Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Felipe Steiner de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/25938
Resumo: Com o advento de novas tecnologias, como o blockchain, nota-se um grande potencial de mudança na gestão de supply chain. Segmentos como a cadeia logística internacional ainda utilizam grande quantidade de documentos físicos e geram um enorme volume de informações oriundas de diferentes elos da cadeia. Documentos importantes, como o bill of lading (BL), estão sujeitos a fraudes e extravios. Este trabalho se propõe a explorar, por meio de um estudo de caso único, como a digitalização do BL, através da tecnologia de blockchain, pode contribuir com a cadeia de importação em contêineres via modal marítimo. Após a análise do referencial teórico, este trabalho elaborou duas proposições, a saber: i) a plataforma de blockchain, aplicada à cadeia logística internacional em contêineres, pode potencializar maior segurança contra fraude e viabilizar a utilização digital do BL em importações; ii) a tecnologia de blockchain pode favorecer a transparência e rastreabilidade das transações, gerando maior confiança entre os elos da cadeia. A companhia estudada é pioneira em seu segmento e pretende digitalizar e integrar cadeia logística internacional com base na utilização de blockchain. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade. Os resultados permitem concluir que a adoção de uma plataforma digital estruturada com blockchain pode aumentar a eficiência e a confiança entre os envolvidos, aumentar a segurança e diminuir fraudes por meio da digitalização de documentos, aumentar a transparência por meio de rastreabilidade em tempo real e favorecer a colaboração entre os participantes. Por outro lado, ainda é uma tecnologia em amadurecimento, demandando a participação massiva dos envolvidos na cadeia para integração de informações e podendo enfrentar barreiras regulatórias.
id FGV_bc27e94b4b18829443063485c67888b5
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/25938
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Oliveira, Felipe Steiner deEscolas::EAESPMiguel, Priscila Laczynski de SouzaFigueiredo, Júlio Cesar Bastos deDuarte, André Luís de Castro MouraVasconcellos, Luís Henrique Rigato2019-01-21T14:15:57Z2019-01-21T14:15:57Z2018-12-14https://hdl.handle.net/10438/25938Com o advento de novas tecnologias, como o blockchain, nota-se um grande potencial de mudança na gestão de supply chain. Segmentos como a cadeia logística internacional ainda utilizam grande quantidade de documentos físicos e geram um enorme volume de informações oriundas de diferentes elos da cadeia. Documentos importantes, como o bill of lading (BL), estão sujeitos a fraudes e extravios. Este trabalho se propõe a explorar, por meio de um estudo de caso único, como a digitalização do BL, através da tecnologia de blockchain, pode contribuir com a cadeia de importação em contêineres via modal marítimo. Após a análise do referencial teórico, este trabalho elaborou duas proposições, a saber: i) a plataforma de blockchain, aplicada à cadeia logística internacional em contêineres, pode potencializar maior segurança contra fraude e viabilizar a utilização digital do BL em importações; ii) a tecnologia de blockchain pode favorecer a transparência e rastreabilidade das transações, gerando maior confiança entre os elos da cadeia. A companhia estudada é pioneira em seu segmento e pretende digitalizar e integrar cadeia logística internacional com base na utilização de blockchain. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade. Os resultados permitem concluir que a adoção de uma plataforma digital estruturada com blockchain pode aumentar a eficiência e a confiança entre os envolvidos, aumentar a segurança e diminuir fraudes por meio da digitalização de documentos, aumentar a transparência por meio de rastreabilidade em tempo real e favorecer a colaboração entre os participantes. Por outro lado, ainda é uma tecnologia em amadurecimento, demandando a participação massiva dos envolvidos na cadeia para integração de informações e podendo enfrentar barreiras regulatórias.Given the advent of new technologies, such as blockchain, there is a great potential for change in supply chain management. Segments such as the international logistics chain still use a huge number of physical documents and generate an enormous amount of information from different links of the chain. Important documents like the bill of lading (BL) are subject to fraud and misplacement. This paper proposes to explore, over a single case of study, how BL digitization, through blockchain technology, can contribute to the import chain in containers via maritime modal. After analyzing the theoretical framework, this paper elaborated two propositions, namely: i) the blockchain platform, applied to the international logistics chain in containers, can provide a superior security against fraud and enable the digital use of BL in imports; ii) the blockchain technology can favor transparency and traceability in the transactions, generating greater confidence between the links of the chain. The company studied is a pioneer in its segment and intends to digitize and integrate international logistics chain based on the use of blockchain. Data were collected by in-depth interviews. The results allow to conclude that the adoption of a digital platform structured with blockchain can increase the efficiency and confidence among the stakeholders, increase security and reduce fraud through document digitization, increase transparency through traceability in real time and encourage collaboration between its participants. On the other hand, it is still a recent technology, it requires the massive participation of its members in order to integrate information and may face regulatory barriers.porBill of ladingBlockchainInternational logistics chainDigitizationSecurityTraceabilityEfficiencyConfidenceCadeia logística internacionalDigitalizaçãoSegurançaRastreabilidadeEficiênciaConfiançaAdministração de empresasLogística empresarial - Estudo de casosConhecimento de carga - Processamento de dadosBlockchains (Base de dados)Transporte marítimoComércio internacionalAdoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdf.txtTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdf.txtExtracted texttext/plain102994https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d66074c2-edbb-41c8-8852-1ee7d718a4be/downloadb9f1e750bc18516be24fa625bec6fe30MD55ORIGINALTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdfTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdfPDFapplication/pdf2181619https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2dff511f-3303-4d73-8a0c-2c00b2ec0158/downloadea2f9b717a9818598949961d588abbfdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3e967a77-ab88-4afe-a92f-9a40a8837a9d/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdf.jpgTrabalho Aplicado - MPGC da linha de Suply Chain - Felipe Steiner.