Terceirização de tecnologia da informação no setor público: a influência do nível de terceirização sobre o desempenho das organizações públicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33097 |
Resumo: | Objetivo – O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre o nível de terceirização (NT) das áreas de tecnologia da informação (TI) e o desempenho dos órgãos do Poder Executivo Federal no Brasil, medido como capacidade de prestação de serviços públicos digitais. Busca-se avaliar, ainda, além da relação direta entre o nível de terceirização em TI e o desempenho organizacional, as hipóteses de mediação dessa relação por outras duas variáveis: a capacidade de gestão de contratos e a capacidade de gerenciamento de projetos das unidades de tecnologia da informação. Metodologia – A partir do acesso a bases de dados de sistemas estruturantes do governo federal e a relatórios de avaliação de Governança e Gestão Públicas elaborados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foram realizadas regressões lineares múltiplas com método de estimação por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). para estimar as relações entre variáveis do modelo proposto a partir de estudos sobre a literatura de terceirização de TI no setor público. As análises foram conduzidas para uma amostra de 120 órgãos públicos integrantes do SISP (Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal), considerando dados dos anos de 2018 e de 2021. Resultados – Observou-se que, para o ano de 2018, que o nível de terceirização influencia negativamente a capacidade de prestação de serviços digitais pelos órgãos públicos, ao passo que as capacidades de gestão de contratos e de gerenciamento de projetos de TI se relacionam positivamente a esse desempenho organizacional. Para 2021, constatou-se apenas a influência positiva da capacidade de gerenciamento de projetos de TI sobre o desempenho das organizações. Por fim, para nenhum dos anos analisados foi identificada mediação da relação entre o grau de terceirização e os resultados finalísticos dos órgãos públicos pelas variáveis gestão de contratos de TI e gerenciamento de projetos de TI. Limitações – Destaca-se como limitação desta pesquisa o fato de o nível de terceirização ter sido apurado de forma indireta, por meio de uma variável proxy. Além disso, o instrumento de medida do desempenho organizacional, ainda que apurado de forma sistemática e diligente pelo Tribunal de Contas da União, está sujeito a um grau de subjetividade por ser baseado em questionários de autoavaliação preenchidos pelos órgãos públicos. Aplicabilidade do trabalho – As conclusões desta pesquisa servem de subsídio para que os gestores dos órgãos públicos controlem o nível de terceirização em suas unidades de Tecnologia da Informação de modo a evitar uma terceirização excessiva dos serviços de TI, sob pena de impactarem negativamente os resultados finalísticos desses órgãos. Os resultados deste estudo contribuem, ainda, para que as organizações públicas identifiquem o gerenciamento de projetos como capacidade importante a ser desenvolvida e aplicada nas unidades de tecnologia da informação para que elas consigam prestar serviços públicos digitais de qualidade, atingindo de forma mais rápida e efetiva os benefícios associados a um Governo Digital. No caso brasileiro, o Órgão Central do SISP pode promover ações centralizadas de capacitação dos servidores públicos dos órgãos membros do Sistema em gestão de projetos como um investimento para acelerar o atingimento dos objetivos e metas da Estratégia de Governo Digital (EGD) no Poder Executivo Federal. Contribuições para a sociedade – Ao identificar o gerenciamento de projetos de tecnologia da informação como fator importante para a transformação digital dos governos, este trabalho pode incentivar gestores públicos a investirem mais na construção e retenção dessa capacidade internamente às áreas de TI e contribuir, indiretamente, para a aceleração desse processo de transformação governamental, trazendo mais rapidamente para a sociedade os benefícios do governo digital, como ampliação da transparência, da credibilidade e do accountability na administração pública. Originalidade – Este trabalho inova ao avaliar o efeito direto do grau de terceirização em TI sobre o desempenho/resultado finalístico dos órgãos públicos, medido de forma concreta e comparável entre diversas instituições, e não apenas sobre métricas de desempenho das próprias unidades de TI ou sobre percepções subjetivas de sucesso da terceirização. Além disso, também é uma abordagem original deste estudo a avaliação de possíveis relações de mediação da influência do NT sobre o desempenho organizacional. Por fim, até o momento de conclusão deste estudo, não foram encontrados outros trabalhos que avaliam empiricamente os efeitos do da terceirização em TI no setor público brasileiro. |
