Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/30385 |
Resumo: | Investir em infraestrutura é essencial para gerar desenvolvimento econômico e aumentar o bem estar da sociedade. No entanto, atualmente, existe no Brasil e no mundo um déficit de investimento neste setor. Para se reduzir este déficit e aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos, parte da solução envolve a atração de investimento privado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) lato sensu. Neste contexto, este estudo foca na dinâmica de investimento dos contratos de concessões rodoviárias federais brasileiras. Por um lado, estes contratos têm perspectiva de viabilizar investimentos da ordem de mais de cem de bilhões de reais nos próximos anos. Por outro lado, o setor possui histórico de descumprimentos na execução dos investimentos. A análise feita dos contratos de concessão vigentes indica que parte do problema pode decorrer da insuficiência de mecanismos de incentivo para a execução dos investimentos. Neste cenário, a Reclassificação Tarifária (tarifa por capacidade), ou seja, a aplicação de tarifas diferenciadas entre trechos de rodovia de pista simples e pista dupla, surge como uma alternativa para incentivar e garantir a execução dos investimentos de duplicação. Neste estudo, a Reclassificação Tarifária é analisada por meio de dois modelos de opções reais. O primeiro avalia o trade-off entre investir no prazo contratual e postergar o investimento por um ano. O segundo avalia a possibilidade de antecipação do investimento. Os resultados apontam que o mecanismo de diferenciação tarifária pode ser efetivo para garantir a realização dos investimentos contratualmente previstos. Além disso, a flexibilidade contratual de se permitir que a concessionária antecipe investimentos pode aumentar o benefício total do contrato e gerar valor tanto para a concessionária quanto para os usuários da rodovia. |
id |
FGV_cb2573e1b8d40d8471297ad8e69987b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/30385 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Gomes, Gustavo PereiraEscolas::EPGEGonçalves, Edson Daniel LopesCruz, Carlos OliveiraCamacho, Fernando Tavares2021-04-22T02:43:17Z2021-04-22T02:43:17Z2021-01-08https://hdl.handle.net/10438/30385Investir em infraestrutura é essencial para gerar desenvolvimento econômico e aumentar o bem estar da sociedade. No entanto, atualmente, existe no Brasil e no mundo um déficit de investimento neste setor. Para se reduzir este déficit e aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos, parte da solução envolve a atração de investimento privado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) lato sensu. Neste contexto, este estudo foca na dinâmica de investimento dos contratos de concessões rodoviárias federais brasileiras. Por um lado, estes contratos têm perspectiva de viabilizar investimentos da ordem de mais de cem de bilhões de reais nos próximos anos. Por outro lado, o setor possui histórico de descumprimentos na execução dos investimentos. A análise feita dos contratos de concessão vigentes indica que parte do problema pode decorrer da insuficiência de mecanismos de incentivo para a execução dos investimentos. Neste cenário, a Reclassificação Tarifária (tarifa por capacidade), ou seja, a aplicação de tarifas diferenciadas entre trechos de rodovia de pista simples e pista dupla, surge como uma alternativa para incentivar e garantir a execução dos investimentos de duplicação. Neste estudo, a Reclassificação Tarifária é analisada por meio de dois modelos de opções reais. O primeiro avalia o trade-off entre investir no prazo contratual e postergar o investimento por um ano. O segundo avalia a possibilidade de antecipação do investimento. Os resultados apontam que o mecanismo de diferenciação tarifária pode ser efetivo para garantir a realização dos investimentos contratualmente previstos. Além disso, a flexibilidade contratual de se permitir que a concessionária antecipe investimentos pode aumentar o benefício total do contrato e gerar valor tanto para a concessionária quanto para os usuários da rodovia.Infrastructure investment is essential to generate economic development and to increase the social welfare. However, nowadays, there is an investment deficit in this sector in Brazil and worldwide. In order to reduce this deficit and to increase the public services efficiency, part of the solution involves attracting private investment through public-private partnerships (PPP). In this context, this study focuses on the investment dynamics of Brazilian federal highways concession contracts. On one hand, these contracts have the perspective of facilitate more than one hundred billion of reais in investments for the next years. On the other hand, the sector has a history of non-compliance with the investments obligations. The analysis of the current concession contracts indicates that part of the problem stems from the insufficiency of investment execution incentive mechanisms. In this scenario, the Tariff Reclassification (tariff by capacity), through the application of differentiated tariffs between sections of single lane and double lane, is an alternative to encourage and guarantee the execution of duplication investments. In this study, the Tariff Reclassification is analyzed using two real options models. The first assesses the trade-off between investing in the contractual term and postponing the investment for one year. The second assesses the possibility of anticipating the investment. The results show that the tariff differentiation mechanism can be effective to guarantee the execution of the investments. In addition, the contractual flexibility of allowing the concessionaire to anticipate investments can increase the contract total benefit and generate value for both, the concessionaire and the highway users.porParcerias público-privadas (PPP)Flexibilidade contratualOpções ReaisMecanismos de incentivosConcessão rodoviáriaPublic-private partnership (PPP)Contractual flexibilityReal optionsIncentive mechanismsHighway concessionEconomiaParceria público-privadaTransporte rodoviário - InvestimentosConcessões administrativasOpções reais (Finanças)Contratos administrativosDiferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodoviasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7606e6c0-9d09-4d11-bb84-5cb4728744dc/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINAL2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdfPDFapplication/pdf2994121https://repositorio.fgv.br/bitstreams/247f7e3e-1b90-49cf-9ed2-85d5e9fbc7d3/downloadb9a489b75f2bb581aa3d403b73e0d9a9MD51TEXT2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf.txt2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf.txtExtracted texttext/plain103341https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5f213a1e-bdea-4e63-b459-b7760a56c16c/download67fba3cc7499ae24a7242055a7f29897MD55THUMBNAIL2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf.jpg2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2662https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ca8833d4-06ef-4492-afa7-21546087852d/downloadf1fe9c6a231a96a31ba87e7ca950ee8eMD5610438/303852024-07-05 15:42:13.33open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30385https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-07-05T15:42:13Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias |
title |
Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias |
spellingShingle |
Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias Gomes, Gustavo Pereira Parcerias público-privadas (PPP) Flexibilidade contratual Opções Reais Mecanismos de incentivos Concessão rodoviária Public-private partnership (PPP) Contractual flexibility Real options Incentive mechanisms Highway concession Economia Parceria público-privada Transporte rodoviário - Investimentos Concessões administrativas Opções reais (Finanças) Contratos administrativos |
title_short |
Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias |
title_full |
Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias |
title_fullStr |
Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias |
title_full_unstemmed |
Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias |
title_sort |
Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias |
author |
Gomes, Gustavo Pereira |
author_facet |
Gomes, Gustavo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EPGE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Edson Daniel Lopes Cruz, Carlos Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Gustavo Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camacho, Fernando Tavares |
contributor_str_mv |
Camacho, Fernando Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parcerias público-privadas (PPP) Flexibilidade contratual Opções Reais Mecanismos de incentivos Concessão rodoviária |
topic |
Parcerias público-privadas (PPP) Flexibilidade contratual Opções Reais Mecanismos de incentivos Concessão rodoviária Public-private partnership (PPP) Contractual flexibility Real options Incentive mechanisms Highway concession Economia Parceria público-privada Transporte rodoviário - Investimentos Concessões administrativas Opções reais (Finanças) Contratos administrativos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public-private partnership (PPP) Contractual flexibility Real options Incentive mechanisms Highway concession |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Economia |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Parceria público-privada Transporte rodoviário - Investimentos Concessões administrativas Opções reais (Finanças) Contratos administrativos |
description |
Investir em infraestrutura é essencial para gerar desenvolvimento econômico e aumentar o bem estar da sociedade. No entanto, atualmente, existe no Brasil e no mundo um déficit de investimento neste setor. Para se reduzir este déficit e aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos, parte da solução envolve a atração de investimento privado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) lato sensu. Neste contexto, este estudo foca na dinâmica de investimento dos contratos de concessões rodoviárias federais brasileiras. Por um lado, estes contratos têm perspectiva de viabilizar investimentos da ordem de mais de cem de bilhões de reais nos próximos anos. Por outro lado, o setor possui histórico de descumprimentos na execução dos investimentos. A análise feita dos contratos de concessão vigentes indica que parte do problema pode decorrer da insuficiência de mecanismos de incentivo para a execução dos investimentos. Neste cenário, a Reclassificação Tarifária (tarifa por capacidade), ou seja, a aplicação de tarifas diferenciadas entre trechos de rodovia de pista simples e pista dupla, surge como uma alternativa para incentivar e garantir a execução dos investimentos de duplicação. Neste estudo, a Reclassificação Tarifária é analisada por meio de dois modelos de opções reais. O primeiro avalia o trade-off entre investir no prazo contratual e postergar o investimento por um ano. O segundo avalia a possibilidade de antecipação do investimento. Os resultados apontam que o mecanismo de diferenciação tarifária pode ser efetivo para garantir a realização dos investimentos contratualmente previstos. Além disso, a flexibilidade contratual de se permitir que a concessionária antecipe investimentos pode aumentar o benefício total do contrato e gerar valor tanto para a concessionária quanto para os usuários da rodovia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-22T02:43:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-22T02:43:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/30385 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/30385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7606e6c0-9d09-4d11-bb84-5cb4728744dc/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/247f7e3e-1b90-49cf-9ed2-85d5e9fbc7d3/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5f213a1e-bdea-4e63-b459-b7760a56c16c/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ca8833d4-06ef-4492-afa7-21546087852d/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 b9a489b75f2bb581aa3d403b73e0d9a9 67fba3cc7499ae24a7242055a7f29897 f1fe9c6a231a96a31ba87e7ca950ee8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797765559353344 |