Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2517 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que influenciam a qualidade de aprendizagem e a eficácia em grupos. Os grupos de trabalho são aqui considerados sistemas sociais complexos e o estudo aqui desenvolvido parte da premissa de que é na inter-relação de fatores estruturais, cognitivos e interpessoais que se pode explicar a qualidade da aprendizagem e o nível de eficácia de um grupo. Este trabalho enfatiza a importância de se utilizar raciocínio sistêmico para o entendimento de sistemas complexos e constrói um modelo conceitual de Dinâmica de Sistemas, partindo de uma ampla revisão da literatura – de teorias de aprendizagem individual, em grupos e organizacional, de teorias da eficácia e de teorias sobre grupos – e de três estudos de caso. Ao final do trabalho, um modelo genérico qualitativo é oferecido aos interessados em uma análise sistêmica das complexidades que envolvem o processo de aprendizagem e a eficácia em grupos de trabalho. |
id |
FGV_c9f15f63f8dd2b56be1d1bc6990f6a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/2517 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Lizeo, ElaineEscolas::EAESPBetiol, Maria Irene StoccoEhrlich, Pierre JacquesEdmondson, Amy C.Amato Neto, JoãoGonçalves, Marilson Alves2010-04-20T20:47:54Z2010-04-20T20:47:54Z2004-03-09LIZEO, Elaine. Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.http://hdl.handle.net/10438/2517O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que influenciam a qualidade de aprendizagem e a eficácia em grupos. Os grupos de trabalho são aqui considerados sistemas sociais complexos e o estudo aqui desenvolvido parte da premissa de que é na inter-relação de fatores estruturais, cognitivos e interpessoais que se pode explicar a qualidade da aprendizagem e o nível de eficácia de um grupo. Este trabalho enfatiza a importância de se utilizar raciocínio sistêmico para o entendimento de sistemas complexos e constrói um modelo conceitual de Dinâmica de Sistemas, partindo de uma ampla revisão da literatura – de teorias de aprendizagem individual, em grupos e organizacional, de teorias da eficácia e de teorias sobre grupos – e de três estudos de caso. Ao final do trabalho, um modelo genérico qualitativo é oferecido aos interessados em uma análise sistêmica das complexidades que envolvem o processo de aprendizagem e a eficácia em grupos de trabalho.The objective of this thesis is to study the factors that influence the quality of group learning and group effectiveness. This study regards work groups as complex social systems and suggests that the explanation of the quality of learning and the effectiveness of a group lies in the interrelations of structural, cognitive and interpersonal factors. This study emphasizes the importance of applying systems thinking to understand complex systems and builds a conceptual system dynamics model, based on literature review – learning at the individual, group and organizational levels, effectiveness, and group dynamics – and on three case studies. At the end of the thesis, a generic, qualitative model is offered to whom is interested in a systems analysis of the complexities that encompass the learning process and effectiveness of work groups.porGroupsGroup effectivenessGroup learningSystem dynamicsLeadershipGruposEficácia de gruposAprendizagem em grupoDinâmica de sistemasLiderançaAdministração de empresasAprendizagem organizacionalGrupos de trabalhoDinâmica de grupoPsicologia da aprendizagemDinâmica de sistemasUm modelo dinâmico de aprendizagem em grupoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL98347.pdf.jpg98347.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2794https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ec5fd3cd-0847-4945-969c-9cc2e3d41526/download1758413b919289b265d327e0c828227dMD58ORIGINAL98347.pdfapplication/pdf695436https://repositorio.fgv.br/bitstreams/faf609cf-44fe-42bd-bd51-dd10a88fb305/downloada1e8260d11be728f8125bdccb8c1c36eMD52TEXT98347.pdf.txt98347.pdf.txtExtracted texttext/plain102948https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d024ec54-4968-4e8d-9edc-45e446df41b2/download32a6aa713204b88ec54fd0198811d88dMD5710438/25172023-11-05 04:27:46.669open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2517https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-05T04:27:46Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo |
title |
Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo |
spellingShingle |
Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo Lizeo, Elaine Groups Group effectiveness Group learning System dynamics Leadership Grupos Eficácia de grupos Aprendizagem em grupo Dinâmica de sistemas Liderança Administração de empresas Aprendizagem organizacional Grupos de trabalho Dinâmica de grupo Psicologia da aprendizagem Dinâmica de sistemas |
title_short |
Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo |
title_full |
Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo |
title_fullStr |
Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo |
title_full_unstemmed |
Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo |
title_sort |
Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo |
author |
Lizeo, Elaine |
author_facet |
Lizeo, Elaine |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Betiol, Maria Irene Stocco Ehrlich, Pierre Jacques Edmondson, Amy C. Amato Neto, João |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lizeo, Elaine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Marilson Alves |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Marilson Alves |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Groups Group effectiveness Group learning System dynamics Leadership |
topic |
Groups Group effectiveness Group learning System dynamics Leadership Grupos Eficácia de grupos Aprendizagem em grupo Dinâmica de sistemas Liderança Administração de empresas Aprendizagem organizacional Grupos de trabalho Dinâmica de grupo Psicologia da aprendizagem Dinâmica de sistemas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupos Eficácia de grupos Aprendizagem em grupo Dinâmica de sistemas Liderança |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Grupos de trabalho Dinâmica de grupo Psicologia da aprendizagem Dinâmica de sistemas |
description |
O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que influenciam a qualidade de aprendizagem e a eficácia em grupos. Os grupos de trabalho são aqui considerados sistemas sociais complexos e o estudo aqui desenvolvido parte da premissa de que é na inter-relação de fatores estruturais, cognitivos e interpessoais que se pode explicar a qualidade da aprendizagem e o nível de eficácia de um grupo. Este trabalho enfatiza a importância de se utilizar raciocínio sistêmico para o entendimento de sistemas complexos e constrói um modelo conceitual de Dinâmica de Sistemas, partindo de uma ampla revisão da literatura – de teorias de aprendizagem individual, em grupos e organizacional, de teorias da eficácia e de teorias sobre grupos – e de três estudos de caso. Ao final do trabalho, um modelo genérico qualitativo é oferecido aos interessados em uma análise sistêmica das complexidades que envolvem o processo de aprendizagem e a eficácia em grupos de trabalho. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-03-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:47:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:47:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIZEO, Elaine. Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/2517 |
identifier_str_mv |
LIZEO, Elaine. Um modelo dinâmico de aprendizagem em grupo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/2517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ec5fd3cd-0847-4945-969c-9cc2e3d41526/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/faf609cf-44fe-42bd-bd51-dd10a88fb305/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d024ec54-4968-4e8d-9edc-45e446df41b2/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1758413b919289b265d327e0c828227d a1e8260d11be728f8125bdccb8c1c36e 32a6aa713204b88ec54fd0198811d88d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024118130573312 |