A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34959 |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo estimar os fatores que mais contribuem para a valorização de obras de arte no contexto brasileiro. A análise se concentrou especificamente nas obras de arte de duas dimensões leiloadas pela Bolsa de Arte, casa de leilão brasileira, no período entre 2012 e 2022. Foram selecionadas para compor a amostra obras dos artistas mais relevantes em termos de número de obras vendidas e de valores negociados. A base de dados final conteve 1.073 obras de 43 artistas que se destacaram no cenário artístico nacional. O método utilizado para estimar os determinantes do preço das obras de arte foi o modelo de preços hedônicos, uma técnica econométrica que permite estimar o preço implícito das características que compõe um produto. Os resultados apontam que o autor é o principal determinante do preço de uma obra de arte no mercado brasileiro, por exemplo uma obra da Tarsila de Amaral, a artista mais valorizada no período, chega a exibir um sobre preço de 15.777%, enquanto uma obra de Alfredo Volpi, artista com maior número de obras negociadas, exibiu um sobre preço de 2.069%. Técnica utilizada, dimensão da obra, obras datadas pelo artista e participação em alguma bienal são fatores que também adicionaram valor a obra no mercado brasileiro de arte, entre 2012 e 2022. |
id |
FGV_bff8412e012aa5c4813c56beb13d9e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/34959 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Paixão, Luiz Andrés RibeiroMesquita, ThaisCampos, Eduardo LimaEscolas::EESP2024-03-01T15:16:05Z2024-03-01T15:16:05Z2023-09-21https://hdl.handle.net/10438/34959Esse estudo tem como objetivo estimar os fatores que mais contribuem para a valorização de obras de arte no contexto brasileiro. A análise se concentrou especificamente nas obras de arte de duas dimensões leiloadas pela Bolsa de Arte, casa de leilão brasileira, no período entre 2012 e 2022. Foram selecionadas para compor a amostra obras dos artistas mais relevantes em termos de número de obras vendidas e de valores negociados. A base de dados final conteve 1.073 obras de 43 artistas que se destacaram no cenário artístico nacional. O método utilizado para estimar os determinantes do preço das obras de arte foi o modelo de preços hedônicos, uma técnica econométrica que permite estimar o preço implícito das características que compõe um produto. Os resultados apontam que o autor é o principal determinante do preço de uma obra de arte no mercado brasileiro, por exemplo uma obra da Tarsila de Amaral, a artista mais valorizada no período, chega a exibir um sobre preço de 15.777%, enquanto uma obra de Alfredo Volpi, artista com maior número de obras negociadas, exibiu um sobre preço de 2.069%. Técnica utilizada, dimensão da obra, obras datadas pelo artista e participação em alguma bienal são fatores que também adicionaram valor a obra no mercado brasileiro de arte, entre 2012 e 2022.The goal of this study is to estimate the factors that are relevant to the Brazilian works of fine art price formation. The analysis is based on two dimension works sold at Bolsa de Arte’s auctions between 2012 and 2022. The sample was limited by artists that exhibited the highest number or works sold or the greatest values in the period. There were 1.073 works from 43 artists in the final sample. The hedonic price method was used to estimate the impact of each work characteristic in its price formation. The results suggests that the artist is the most important variable to determine the price of fine artwork. For example, a painting by Tarsila do Amaral, the most valued artist in our sample, added 15.777% its value. Alfredo Volpi, the artist with the highest liquidity of works of art in our sample, added 2.069%. Characteristics of artworkslike, technique, area, dated lots, works which were exhibited in art biennials also added value to the Brazililan fine art works between 2012 and 2022.porSeminário Acadêmico em Economia do Mercado a Arte; 1.10Mercado de artes no BrasilLeilão de artePreços hedônicosArte brasileiraBrazilian art marketArt auctionsHedonic priceBrazilian artEconomiaA determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8e6a17a1-64fa-406c-9217-d1d0751dbf71/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALLuiz_Paixao.pdfLuiz_Paixao.pdfPDFapplication/pdf274382https://repositorio.fgv.br/bitstreams/22b2870f-1d3a-4568-94c6-0adf62a95414/download7f54d368b6947b84cc854ee9dda155f4MD52TEXTLuiz_Paixao.pdf.txtLuiz_Paixao.pdf.txtExtracted