Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lizeo, Elaine
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2517
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que influenciam a qualidade de aprendizagem e a eficácia em grupos. Os grupos de trabalho são aqui considerados sistemas sociais complexos e o estudo aqui desenvolvido parte da premissa de que é na inter-relação de fatores estruturais, cognitivos e interpessoais que se pode explicar a qualidade da aprendizagem e o nível de eficácia de um grupo. Este trabalho enfatiza a importância de se utilizar raciocínio sistêmico para o entendimento de sistemas complexos e constrói um modelo conceitual de Dinâmica de Sistemas, partindo de uma ampla revisão da literatura – de teorias de aprendizagem individual, em grupos e organizacional, de teorias da eficácia e de teorias sobre grupos – e de três estudos de caso. Ao final do trabalho, um modelo genérico qualitativo é oferecido aos interessados em uma análise sistêmica das complexidades que envolvem o processo de aprendizagem e a eficácia em grupos de trabalho.
id FGV_c9f15f63f8dd2b56be1d1bc6990f6a14
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2517
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Lizeo, ElaineEscolas::EAESPBetiol, Maria Irene StoccoEhrlich, Pierre JacquesEdmondson, Amy C.Amato Neto, JoãoGonçalves, Marilson Alves2010-04-20T20:47:54Z2010-04-20T20:47:54Z2004-03-09LIZEO, Elaine. Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.http://hdl.handle.net/10438/2517O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que influenciam a qualidade de aprendizagem e a eficácia em grupos. Os grupos de trabalho são aqui considerados sistemas sociais complexos e o estudo aqui desenvolvido parte da premissa de que é na inter-relação de fatores estruturais, cognitivos e interpessoais que se pode explicar a qualidade da aprendizagem e o nível de eficácia de um grupo. Este trabalho enfatiza a importância de se utilizar raciocínio sistêmico para o entendimento de sistemas complexos e constrói um modelo conceitual de Dinâmica de Sistemas, partindo de uma ampla revisão da literatura – de teorias de aprendizagem individual, em grupos e organizacional, de teorias da eficácia e de teorias sobre grupos – e de três estudos de caso. Ao final do trabalho, um modelo genérico qualitativo é oferecido aos interessados em uma análise sistêmica das complexidades que envolvem o processo de aprendizagem e a eficácia em grupos de trabalho.The objective of this thesis is to study the factors that influence the quality of group learning and group effectiveness. This study regards work groups as complex social systems and suggests that the explanation of the quality of learning and the effectiveness of a group lies in the interrelations of structural, cognitive and interpersonal factors. This study emphasizes the importance of applying systems thinking to understand complex systems and builds a conceptual system dynamics model, based on literature review – learning at the individual, group and organizational levels, effectiveness, and group dynamics – and on three case studies. At the end of the thesis, a generic, qualitative model is offered to whom is interested in a systems analysis of the complexities that encompass the learning process and effectiveness of work groups.porGroupsGroup effectivenessGroup learningSystem dynamicsLeadershipGruposEficácia de gruposAprendizagem em grupoDinâmica de sistemasLiderançaAdministração de empresasAprendizagem organizacionalGrupos de trabalhoDinâmica de grupoPsicologia da aprendizagemDinâmica de sistemasUm modelo dinâmico de aprendizagem em grupoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL98347.pdf.jpg98347.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2794https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ec5fd3cd-0847-4945-969c-9cc2e3d41526/download1758413b919289b265d327e0c828227dMD58ORIGINAL98347.pdfapplication/pdf695436https://repositorio.fgv.br/bitstreams/faf609cf-44fe-42bd-bd51-dd10a88fb305/downloada1e8260d11be728f8125bdccb8c1c36eMD52TEXT98347.pdf.txt98347.pdf.txtExtracted texttext/plain102948https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d024ec54-4968-4e8d-9edc-45e446df41b2/download32a6aa713204b88ec54fd0198811d88dMD5710438/25172023-11-05 04:27:46.669open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2517https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-05T04:27:46Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
title Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
spellingShingle Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
Lizeo, Elaine
Groups
Group effectiveness
Group learning
System dynamics
Leadership
Grupos
Eficácia de grupos
Aprendizagem em grupo
Dinâmica de sistemas
Liderança
Administração de empresas
Aprendizagem organizacional
Grupos de trabalho
Dinâmica de grupo
Psicologia da aprendizagem
Dinâmica de sistemas
title_short Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
title_full Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
title_fullStr Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
title_full_unstemmed Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
title_sort Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
author Lizeo, Elaine
author_facet Lizeo, Elaine
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Betiol, Maria Irene Stocco
Ehrlich, Pierre Jacques
Edmondson, Amy C.
Amato Neto, João
dc.contributor.author.fl_str_mv Lizeo, Elaine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Marilson Alves
contributor_str_mv Gonçalves, Marilson Alves
dc.subject.eng.fl_str_mv Groups
Group effectiveness
Group learning
System dynamics
Leadership
topic Groups
Group effectiveness
Group learning
System dynamics
Leadership
Grupos
Eficácia de grupos
Aprendizagem em grupo
Dinâmica de sistemas
Liderança
Administração de empresas
Aprendizagem organizacional
Grupos de trabalho
Dinâmica de grupo
Psicologia da aprendizagem
Dinâmica de sistemas
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos
Eficácia de grupos
Aprendizagem em grupo
Dinâmica de sistemas
Liderança
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Grupos de trabalho
Dinâmica de grupo
Psicologia da aprendizagem
Dinâmica de sistemas
description O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que influenciam a qualidade de aprendizagem e a eficácia em grupos. Os grupos de trabalho são aqui considerados sistemas sociais complexos e o estudo aqui desenvolvido parte da premissa de que é na inter-relação de fatores estruturais, cognitivos e interpessoais que se pode explicar a qualidade da aprendizagem e o nível de eficácia de um grupo. Este trabalho enfatiza a importância de se utilizar raciocínio sistêmico para o entendimento de sistemas complexos e constrói um modelo conceitual de Dinâmica de Sistemas, partindo de uma ampla revisão da literatura – de teorias de aprendizagem individual, em grupos e organizacional, de teorias da eficácia e de teorias sobre grupos – e de três estudos de caso. Ao final do trabalho, um modelo genérico qualitativo é oferecido aos interessados em uma análise sistêmica das complexidades que envolvem o processo de aprendizagem e a eficácia em grupos de trabalho.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:47:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIZEO, Elaine. Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2517
identifier_str_mv LIZEO, Elaine. Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
url http://hdl.handle.net/10438/2517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ec5fd3cd-0847-4945-969c-9cc2e3d41526/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/faf609cf-44fe-42bd-bd51-dd10a88fb305/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d024ec54-4968-4e8d-9edc-45e446df41b2/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1758413b919289b265d327e0c828227d
a1e8260d11be728f8125bdccb8c1c36e
32a6aa713204b88ec54fd0198811d88d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749943788601344