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2625https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de768366-1ad7-460d-b412-e398d657aed1/download2b6c18feb14474dd8d3a2b0de2b627d9MD5610438/259382023-11-26 11:16:03.962open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/25938https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T11:16:03Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
title Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
spellingShingle Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
Oliveira, Felipe Steiner de
Bill of lading
Blockchain
International logistics chain
Digitization
Security
Traceability
Efficiency
Confidence
Cadeia logística internacional
Digitalização
Segurança
Rastreabilidade
Eficiência
Confiança
Administração de empresas
Logística empresarial - Estudo de casos
Conhecimento de carga - Processamento de dados
Blockchains (Base de dados)
Transporte marítimo
Comércio internacional
title_short Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
title_full Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
title_fullStr Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
title_full_unstemmed Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
title_sort Adoção de blockchain e digitalização do bill of lading (conhecimento de carga) na cadeia de importação em contêineres
author Oliveira, Felipe Steiner de
author_facet Oliveira, Felipe Steiner de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
Figueiredo, Júlio Cesar Bastos de
Duarte, André Luís de Castro Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Felipe Steiner de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcellos, Luís Henrique Rigato
contributor_str_mv Vasconcellos, Luís Henrique Rigato
dc.subject.eng.fl_str_mv Bill of lading
Blockchain
International logistics chain
Digitization
Security
Traceability
Efficiency
Confidence
topic Bill of lading
Blockchain
International logistics chain
Digitization
Security
Traceability
Efficiency
Confidence
Cadeia logística internacional
Digitalização
Segurança
Rastreabilidade
Eficiência
Confiança
Administração de empresas
Logística empresarial - Estudo de casos
Conhecimento de carga - Processamento de dados
Blockchains (Base de dados)
Transporte marítimo
Comércio internacional
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeia logística internacional
Digitalização
Segurança
Rastreabilidade
Eficiência
Confiança
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Logística empresarial - Estudo de casos
Conhecimento de carga - Processamento de dados
Blockchains (Base de dados)
Transporte marítimo
Comércio internacional
description Com o advento de novas tecnologias, como o blockchain, nota-se um grande potencial de mudança na gestão de supply chain. Segmentos como a cadeia logística internacional ainda utilizam grande quantidade de documentos físicos e geram um enorme volume de informações oriundas de diferentes elos da cadeia. Documentos importantes, como o bill of lading (BL), estão sujeitos a fraudes e extravios. Este trabalho se propõe a explorar, por meio de um estudo de caso único, como a digitalização do BL, através da tecnologia de blockchain, pode contribuir com a cadeia de importação em contêineres via modal marítimo. Após a análise do referencial teórico, este trabalho elaborou duas proposições, a saber: i) a plataforma de blockchain, aplicada à cadeia logística internacional em contêineres, pode potencializar maior segurança contra fraude e viabilizar a utilização digital do BL em importações; ii) a tecnologia de blockchain pode favorecer a transparência e rastreabilidade das transações, gerando maior confiança entre os elos da cadeia. A companhia estudada é pioneira em seu segmento e pretende digitalizar e integrar cadeia logística internacional com base na utilização de blockchain. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade. Os resultados permitem concluir que a adoção de uma plataforma digital estruturada com blockchain pode aumentar a eficiência e a confiança entre os envolvidos, aumentar a segurança e diminuir fraudes por meio da digitalização de documentos, aumentar a transparência por meio de rastreabilidade em tempo real e favorecer a colaboração entre os participantes. Por outro lado, ainda é uma tecnologia em amadurecimento, demandando a participação massiva dos envolvidos na cadeia para integração de informações e podendo enfrentar barreiras regulatórias.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-21T14:15:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-21T14:15:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/25938
url https://hdl.handle.net/10438/25938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d66074c2-edbb-41c8-8852-1ee7d718a4be/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2dff511f-3303-4d73-8a0c-2c00b2ec0158/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3e967a77-ab88-4afe-a92f-9a40a8837a9d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de768366-1ad7-460d-b412-e398d657aed1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv b9f1e750bc18516be24fa625bec6fe30
ea2f9b717a9818598949961d588abbfd
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
2b6c18feb14474dd8d3a2b0de2b627d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797746000265216