Aspectos do mercado eleitoral brasileiro: análise econométrica do impacto dos gastos de campanha nas eleições para a Câmara e o Senado de 2002
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/80 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado em economia foi motivada por uma questão complexa bastante estudada na literatura de economia política nos dias de hoje: as formas como campanhas políticas afetam votação em uma eleição. estudo procura modelar mercado eleitoral brasileiro para deputados federais senadores. Através de um modelo linear, conclui-se que os gastos em campanha eleitoral são fatores decisivos para eleição de um candidato deputado federal. Após reconhecer que variável que mede os gastos em campanha possui erro de medida (devido ao famoso 'caixa dois', por exemplo), além de ser endógena uma vez que candidatos com maiores possibilidades de conseguir votos conseguem mais fontes de financiamento -, modelo foi estimado por variáveis instrumentais. Para senadores, utilizando modelos lineares modelos com variável resposta binaria, verifica-se também importância, ainda que em menor escala, da campanha eleitoral, sendo que um fator mais importante para corrida ao senado parece ser uma percepção priori da qualidade do candidato. |
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Mendonça, Gustavo de Freitas Guimarães AvilaEscolas::EPGEFGVAmorim Neto, Octavio2008-05-13T13:16:13Z2008-05-13T13:16:13Z2007-06-222007-06-22MENDONÇA, Gustavo de Freitas Guimarães Avila. Aspectos do mercado eleitoral brasileiro: análise econométrica do impacto dos gastos de campanha nas eleições para a Câmara e o Senado de 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/10438/80Esta dissertação de mestrado em economia foi motivada por uma questão complexa bastante estudada na literatura de economia política nos dias de hoje: as formas como campanhas políticas afetam votação em uma eleição. estudo procura modelar mercado eleitoral brasileiro para deputados federais senadores. Através de um modelo linear, conclui-se que os gastos em campanha eleitoral são fatores decisivos para eleição de um candidato deputado federal. Após reconhecer que variável que mede os gastos em campanha possui erro de medida (devido ao famoso 'caixa dois', por exemplo), além de ser endógena uma vez que candidatos com maiores possibilidades de conseguir votos conseguem mais fontes de financiamento -, modelo foi estimado por variáveis instrumentais. Para senadores, utilizando modelos lineares modelos com variável resposta binaria, verifica-se também importância, ainda que em menor escala, da campanha eleitoral, sendo que um fator mais importante para corrida ao senado parece ser uma percepção priori da qualidade do candidato.This thesis in economics was motivated by complex and widely studied question in the literature of Political Economy: the ways in which political campaigns affect the vote in an election. The study intend to make econometric models that explains elections for deputies and senators. Through linear model, it appears that spending on campaign are decisive for the election of congressional candidate. After acknowledging that the variable that measures the campaign has a measurement error and could be endogenous, models estimated with Instrumental Variables confirm the result. For senators, using linear models and models with binary response variable, it is also important, although to lesser extent, the election campaign, and most important factor in the race for the Senate seems to be an priori perception of the quality of candidate.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAspectos do mercado eleitoral brasileiro: análise econométrica do impacto dos gastos de campanha nas eleições para a Câmara e o Senado de 2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEconomiaCampanha eleitoral - Modelos econométricosEleições - Custos - Modelos econométricosreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL1418654.pdf1418654.pdfapplication/pdf1774729https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44d14a5f-5e96-4cbc-8929-68d51b665b0d/downloadcbb4a09b203d976ff30ceca2cafe2635MD51TEXT1418654.pdf.txt1418654.pdf.txtExtracted texttext/plain45666https://repositorio.fgv.br/bitstreams/400c3e86-4510-4c89-ba81-c5e9ecf3dfff/download6175761bdcf9e89a56cf64aad593a142MD56THUMBNAIL1418654.pdf.jpg1418654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3125https://repositorio.fgv.br/bitstreams/40336ace-9e62-4050-aaa6-e55ca7d1be72/download7889f9c1ae8c7ac45e5cb45122fff6ffMD5710438/802023-11-08 06:13:46.1open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/80https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T06:13:46Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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