O trabalho controlado por plataformas digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33696 |
Resumo: | A presente dissertação parte do cenário evidenciado com o desenvolvimento da “economia de plataforma” e as consequentes mudanças ocasionadas nas relações de trabalho para analisar a influência da “plataformização” no mercado de trabalho brasileiro. Utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentamos uma proposta para estimar o contingente brasileiro ocupado por meio de plataformas digitais nos segmentos de transporte de passageiros e entrega de mercadorias. Posteriormente, utilizando o modelo de Diferença em Diferenças, procuramos evidenciar a relação causal entre a variação de renda destes profissionais e as plataformas digitais. Entre os resultados destaca-se que os trabalhadores que atuam nas atividades supracitadas tiveram em média seus rendimentos-hora reduzidos em 3,4% no período de 2015 a 2018 e 4,5% para o período de 2019 a 2022. |
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Nasser, Tatiana Matos FerroEscolas::EPGERibeiro, Eduardo PontualGuimarães, Pedro Henrique EngelBerriel, Cecília Machado2023-05-18T14:31:27Z2023-05-18T14:31:27Z2022-12-30https://hdl.handle.net/10438/33696A presente dissertação parte do cenário evidenciado com o desenvolvimento da “economia de plataforma” e as consequentes mudanças ocasionadas nas relações de trabalho para analisar a influência da “plataformização” no mercado de trabalho brasileiro. Utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentamos uma proposta para estimar o contingente brasileiro ocupado por meio de plataformas digitais nos segmentos de transporte de passageiros e entrega de mercadorias. Posteriormente, utilizando o modelo de Diferença em Diferenças, procuramos evidenciar a relação causal entre a variação de renda destes profissionais e as plataformas digitais. Entre os resultados destaca-se que os trabalhadores que atuam nas atividades supracitadas tiveram em média seus rendimentos-hora reduzidos em 3,4% no período de 2015 a 2018 e 4,5% para o período de 2019 a 2022.The present dissertation starts from the scenario evidenced by the development of the “platform economy” and the consequent changes caused in labor relations to analyze the influence of “digital platform” on the Brazilian labor market. Using data from the National Household Sample Survey (PNAD) of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), we present a proposal to estimate the Brazilian workers occupied through digital platforms in the passenger transport and goods delivery segments. Subsequently, using the difference model in differences, we seek to highlight the causal relationship between the income variation of these professionals and the digital platforms. Among the results, it is noteworthy that workers who work in the activities had an average of their hourly earnings reduced by 3.4% in the period from 2015 to 2018 and 4.5% for the period from 2019 to 2022.porEconomia do trabalhoPlataformas digitaisDigital platformsGig economyLabor economyEconomiaEconomia do trabalhoPlataformas digitaisPrestação de serviçosMercado de trabalhoO trabalho controlado por plataformas digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALdissertacao_tatianaferro_final-combinado.pdfdissertacao_tatianaferro_final-combinado.pdfPDFapplication/pdf1779846https://repositorio.fgv.br/bitstreams/76c1fa66-8275-448d-885c-8969cebf2a00/download33988efc90665d368acbb3cc0275741aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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