Contratos de performance no Programa Novo Rio Pinheiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35912 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise crítica dos contratos integrantes do Eixo Saneamento do Programa Novo Rio Pinheiros, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo para promover a despoluição do rio Pinheiros e de seus córregos afluentes. Como o projeto foi segmentado em lotes, foram firmados vários contratos, que, no entanto, se estabeleceram segundo um mesmo padrão. No conjunto de 16 contratos, foram aplicadas duas modelagens de execução, uma para os referentes às obras de construção da Unidade Recuperadora da Qualidade da Água (uma espécie de estação de tratamento de água) e outra para os das obras realizadas nos coletores e na ligação de domicílios ao sistema de esgoto e saneamento, responsáveis por evitar que o esgoto das moradias informais, situadas no entorno dos córregos, seja despejado nas águas. A principal diferenciação entre esses contratos está, portanto, nas modelagens adotadas, o que embasou a seleção de um de cada tipo como objeto de análise neste estudo. A pesquisa volta-se, assim, ao exame dos contratos e das principais cláusulas que regem o seu funcionamento, bem como das formas de remuneração e das obrigações das partes. Conversas informais realizadas com representantes das duas partes do contrato, o público e o privado, trazem importantes subsídios à investigação. Intenta-se contribuir especificamente para a reflexão sobre a contratualização de metas de performance em futuros contratos que venham a ser firmados no setor, sugerindo possíveis melhorias na modelagem jurídica. |
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Semer, VivianEscolas::DIREITO SPPinto Junior, Mario EnglerJordão, Tarcila ReisPellegrini, Guilherme MartinsRosilho, André Janjácomo2024-09-30T16:56:01Z2024-09-30T16:56:01Z2024-08-26https://hdl.handle.net/10438/35912Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise crítica dos contratos integrantes do Eixo Saneamento do Programa Novo Rio Pinheiros, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo para promover a despoluição do rio Pinheiros e de seus córregos afluentes. Como o projeto foi segmentado em lotes, foram firmados vários contratos, que, no entanto, se estabeleceram segundo um mesmo padrão. No conjunto de 16 contratos, foram aplicadas duas modelagens de execução, uma para os referentes às obras de construção da Unidade Recuperadora da Qualidade da Água (uma espécie de estação de tratamento de água) e outra para os das obras realizadas nos coletores e na ligação de domicílios ao sistema de esgoto e saneamento, responsáveis por evitar que o esgoto das moradias informais, situadas no entorno dos córregos, seja despejado nas águas. A principal diferenciação entre esses contratos está, portanto, nas modelagens adotadas, o que embasou a seleção de um de cada tipo como objeto de análise neste estudo. A pesquisa volta-se, assim, ao exame dos contratos e das principais cláusulas que regem o seu funcionamento, bem como das formas de remuneração e das obrigações das partes. Conversas informais realizadas com representantes das duas partes do contrato, o público e o privado, trazem importantes subsídios à investigação. Intenta-se contribuir especificamente para a reflexão sobre a contratualização de metas de performance em futuros contratos que venham a ser firmados no setor, sugerindo possíveis melhorias na modelagem jurídica.The aim of this paper is to present a critical analysis of the contracts included in the Sanitation Axis of the New Pinheiros River Program, developed by the São Paulo State Government to promote the clean-up of the Pinheiros River and its affluent streams. As the project was segmented into batches, several contracts were signed, but they were established according to the same pattern. Two execution models were applied to the set of 16 contracts, one for the construction work on the Water Quality Recovery Unit (a kind of water treatment plant) and the other for the work carried out on the collectors and the connection of households to the sewage and sanitation system, which is responsible for preventing sewage from informal dwellings located around the streams from being discharged into the water. The main difference between these contracts is, therefore, in the models adopted, which is why one of each type was selected as the object of analysis in this study. The research therefore turns to examining the contracts and the main clauses governing their operation, as well as the forms of remuneration and the obligations of the parties. Informal interviews with representatives of the two parties to the contract, the public and the private, provide important input to the research. The aim is to contribute specifically to the reflection on the contractualization of performance targets in future contracts that may be signed in the sector, suggesting possible improvements in the legal modeling.porRio PinheirosTratamento da águaUnidade recuperadora da qualidade da águaModelagem jurídicaSaneamento básicoPinheiros riverWater treatmentWater quality recovery unitLegal modelingDireitoContratos administrativosParceria público-privadaRios - RecuperaçãoPinheiros, Rio (SP)Saneamento - São Paulo (Estado)Contratos de performance no Programa Novo Rio Pinheirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a22c5c34-1583-48f0-a286-330692ef8b3e/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALFGV VIVIAN SEMER 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Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise crítica dos contratos integrantes do Eixo Saneamento do Programa Novo Rio Pinheiros, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo para promover a despoluição do rio Pinheiros e de seus córregos afluentes. Como o projeto foi segmentado em lotes, foram firmados vários contratos, que, no entanto, se estabeleceram segundo um mesmo padrão. No conjunto de 16 contratos, foram aplicadas duas modelagens de execução, uma para os referentes às obras de construção da Unidade Recuperadora da Qualidade da Água (uma espécie de estação de tratamento de água) e outra para os das obras realizadas nos coletores e na ligação de domicílios ao sistema de esgoto e saneamento, responsáveis por evitar que o esgoto das moradias informais, situadas no entorno dos córregos, seja despejado nas águas. A principal diferenciação entre esses contratos está, portanto, nas modelagens adotadas, o que embasou a seleção de um de cada tipo como objeto de análise neste estudo. A pesquisa volta-se, assim, ao exame dos contratos e das principais cláusulas que regem o seu funcionamento, bem como das formas de remuneração e das obrigações das partes. Conversas informais realizadas com representantes das duas partes do contrato, o público e o privado, trazem importantes subsídios à investigação. Intenta-se contribuir especificamente para a reflexão sobre a contratualização de metas de performance em futuros contratos que venham a ser firmados no setor, sugerindo possíveis melhorias na modelagem jurídica. |
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