A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Luiz Andrés Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mesquita, Thais, Campos, Eduardo Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34959
Resumo: Esse estudo tem como objetivo estimar os fatores que mais contribuem para a valorização de obras de arte no contexto brasileiro. A análise se concentrou especificamente nas obras de arte de duas dimensões leiloadas pela Bolsa de Arte, casa de leilão brasileira, no período entre 2012 e 2022. Foram selecionadas para compor a amostra obras dos artistas mais relevantes em termos de número de obras vendidas e de valores negociados. A base de dados final conteve 1.073 obras de 43 artistas que se destacaram no cenário artístico nacional. O método utilizado para estimar os determinantes do preço das obras de arte foi o modelo de preços hedônicos, uma técnica econométrica que permite estimar o preço implícito das características que compõe um produto. Os resultados apontam que o autor é o principal determinante do preço de uma obra de arte no mercado brasileiro, por exemplo uma obra da Tarsila de Amaral, a artista mais valorizada no período, chega a exibir um sobre preço de 15.777%, enquanto uma obra de Alfredo Volpi, artista com maior número de obras negociadas, exibiu um sobre preço de 2.069%. Técnica utilizada, dimensão da obra, obras datadas pelo artista e participação em alguma bienal são fatores que também adicionaram valor a obra no mercado brasileiro de arte, entre 2012 e 2022.
id FGV_bff8412e012aa5c4813c56beb13d9e21
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/34959
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Paixão, Luiz Andrés RibeiroMesquita, ThaisCampos, Eduardo LimaEscolas::EESP2024-03-01T15:16:05Z2024-03-01T15:16:05Z2023-09-21https://hdl.handle.net/10438/34959Esse estudo tem como objetivo estimar os fatores que mais contribuem para a valorização de obras de arte no contexto brasileiro. A análise se concentrou especificamente nas obras de arte de duas dimensões leiloadas pela Bolsa de Arte, casa de leilão brasileira, no período entre 2012 e 2022. Foram selecionadas para compor a amostra obras dos artistas mais relevantes em termos de número de obras vendidas e de valores negociados. A base de dados final conteve 1.073 obras de 43 artistas que se destacaram no cenário artístico nacional. O método utilizado para estimar os determinantes do preço das obras de arte foi o modelo de preços hedônicos, uma técnica econométrica que permite estimar o preço implícito das características que compõe um produto. Os resultados apontam que o autor é o principal determinante do preço de uma obra de arte no mercado brasileiro, por exemplo uma obra da Tarsila de Amaral, a artista mais valorizada no período, chega a exibir um sobre preço de 15.777%, enquanto uma obra de Alfredo Volpi, artista com maior número de obras negociadas, exibiu um sobre preço de 2.069%. Técnica utilizada, dimensão da obra, obras datadas pelo artista e participação em alguma bienal são fatores que também adicionaram valor a obra no mercado brasileiro de arte, entre 2012 e 2022.The goal of this study is to estimate the factors that are relevant to the Brazilian works of fine art price formation. The analysis is based on two dimension works sold at Bolsa de Arte’s auctions between 2012 and 2022. The sample was limited by artists that exhibited the highest number or works sold or the greatest values in the period. There were 1.073 works from 43 artists in the final sample. The hedonic price method was used to estimate the impact of each work characteristic in its price formation. The results suggests that the artist is the most important variable to determine the price of fine artwork. For example, a painting by Tarsila do Amaral, the most valued artist in our sample, added 15.777% its value. Alfredo Volpi, the artist with the highest liquidity of works of art in our sample, added 2.069%. Characteristics of artworkslike, technique, area, dated lots, works which were exhibited in art biennials also added value to the Brazililan fine art works between 2012 and 2022.porSeminário Acadêmico em Economia do Mercado a Arte; 1.10Mercado de artes no BrasilLeilão de artePreços hedônicosArte brasileiraBrazilian art marketArt auctionsHedonic priceBrazilian artEconomiaA determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8e6a17a1-64fa-406c-9217-d1d0751dbf71/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALLuiz_Paixao.pdfLuiz_Paixao.pdfPDFapplication/pdf274382https://repositorio.fgv.br/bitstreams/22b2870f-1d3a-4568-94c6-0adf62a95414/download7f54d368b6947b84cc854ee9dda155f4MD52TEXTLuiz_Paixao.pdf.txtLuiz_Paixao.pdf.txtExtracted texttext/plain25137https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d58c734d-bfc4-4519-a699-bf4c41f2a595/download1e1af2677ca6fe19e0d46fb4ecc5f31aMD53THUMBNAILLuiz_Paixao.pdf.jpgLuiz_Paixao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5203https://repositorio.fgv.br/bitstreams/111c6426-674a-4048-8553-25916464b746/download47e8ea31725801923125dab0e3e9e5b7MD5410438/349592024-03-06 15:19:25.443open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/34959https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-03-06T15:19:25Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
title A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
spellingShingle A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
Paixão, Luiz Andrés Ribeiro
Mercado de artes no Brasil
Leilão de arte
Preços hedônicos
Arte brasileira
Brazilian art market
Art auctions
Hedonic price
Brazilian art
Economia
title_short A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
title_full A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
title_fullStr A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
title_full_unstemmed A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
title_sort A determinação do preço das obras de arte: um estudo para o mercado de pinturas e fotografias no Brasil
author Paixão, Luiz Andrés Ribeiro
author_facet Paixão, Luiz Andrés Ribeiro
Mesquita, Thais
Campos, Eduardo Lima
author_role author
author2 Mesquita, Thais
Campos, Eduardo Lima
author2_role author
author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Luiz Andrés Ribeiro
Mesquita, Thais
Campos, Eduardo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de artes no Brasil
Leilão de arte
Preços hedônicos
Arte brasileira
topic Mercado de artes no Brasil
Leilão de arte
Preços hedônicos
Arte brasileira
Brazilian art market
Art auctions
Hedonic price
Brazilian art
Economia
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian art market
Art auctions
Hedonic price
Brazilian art
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
description Esse estudo tem como objetivo estimar os fatores que mais contribuem para a valorização de obras de arte no contexto brasileiro. A análise se concentrou especificamente nas obras de arte de duas dimensões leiloadas pela Bolsa de Arte, casa de leilão brasileira, no período entre 2012 e 2022. Foram selecionadas para compor a amostra obras dos artistas mais relevantes em termos de número de obras vendidas e de valores negociados. A base de dados final conteve 1.073 obras de 43 artistas que se destacaram no cenário artístico nacional. O método utilizado para estimar os determinantes do preço das obras de arte foi o modelo de preços hedônicos, uma técnica econométrica que permite estimar o preço implícito das características que compõe um produto. Os resultados apontam que o autor é o principal determinante do preço de uma obra de arte no mercado brasileiro, por exemplo uma obra da Tarsila de Amaral, a artista mais valorizada no período, chega a exibir um sobre preço de 15.777%, enquanto uma obra de Alfredo Volpi, artista com maior número de obras negociadas, exibiu um sobre preço de 2.069%. Técnica utilizada, dimensão da obra, obras datadas pelo artista e participação em alguma bienal são fatores que também adicionaram valor a obra no mercado brasileiro de arte, entre 2012 e 2022.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T15:16:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-01T15:16:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/34959
url https://hdl.handle.net/10438/34959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Seminário Acadêmico em Economia do Mercado a Arte; 1.10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8e6a17a1-64fa-406c-9217-d1d0751dbf71/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/22b2870f-1d3a-4568-94c6-0adf62a95414/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d58c734d-bfc4-4519-a699-bf4c41f2a595/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/111c6426-674a-4048-8553-25916464b746/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a4b67231f701c416a809246e7a10077
7f54d368b6947b84cc854ee9dda155f4
1e1af2677ca6fe19e0d46fb4ecc5f31a
47e8ea31725801923125dab0e3e9e5b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023986051940352