texttext/plain25137https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d58c734d-bfc4-4519-a699-bf4c41f2a595/download1e1af2677ca6fe19e0d46fb4ecc5f31aMD53THUMBNAILLuiz_Paixao.pdf.jpgLuiz_Paixao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5203https://repositorio.fgv.br/bitstreams/111c6426-674a-4048-8553-25916464b746/download47e8ea31725801923125dab0e3e9e5b7MD5410438/349592024-03-06 15:19:25.443open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/34959https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-03-06T15:19:25Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil |
title |
A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil |
spellingShingle |
A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil Paixão, Luiz Andrés Ribeiro Mercado de artes no Brasil Leilão de arte Preços hedônicos Arte brasileira Brazilian art market Art auctions Hedonic price Brazilian art Economia |
title_short |
A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil |
title_full |
A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil |
title_fullStr |
A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil |
title_full_unstemmed |
A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil |
title_sort |
A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil |
author |
Paixão, Luiz Andrés Ribeiro |
author_facet |
Paixão, Luiz Andrés Ribeiro Mesquita, Thais Campos, Eduardo Lima |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Thais Campos, Eduardo Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Luiz Andrés Ribeiro Mesquita, Thais Campos, Eduardo Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de artes no Brasil Leilão de arte Preços hedônicos Arte brasileira |
topic |
Mercado de artes no Brasil Leilão de arte Preços hedônicos Arte brasileira Brazilian art market Art auctions Hedonic price Brazilian art Economia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Brazilian art market Art auctions Hedonic price Brazilian art |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Economia |
description |
Esse estudo tem como objetivo estimar os fatores que mais contribuem para a valorização de obras de arte no contexto brasileiro. A análise se concentrou especificamente nas obras de arte de duas dimensões leiloadas pela Bolsa de Arte, casa de leilão brasileira, no período entre 2012 e 2022. Foram selecionadas para compor a amostra obras dos artistas mais relevantes em termos de número de obras vendidas e de valores negociados. A base de dados final conteve 1.073 obras de 43 artistas que se destacaram no cenário artístico nacional. O método utilizado para estimar os determinantes do preço das obras de arte foi o modelo de preços hedônicos, uma técnica econométrica que permite estimar o preço implícito das características que compõe um produto. Os resultados apontam que o autor é o principal determinante do preço de uma obra de arte no mercado brasileiro, por exemplo uma obra da Tarsila de Amaral, a artista mais valorizada no período, chega a exibir um sobre preço de 15.777%, enquanto uma obra de Alfredo Volpi, artista com maior número de obras negociadas, exibiu um sobre preço de 2.069%. Técnica utilizada, dimensão da obra, obras datadas pelo artista e participação em alguma bienal são fatores que também adicionaram valor a obra no mercado brasileiro de arte, entre 2012 e 2022. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-01T15:16:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-01T15:16:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/34959 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/34959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv |
Seminário Acadêmico em Economia do Mercado a Arte; 1.10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8e6a17a1-64fa-406c-9217-d1d0751dbf71/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/22b2870f-1d3a-4568-94c6-0adf62a95414/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d58c734d-bfc4-4519-a699-bf4c41f2a595/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/111c6426-674a-4048-8553-25916464b746/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a4b67231f701c416a809246e7a10077 7f54d368b6947b84cc854ee9dda155f4 1e1af2677ca6fe19e0d46fb4ecc5f31a 47e8ea31725801923125dab0e3e9e5b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023986051940352 |