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Martins, Leonardo AlamyEscolas::EBAPESantos, Jefferson de BarrosSousa Neto, Manoel Veras deLima, Diego de Faveri Pereira2023-01-12T18:40:48Z2023-01-12T18:40:48Z2022-12-12https://hdl.handle.net/10438/33097Objetivo – O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre o nível de terceirização (NT) das áreas de tecnologia da informação (TI) e o desempenho dos órgãos do Poder Executivo Federal no Brasil, medido como capacidade de prestação de serviços públicos digitais. Busca-se avaliar, ainda, além da relação direta entre o nível de terceirização em TI e o desempenho organizacional, as hipóteses de mediação dessa relação por outras duas variáveis: a capacidade de gestão de contratos e a capacidade de gerenciamento de projetos das unidades de tecnologia da informação. Metodologia – A partir do acesso a bases de dados de sistemas estruturantes do governo federal e a relatórios de avaliação de Governança e Gestão Públicas elaborados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foram realizadas regressões lineares múltiplas com método de estimação por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). para estimar as relações entre variáveis do modelo proposto a partir de estudos sobre a literatura de terceirização de TI no setor público. As análises foram conduzidas para uma amostra de 120 órgãos públicos integrantes do SISP (Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal), considerando dados dos anos de 2018 e de 2021. Resultados – Observou-se que, para o ano de 2018, que o nível de terceirização influencia negativamente a capacidade de prestação de serviços digitais pelos órgãos públicos, ao passo que as capacidades de gestão de contratos e de gerenciamento de projetos de TI se relacionam positivamente a esse desempenho organizacional. Para 2021, constatou-se apenas a influência positiva da capacidade de gerenciamento de projetos de TI sobre o desempenho das organizações. Por fim, para nenhum dos anos analisados foi identificada mediação da relação entre o grau de terceirização e os resultados finalísticos dos órgãos públicos pelas variáveis gestão de contratos de TI e gerenciamento de projetos de TI. Limitações – Destaca-se como limitação desta pesquisa o fato de o nível de terceirização ter sido apurado de forma indireta, por meio de uma variável proxy. Além disso, o instrumento de medida do desempenho organizacional, ainda que apurado de forma sistemática e diligente pelo Tribunal de Contas da União, está sujeito a um grau de subjetividade por ser baseado em questionários de autoavaliação preenchidos pelos órgãos públicos. Aplicabilidade do trabalho – As conclusões desta pesquisa servem de subsídio para que os gestores dos órgãos públicos controlem o nível de terceirização em suas unidades de Tecnologia da Informação de modo a evitar uma terceirização excessiva dos serviços de TI, sob pena de impactarem negativamente os resultados finalísticos desses órgãos. Os resultados deste estudo contribuem, ainda, para que as organizações públicas identifiquem o gerenciamento de projetos como capacidade importante a ser desenvolvida e aplicada nas unidades de tecnologia da informação para que elas consigam prestar serviços públicos digitais de qualidade, atingindo de forma mais rápida e efetiva os benefícios associados a um Governo Digital. No caso brasileiro, o Órgão Central do SISP pode promover ações centralizadas de capacitação dos servidores públicos dos órgãos membros do Sistema em gestão de projetos como um investimento para acelerar o atingimento dos objetivos e metas da Estratégia de Governo Digital (EGD) no Poder Executivo Federal. Contribuições para a sociedade – Ao identificar o gerenciamento de projetos de tecnologia da informação como fator importante para a transformação digital dos governos, este trabalho pode incentivar gestores públicos a investirem mais na construção e retenção dessa capacidade internamente às áreas de TI e contribuir, indiretamente, para a aceleração desse processo de transformação governamental, trazendo mais rapidamente para a sociedade os benefícios do governo digital, como ampliação da transparência, da credibilidade e do accountability na administração pública. Originalidade – Este trabalho inova ao avaliar o efeito direto do grau de terceirização em TI sobre o desempenho/resultado finalístico dos órgãos públicos, medido de forma concreta e comparável entre diversas instituições, e não apenas sobre métricas de desempenho das próprias unidades de TI ou sobre percepções subjetivas de sucesso da terceirização. Além disso, também é uma abordagem original deste estudo a avaliação de possíveis relações de mediação da influência do NT sobre o desempenho organizacional. Por fim, até o momento de conclusão deste estudo, não foram encontrados outros trabalhos que avaliam empiricamente os efeitos do da terceirização em TI no setor público brasileiro.Purpose – This study seeks to investigate the relationship between the degree of outsourcing in Information Technology (IT) departments and the performance of public organizations of the Federal