Adoção de Blockchain e Digitalização do Bill of Lading na Cadeia de Importação de Contêineres
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2548 |
Resumo: | Há uma significativa mudança na gestão de supply chain através da tecnologia blockchain que pode implicar uma maior transparência e segurança entre os participantes da cadeia de suprimentos. Por outro lado, segmentos como a logística internacional ainda utilizam grande quantidade de documentos físicos e geram um enorme volume de informações oriundas de diferentes elos da cadeia. Um dos documentos físicos mais importantes desse segmento é o Bill of Lading (BL), estando sujeito a fraudes e extravios. Este artigo objetiva propiciar uma melhor compreensão de como a adoção da tecnologia de blockchain pelo transporte marítimo internacional de contêineres pode contribuir para o fluxo documental do BL e alterar as questões de rastreabilidade, segurança e governança da cadeia. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando-se um estudo de caso de uma empresa pioneira em seu segmento que pretende digitalizar e integrar a cadeia logística internacional com base na utilização de blockchain. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade e análise de documentação. Os resultados foram avaliados considerando duas proposições teóricas e permitiram concluir que a adoção de uma plataforma digital estruturada com blockchain pode, de fato, aumentar a eficiência e a confiança entre os envolvidos, aumentar a segurança e diminuir fraudes por meio da digitalização de documentos, aumentar a transparência por meio de rastreabilidade em tempo real e favorecer a colaboração entre os participantes. Por outro lado, ainda é uma tecnologia em amadurecimento, requer a participação massiva dos participantes da cadeia para integração de informações e pode enfrentar barreiras regulatórias. |
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