environment. Recent studies also show negative effects on equitable access to educational services. São Paulo city has two main school transportation policies: the "Free of Charge School Bus" (TEG in Portuguese), which the government pays for van driver's to transport students from home to school (back and forth) when the distance between student´s home and school is larger than two kilometers or when the student has some kind of handicap; and the Student Free-Pass (PLE in Portuguese), that offers free public transit for students who live farther than one kilometer from school. The implementation pattern of these two policies shows that there is no concern on developing a sustainable system for school transportation. The present work was divided into two main objectives: organize conceptual theories about determinants of Active School Transportation (TAE in Portuguese) and to build a model to understand the specificities of São Paulo city. Each objective was developed in one chapter. The first one build a conceptual model on the determinants of school modal choice, descriptively analyzing the data from São Paulo and highlighting policies and initiatives on the globe according to the factors studied. The second performs a multinomial logistic regression with data from 2007 and 2017 OD Survey, in the city of São Paulo, emphasizing the importance of the adoption of active transportation by parents and the indirect route as positive factors, and car ownership and distance as negative factors to explain the students' active mode. It also call some attention to the school bus distribution policy and its risk considering the competition between school bus and active modes for commuting to school.porActive modesSchool commutingConceptual modelChoice model for transportOrigin-destination surveyTransport policiesTransporte ativoTransporte escolarModelos conceituaisModelo de escolha para transportePesquisa ODPolíticas de transporteAdministração de empresasTransportesAlunos - TransporteTransporte urbano - Planejamento - São Paulo (SP)Politica de transporte urbanoTransporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTDissertacao_Livia.pdf.txtDissertacao_Livia.pdf.txtExtracted texttext/plain102295https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d5af5daa-0f91-47dd-83e8-66b4f9e7e7ff/download0015ae0bf0adfedb4789be43a3258d40MD57THUMBNAILDissertacao_Livia.pdf.jpgDissertacao_Livia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2850https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0a609c97-ddf1-4737-8b7e-0e0d3cff8698/download7b9bcb971752c96c824a8fd1702e2b43MD58ORIGINALDissertacao_Livia.pdfDissertacao_Livia.pdfPDFapplication/pdf6469572https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ebea2cd8-779b-4902-a028-2437feaf1fbf/download5c48fd5728cdd69bb4b62fa6553aa71fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/88056ab8-300f-4a08-a6fa-5d6170e60bd8/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/288622023-11-04 05:08:48.12open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28862https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-04T05:08:48Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo
title Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo
spellingShingle Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo
Rodrigues, Livia Ferreira Velho
Active modes
School commuting
Conceptual model
Choice model for transport
Origin-destination survey
Transport policies
Transporte ativo
Transporte escolar
Modelos conceituais
Modelo de escolha para transporte
Pesquisa OD
Políticas de transporte
Administração de empresas
Transportes
Alunos - Transporte
Transporte urbano - Planejamento - São Paulo (SP)
Politica de transporte urbano
title_short Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo
title_full Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo
title_fullStr Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo
title_full_unstemmed Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo
title_sort Transporte ativo escolar: oportunidades para o município de São Paulo
author Rodrigues, Livia Ferreira Velho
author_facet Rodrigues, Livia Ferreira Velho
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Giannotti, Mariana Abrantes
Moita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Livia Ferreira Velho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Biderman, Ciro
contributor_str_mv Biderman, Ciro
dc.subject.eng.fl_str_mv Active modes
School commuting
Conceptual model
Choice model for transport
Origin-destination survey
Transport policies
topic Active modes
School commuting
Conceptual model
Choice model for transport
Origin-destination survey
Transport policies
Transporte ativo
Transporte escolar
Modelos conceituais
Modelo de escolha para transporte
Pesquisa OD
Políticas de transporte
Administração de empresas
Transportes
Alunos - Transporte
Transporte urbano - Planejamento - São Paulo (SP)
Politica de transporte urbano
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte ativo
Transporte escolar
Modelos conceituais
Modelo de escolha para transporte
Pesquisa OD
Políticas de transporte
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Transportes
Alunos - Transporte
Transporte urbano - Planejamento - São Paulo (SP)
Politica de transporte urbano
description Diversos estudos destacam os benefícios da adoção do transporte ativo (a pé e bicicleta), especialmente para crianças em idade escolar, sobretudo benefícios para saúde, para o desempenho acadêmico e para o desenvolvimento integral. Apesar disso, os números de transporte ativo escolar apresentam tendências decrescentes nos últimos anos, como é perceptível em São Paulo. Em contraposição, o modelo de transporte baseado no automóvel particular tem trazido inúmeros problemas para a sociedade e para o meio ambiente. Estudos recentes também indicam efeitos negativos sobre o acesso equitativo aos serviços educacionais. Em São Paulo existem dois principais programas de transporte escolar: o Transporte Escolar Gratuito (TEG), que realiza o transporte por van ou microônibus de crianças que residem a mais de dois quilômetros da escola ou que possuem algum tipo de deficiência; e o Passe Livre Estudantil (PLE), que fornece isenção integral da tarifa de transporte público para estudantes residentes a mais de um quilômetro. O padrão de implementação das duas políticas deixa claro que o foco não tem sido em alcançar um transporte mais sustentável. O presente trabalho foi dividido em dois grandes objetivos: organizar teorias conceituais sobre determinantes do Transporte Ativo Escolar (TAE) e construir um modelo para entender as especificidades da cidade de São Paulo. Cada objetivo foi desenvolvido em um capítulo. O primeiro costura um modelo conceitual sobre os determinantes da escolha modal escolar, analisando descritivamente os dados de São Paulo e destacando políticas e iniciativas no globo de acordo com os fatores estudados. O segundo realiza uma regressão logística multinomial com dados da Pesquisa OD de 2007 e 2017, no município de São Paulo, destacando a importância da adoção de transporte ativo pelos pais e da rota indireta como fatores positivos, e a posse de carro e a distância como fatores negativos para explicar o modo ativo dos estudantes. Também chama atenção para a distribuição da política de ônibus escolar e seus riscos, considerando a competição entre ônibus escolar e modo ativo para transporte escolar.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-06T14:26:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-06T14:26:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28862
url https://hdl.handle.net/10438/28862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d5af5daa-0f91-47dd-83e8-66b4f9e7e7ff/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0a609c97-ddf1-4737-8b7e-0e0d3cff8698/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ebea2cd8-779b-4902-a028-2437feaf1fbf/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/88056ab8-300f-4a08-a6fa-5d6170e60bd8/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 0015ae0bf0adfedb4789be43a3258d40
7b9bcb971752c96c824a8fd1702e2b43
5c48fd5728cdd69bb4b62fa6553aa71f
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024162015576064