Executive Branch of the Brazilian government, measured as the capacity of providing digital public services. In addition to the direct influence of the degree of IT outsourcing on the performance variable, this research also evaluates the hypothesis of mediation to that influence by other two variables: the capacity of contract management and the capacity of project management of the IT departments. Design/metodology/approach – After gathering data from federal government information systems and from the Brazilian Federal Court of Accounts (TCU), ordinary least squares (OLS) multiple linear regressions (MLR) were performed to estimate the relationships between variables of a theoretical model proposed after reviewing the literature on Public Sector IT Outsourcing (Public ITO). The analysis was conducted for a sample of 120 public organizations from the System for the Administration of Information Technologies Resources (SISP) of the Federal Executive Branch, comprising data from 2018 and 2021. Findings – The results show that, for 2018, the degree of outsourcing negatively affects the public institutions’ capacity of providing digital services, whereas IT contract management and project management capabilities are positively related to this organizational performance. For 2021, the only influence found was that IT project management positively affects organizational performance. Finally, for none of the years analyzed was there any mediation found in the relation between the extent of IT outsourcing and finalistic results achieved by public organizations. Research limitations/implications – As a research limitation we highlight the use of a proxy variable to measure the degree of IT outsourcing. Also, the measurement of organizational performance, despite being systematically and diligently assessed by the Federal Court of Accounts (TCU), is subject to some subjectivity degree, once it is based on answers provided by public organizations in self-assessment tests. Practical implications – The conclusions presented in this research may encourage public managers to control the degree of outsourcing in public agencies’ information technology departments, avoiding the contracting out of too much of the IT services, which could negatively affect the public organizations finalistic results. The findings also demonstrate to public organizations that project management is an important capacity to be developed and applied in their IT departments in order for them to provide good quality public digital services, and thus reach the benefits of Digital Government quicker e more effectively. In the Brazilian context, SISP’s Central Body may offer centralized project management training initiatives for public servants from other SISP bodies as a means of reaching the Digital Government Strategy goals more quickly in the Federal Executive Brach. Social implications (if applicable) – By recognizing IT project management as an important factor to governments digital transformation, this work may help public managers invest more in building and retaining this capacity in IT departments and indirectly contribute to accelerate this government transformation process, bringing more quickly to the whole society the benefits of a digital government, like better transparency and higher credibility and accountability to the public administration. Originality (if applicable) – This work innovates by evaluating the effects of the degree of IT outsourcing on the finalistic performance/results of the public organizations, concretely measuring and comparing different institutions, and not only on performance metrics of the IT departments or subjective perceptions of outsourcing success. Furthermore, this research presents an original approach by evaluating possible mediation relationships in the influence of the extent of IT outsourcing on public organizations’ performance. Finally, up until the conclusion of this study, there were no other published works with empirical analysis of the effects of IT outsourcing in Brazilian public sector.porTerceirizaçãoTecnologia da informaçãoSetor públicoGoverno digitalTerceirizaçãoTecnologia da informaçãoSetor públicoInternet na administração públicaGovernança públicaTerceirização de tecnologia da informação no setor público: a influência do nível de terceirização sobre o desempenho das organizações públicas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bc3cdb45-c9b8-4da4-83de-d7e099d70db6/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissertação - Leonardo Alamy Martins versão final - com ficha e folha de 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Terceirização de tecnologia da informação no setor público: a influência do nível de terceirização sobre o desempenho das organizações públicas brasileiras |
