Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/25938 |
Resumo: | Com o advento de novas tecnologias, como o blockchain, nota-se um grande potencial de mudança na gestão de supply chain. Segmentos como a cadeia logística internacional ainda utilizam grande quantidade de documentos físicos e geram um enorme volume de informações oriundas de diferentes elos da cadeia. Documentos importantes, como o bill of lading (BL), estão sujeitos a fraudes e extravios. Este trabalho se propõe a explorar, por meio de um estudo de caso único, como a digitalização do BL, através da tecnologia de blockchain, pode contribuir com a cadeia de importação em contêineres via modal marítimo. Após a análise do referencial teórico, este trabalho elaborou duas proposições, a saber: i) a plataforma de blockchain, aplicada à cadeia logística internacional em contêineres, pode potencializar maior segurança contra fraude e viabilizar a utilização digital do BL em importações; ii) a tecnologia de blockchain pode favorecer a transparência e rastreabilidade das transações, gerando maior confiança entre os elos da cadeia. A companhia estudada é pioneira em seu segmento e pretende digitalizar e integrar cadeia logística internacional com base na utilização de blockchain. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade. Os resultados permitem concluir que a adoção de uma plataforma digital estruturada com blockchain pode aumentar a eficiência e a confiança entre os envolvidos, aumentar a segurança e diminuir fraudes por meio da digitalização de documentos, aumentar a transparência por meio de rastreabilidade em tempo real e favorecer a colaboração entre os participantes. Por outro lado, ainda é uma tecnologia em amadurecimento, demandando a participação massiva dos envolvidos na cadeia para integração de informações e podendo enfrentar barreiras regulatórias. |
id |
FGV_bc27e94b4b18829443063485c67888b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/25938 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Oliveira, Felipe Steiner deEscolas::EAESPMiguel, Priscila Laczynski de SouzaFigueiredo, Júlio Cesar Bastos deDuarte, André Luís de Castro MouraVasconcellos, Luís Henrique Rigato2019-01-21T14:15:57Z2019-01-21T14:15:57Z2018-12-14https://hdl.handle.net/10438/25938Com o advento de novas tecnologias, como o blockchain, nota-se um grande potencial de mudança na gestão de supply chain. Segmentos como a cadeia logística internacional ainda utilizam grande quantidade de documentos físicos e geram um enorme volume de informações oriundas de diferentes elos da cadeia. Documentos importantes, como o bill of lading (BL), estão sujeitos a fraudes e extravios. Este trabalho se propõe a explorar, por meio de um estudo de caso único, como a digitalização do BL, através da tecnologia de blockchain, pode contribuir com a cadeia de importação em contêineres via modal marítimo. Após a análise do referencial teórico, este trabalho elaborou duas proposições, a saber: i) a plataforma de blockchain, aplicada à cadeia logística internacional em contêineres, pode potencializar maior segurança contra fraude e viabilizar a utilização digital do BL em importações; ii) a tecnologia de blockchain pode favorecer a transparência e rastreabilidade das transações, gerando maior confiança entre os elos da cadeia. A companhia estudada é pioneira em seu segmento e pretende digitalizar e integrar cadeia logística internacional com base na utilização de blockchain. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade. Os resultados permitem concluir que a adoção de uma plataforma digital estruturada com blockchain pode aumentar a eficiência e a confiança entre os envolvidos, aumentar a segurança e diminuir fraudes por meio da digitalização de documentos, aumentar a transparência por meio de rastreabilidade em tempo real e favorecer a colaboração entre os participantes. Por outro lado, ainda é uma tecnologia em amadurecimento, demandando a participação massiva dos envolvidos na cadeia para integração de informações e podendo enfrentar barreiras regulatórias.Given the advent of new technologies, such as blockchain, there is a great potential for change in supply chain management. Segments such as the international logistics chain still use a huge number of physical documents and generate an enormous amount of information from different links of the chain. Important documents like the bill of lading (BL) are subject to fraud and misplacement. This paper proposes to explore, over a single case of study, how BL digitization, through blockchain technology, can contribute to the import chain in containers via maritime modal. After analyzing the theoretical framework, this paper elaborated two propositions, namely: i) the blockchain platform, applied to the international logistics chain in containers, can provide a superior security against fraud and enable the digital use of BL in imports; ii) the blockchain technology can favor transparency and traceability in the transactions, generating greater confidence between the links of the chain. The company studied is a pioneer in its segment and intends to digitize and integrate international logistics chain based on the use of blockchain. Data were collected by in-depth interviews. The results allow to conclude that the adoption of a digital platform structured with blockchain can increase the efficiency and confidence among the stakeholders, increase security and reduce fraud through document digitization, increase transparency through traceability in real time and encourage collaboration between its participants. On the other hand, it is still a recent technology, it requires the massive participation of its members in order to integrate information and may face regulatory barriers.porBill of ladingBlockchainInternational logistics chainDigitizationSecurityTraceabilityEfficiencyConfidenceCadeia logística internacionalDigitalizaçãoSegurançaRastreabilidadeEficiênciaConfiançaAdministração de empresasLogística empresarial - Estudo de casosConhecimento de carga - Processamento de dadosBlockchains (Base de dados)Transporte marítimoComércio internacionalAdoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdf.txtTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdf.txtExtracted texttext/plain102994https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d66074c2-edbb-41c8-8852-1ee7d718a4be/downloadb9f1e750bc18516be24fa625bec6fe30MD55ORIGINALTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdfTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdfPDFapplication/pdf2181619https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2dff511f-3303-4d73-8a0c-2c00b2ec0158/downloadea2f9b717a9818598949961d588abbfdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3e967a77-ab88-4afe-a92f-9a40a8837a9d/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdf.jpgTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2625https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de768366-1ad7-460d-b412-e398d657aed1/download2b6c18feb14474dd8d3a2b0de2b627d9MD5610438/259382023-11-26 11:16:03.962open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/25938https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T11:16:03Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres |
title |
Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres |
spellingShingle |
Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres Oliveira, Felipe Steiner de Bill of lading Blockchain International logistics chain Digitization Security Traceability Efficiency Confidence Cadeia logística internacional Digitalização Segurança Rastreabilidade Eficiência Confiança Administração de empresas Logística empresarial - Estudo de casos Conhecimento de carga - Processamento de dados Blockchains (Base de dados) Transporte marítimo Comércio internacional |
title_short |
Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres |
title_full |
Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres |
title_fullStr |
Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres |
title_full_unstemmed |
Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres |
title_sort |
Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres |
author |
Oliveira, Felipe Steiner de |
author_facet |
Oliveira, Felipe Steiner de |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Miguel, Priscila Laczynski de Souza Figueiredo, Júlio Cesar Bastos de Duarte, André Luís de Castro Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Felipe Steiner de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasconcellos, Luís Henrique Rigato |
contributor_str_mv |
Vasconcellos, Luís Henrique Rigato |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bill of lading Blockchain International logistics chain Digitization Security Traceability Efficiency Confidence |
topic |
Bill of lading Blockchain International logistics chain Digitization Security Traceability Efficiency Confidence Cadeia logística internacional Digitalização Segurança Rastreabilidade Eficiência Confiança Administração de empresas Logística empresarial - Estudo de casos Conhecimento de carga - Processamento de dados Blockchains (Base de dados) Transporte marítimo Comércio internacional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadeia logística internacional Digitalização Segurança Rastreabilidade Eficiência Confiança |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Logística empresarial - Estudo de casos Conhecimento de carga - Processamento de dados Blockchains (Base de dados) Transporte marítimo Comércio internacional |
description |
Com o advento de novas tecnologias, como o blockchain, nota-se um grande potencial de mudança na gestão de supply chain. Segmentos como a cadeia logística internacional ainda utilizam grande quantidade de documentos físicos e geram um enorme volume de informações oriundas de diferentes elos da cadeia. Documentos importantes, como o bill of lading (BL), estão sujeitos a fraudes e extravios. Este trabalho se propõe a explorar, por meio de um estudo de caso único, como a digitalização do BL, através da tecnologia de blockchain, pode contribuir com a cadeia de importação em contêineres via modal marítimo. Após a análise do referencial teórico, este trabalho elaborou duas proposições, a saber: i) a plataforma de blockchain, aplicada à cadeia logística internacional em contêineres, pode potencializar maior segurança contra fraude e viabilizar a utilização digital do BL em importações; ii) a tecnologia de blockchain pode favorecer a transparência e rastreabilidade das transações, gerando maior confiança entre os elos da cadeia. A companhia estudada é pioneira em seu segmento e pretende digitalizar e integrar cadeia logística internacional com base na utilização de blockchain. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade. Os resultados permitem concluir que a adoção de uma plataforma digital estruturada com blockchain pode aumentar a eficiência e a confiança entre os envolvidos, aumentar a segurança e diminuir fraudes por meio da digitalização de documentos, aumentar a transparência por meio de rastreabilidade em tempo real e favorecer a colaboração entre os participantes. Por outro lado, ainda é uma tecnologia em amadurecimento, demandando a participação massiva dos envolvidos na cadeia para integração de informações e podendo enfrentar barreiras regulatórias. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-21T14:15:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-21T14:15:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/25938 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/25938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d66074c2-edbb-41c8-8852-1ee7d718a4be/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2dff511f-3303-4d73-8a0c-2c00b2ec0158/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3e967a77-ab88-4afe-a92f-9a40a8837a9d/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de768366-1ad7-460d-b412-e398d657aed1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9f1e750bc18516be24fa625bec6fe30 ea2f9b717a9818598949961d588abbfd dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 2b6c18feb14474dd8d3a2b0de2b627d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797746000265216 |