Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monzoni, Mario
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Osório, Guarany
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/18524
Resumo: A frota de automóveis de passeio circulando pelas rodovias e ruas do Brasil atingiu as 26 milhões de unidades em 2011 e deve alcançar os 44 milhões de veículos até 2020. Tamanha frota possui impactos diversos sobre a qualidade de vida da população, dentre eles a contribuição às mudanças climáticas devido às emissões de CO2 provenientes dos escapamentos. Em 2011, tais emissões ficaram próximas das 67Mt e em 2020 o total pode superar as 112Mt em um cenário business as usual. Políticas públicas para a redução da intensidade de emissões de veículos de passeio, que estabelecem metas claras e penalidades para não cumprimento, já estão em vigor em diferentes regiões e países do mundo, tais como União Europeia, Estados Unidos e Japão. Desta forma, medidas para tornar os automóveis menos intensos em carbono, quando de sua utilização, como o estabelecimento de metas (em gramas de CO2 por quilômetro percorrido) podem reduzir essas emissões em quase 20% no ano de 2020, supondo um cenário de ganhos anuais de eficiência a partir do ano de 2013, chegando a 95 g CO2/km até 2020.
id FGV_bdb5b3a1ae9c645fbccd5d4806b1088c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/18524
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Monzoni, MarioOsório, GuaranyEscolas::EAESP2017-07-24T19:36:37Z2017-07-24T19:36:37Z2012http://hdl.handle.net/10438/18524A frota de automóveis de passeio circulando pelas rodovias e ruas do Brasil atingiu as 26 milhões de unidades em 2011 e deve alcançar os 44 milhões de veículos até 2020. Tamanha frota possui impactos diversos sobre a qualidade de vida da população, dentre eles a contribuição às mudanças climáticas devido às emissões de CO2 provenientes dos escapamentos. Em 2011, tais emissões ficaram próximas das 67Mt e em 2020 o total pode superar as 112Mt em um cenário business as usual. Políticas públicas para a redução da intensidade de emissões de veículos de passeio, que estabelecem metas claras e penalidades para não cumprimento, já estão em vigor em diferentes regiões e países do mundo, tais como União Europeia, Estados Unidos e Japão. Desta forma, medidas para tornar os automóveis menos intensos em carbono, quando de sua utilização, como o estabelecimento de metas (em gramas de CO2 por quilômetro percorrido) podem reduzir essas emissões em quase 20% no ano de 2020, supondo um cenário de ganhos anuais de eficiência a partir do ano de 2013, chegando a 95 g CO2/km até 2020.porCentro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces)Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)Desenvolvimento sustentávelMudanças climáticasGases estufaAutomóveisAdministração de empresasDesenvolvimento sustentávelMudanças climáticasGases estufaAutomóveisNota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTGVces_Nota técnica_eficiência motores automóveis passeio.pdf.txtGVces_Nota técnica_eficiência motores automóveis passeio.pdf.txtExtracted texttext/plain71276https://repositorio.fgv.br/bitstreams/52928108-b61d-4347-b1c3-4d9023bda40a/download65f2bfc04b50a0bf7e8601dca9d572c2MD55ORIGINALGVces_Nota técnica_eficiência motores automóveis passeio.pdfGVces_Nota técnica_eficiência motores automóveis passeio.pdfPDFapplication/pdf812101https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3c0f9baf-d039-4cc7-97e8-dda973232b85/downloadf58bbf93c2e3e68394fd294de48177a6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/47ca5838-1d04-4be2-9c02-1503c7b42425/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILGVces_Nota técnica_eficiência motores automóveis passeio.pdf.jpgGVces_Nota técnica_eficiência motores automóveis passeio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5058https://repositorio.fgv.br/bitstreams/35ef3884-d47e-44f7-9e1c-64a189499774/downloada3c1169f27f2ec0cf5d61f11cd4f8338MD5610438/185242023-11-26 07:22:08.779open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/18524https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T07:22:08Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6
title Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6
spellingShingle Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6
Monzoni, Mario
Desenvolvimento sustentável
Mudanças climáticas
Gases estufa
Automóveis
Administração de empresas
Desenvolvimento sustentável
Mudanças climáticas
Gases estufa
Automóveis
title_short Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6
title_full Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6
title_fullStr Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6
title_full_unstemmed Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6
title_sort Nota técnica eficiência de motores de automóveis de passeio: caderno 6
author Monzoni, Mario
author_facet Monzoni, Mario
Osório, Guarany
author_role author
author2 Osório, Guarany
author2_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Monzoni, Mario
Osório, Guarany
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Mudanças climáticas
Gases estufa
Automóveis
topic Desenvolvimento sustentável
Mudanças climáticas
Gases estufa
Automóveis
Administração de empresas
Desenvolvimento sustentável
Mudanças climáticas
Gases estufa
Automóveis
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Mudanças climáticas
Gases estufa
Automóveis
description A frota de automóveis de passeio circulando pelas rodovias e ruas do Brasil atingiu as 26 milhões de unidades em 2011 e deve alcançar os 44 milhões de veículos até 2020. Tamanha frota possui impactos diversos sobre a qualidade de vida da população, dentre eles a contribuição às mudanças climáticas devido às emissões de CO2 provenientes dos escapamentos. Em 2011, tais emissões ficaram próximas das 67Mt e em 2020 o total pode superar as 112Mt em um cenário business as usual. Políticas públicas para a redução da intensidade de emissões de veículos de passeio, que estabelecem metas claras e penalidades para não cumprimento, já estão em vigor em diferentes regiões e países do mundo, tais como União Europeia, Estados Unidos e Japão. Desta forma, medidas para tornar os automóveis menos intensos em carbono, quando de sua utilização, como o estabelecimento de metas (em gramas de CO2 por quilômetro percorrido) podem reduzir essas emissões em quase 20% no ano de 2020, supondo um cenário de ganhos anuais de eficiência a partir do ano de 2013, chegando a 95 g CO2/km até 2020.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-24T19:36:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-24T19:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/18524
url http://hdl.handle.net/10438/18524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces)
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces)
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/52928108-b61d-4347-b1c3-4d9023bda40a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3c0f9baf-d039-4cc7-97e8-dda973232b85/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/47ca5838-1d04-4be2-9c02-1503c7b42425/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/35ef3884-d47e-44f7-9e1c-64a189499774/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 65f2bfc04b50a0bf7e8601dca9d572c2
f58bbf93c2e3e68394fd294de48177a6
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
a3c1169f27f2ec0cf5d61f11cd4f8338
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749867644157952