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Terceirização de tecnologia da informação no setor público: a influência do nível de terceirização sobre o desempenho das organizações públicas brasileiras Martins, Leonardo Alamy Terceirização Tecnologia da informação Setor público Governo digital Terceirização Tecnologia da informação Setor público Internet na administração pública Governança pública |
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Objetivo – O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre o nível de terceirização (NT) das áreas de tecnologia da informação (TI) e o desempenho dos órgãos do Poder Executivo Federal no Brasil, medido como capacidade de prestação de serviços públicos digitais. Busca-se avaliar, ainda, além da relação direta entre o nível de terceirização em TI e o desempenho organizacional, as hipóteses de mediação dessa relação por outras duas variáveis: a capacidade de gestão de contratos e a capacidade de gerenciamento de projetos das unidades de tecnologia da informação. Metodologia – A partir do acesso a bases de dados de sistemas estruturantes do governo federal e a relatórios de avaliação de Governança e Gestão Públicas elaborados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foram realizadas regressões lineares múltiplas com método de estimação por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). para estimar as relações entre variáveis do modelo proposto a partir de estudos sobre a literatura de terceirização de TI no setor público. As análises foram conduzidas para uma amostra de 120 órgãos públicos integrantes do SISP (Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal), considerando dados dos anos de 2018 e de 2021. Resultados – Observou-se que, para o ano de 2018, que o nível de terceirização influencia negativamente a capacidade de prestação de serviços digitais pelos órgãos públicos, ao passo que as capacidades de gestão de contratos e de gerenciamento de projetos de TI se relacionam positivamente a esse desempenho organizacional. Para 2021, constatou-se apenas a influência positiva da capacidade de gerenciamento de projetos de TI sobre o desempenho das organizações. Por fim, para nenhum dos anos analisados foi identificada mediação da relação entre o grau de terceirização e os resultados finalísticos dos órgãos públicos pelas variáveis gestão de contratos de TI e gerenciamento de projetos de TI. Limitações – Destaca-se como limitação desta pesquisa o fato de o nível de terceirização ter sido apurado de forma indireta, por meio de uma variável proxy. Além disso, o instrumento de medida do desempenho organizacional, ainda que apurado de forma sistemática e diligente pelo Tribunal de Contas da União, está sujeito a um grau de subjetividade por ser baseado em questionários de autoavaliação preenchidos pelos órgãos públicos. Aplicabilidade do trabalho – As conclusões desta pesquisa servem de subsídio para que os gestores dos órgãos públicos controlem o nível de terceirização em suas unidades de Tecnologia da Informação de modo a evitar uma terceirização excessiva dos serviços de TI, sob pena de impactarem negativamente os resultados finalísticos desses órgãos. Os resultados deste estudo contribuem, ainda, para que as organizações públicas identifiquem o gerenciamento de projetos como capacidade importante a ser desenvolvida e aplicada nas unidades de tecnologia da informação para que elas consigam prestar serviços públicos digitais de qualidade, atingindo de forma mais rápida e efetiva os benefícios associados a um Governo Digital. No caso brasileiro, o Órgão Central do SISP pode promover ações centralizadas de capacitação dos servidores públicos dos órgãos membros do Sistema em gestão de projetos como um investimento para acelerar o atingimento dos objetivos e metas da Estratégia de Governo Digital (EGD) no Poder Executivo Federal. Contribuições para a sociedade – Ao identificar o gerenciamento de projetos de tecnologia da informação como fator importante para a transformação digital dos governos, este trabalho pode incentivar gestores públicos a investirem mais na construção e retenção dessa capacidade internamente às áreas de TI e contribuir, indiretamente, para a aceleração desse processo de transformação governamental, trazendo mais rapidamente para a sociedade os benefícios do governo digital, como ampliação da transparência, da credibilidade e do accountability na administração pública. Originalidade – Este trabalho inova ao avaliar o efeito direto do grau de terceirização em TI sobre o desempenho/resultado finalístico dos órgãos públicos, medido de forma concreta e comparável entre diversas instituições, e não apenas sobre métricas de desempenho das próprias unidades de TI ou sobre percepções subjetivas de sucesso da terceirização. Além disso, também é uma abordagem original deste estudo a avaliação de possíveis relações de mediação da influência do NT sobre o desempenho organizacional. Por fim, até o momento de conclusão deste estudo, não foram encontrados outros trabalhos que avaliam empiricamente os efeitos do da terceirização em TI no setor público brasileiro. |
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