Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gustavo Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30385
Resumo: Investir em infraestrutura é essencial para gerar desenvolvimento econômico e aumentar o bem estar da sociedade. No entanto, atualmente, existe no Brasil e no mundo um déficit de investimento neste setor. Para se reduzir este déficit e aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos, parte da solução envolve a atração de investimento privado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) lato sensu. Neste contexto, este estudo foca na dinâmica de investimento dos contratos de concessões rodoviárias federais brasileiras. Por um lado, estes contratos têm perspectiva de viabilizar investimentos da ordem de mais de cem de bilhões de reais nos próximos anos. Por outro lado, o setor possui histórico de descumprimentos na execução dos investimentos. A análise feita dos contratos de concessão vigentes indica que parte do problema pode decorrer da insuficiência de mecanismos de incentivo para a execução dos investimentos. Neste cenário, a Reclassificação Tarifária (tarifa por capacidade), ou seja, a aplicação de tarifas diferenciadas entre trechos de rodovia de pista simples e pista dupla, surge como uma alternativa para incentivar e garantir a execução dos investimentos de duplicação. Neste estudo, a Reclassificação Tarifária é analisada por meio de dois modelos de opções reais. O primeiro avalia o trade-off entre investir no prazo contratual e postergar o investimento por um ano. O segundo avalia a possibilidade de antecipação do investimento. Os resultados apontam que o mecanismo de diferenciação tarifária pode ser efetivo para garantir a realização dos investimentos contratualmente previstos. Além disso, a flexibilidade contratual de se permitir que a concessionária antecipe investimentos pode aumentar o benefício total do contrato e gerar valor tanto para a concessionária quanto para os usuários da rodovia.
id FGV_cb2573e1b8d40d8471297ad8e69987b3
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/30385
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Gomes, Gustavo PereiraEscolas::EPGEGonçalves, Edson Daniel LopesCruz, Carlos OliveiraCamacho, Fernando Tavares2021-04-22T02:43:17Z2021-04-22T02:43:17Z2021-01-08https://hdl.handle.net/10438/30385Investir em infraestrutura é essencial para gerar desenvolvimento econômico e aumentar o bem estar da sociedade. No entanto, atualmente, existe no Brasil e no mundo um déficit de investimento neste setor. Para se reduzir este déficit e aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos, parte da solução envolve a atração de investimento privado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) lato sensu. Neste contexto, este estudo foca na dinâmica de investimento dos contratos de concessões rodoviárias federais brasileiras. Por um lado, estes contratos têm perspectiva de viabilizar investimentos da ordem de mais de cem de bilhões de reais nos próximos anos. Por outro lado, o setor possui histórico de descumprimentos na execução dos investimentos. A análise feita dos contratos de concessão vigentes indica que parte do problema pode decorrer da insuficiência de mecanismos de incentivo para a execução dos investimentos. Neste cenário, a Reclassificação Tarifária (tarifa por capacidade), ou seja, a aplicação de tarifas diferenciadas entre trechos de rodovia de pista simples e pista dupla, surge como uma alternativa para incentivar e garantir a execução dos investimentos de duplicação. Neste estudo, a Reclassificação Tarifária é analisada por meio de dois modelos de opções reais. O primeiro avalia o trade-off entre investir no prazo contratual e postergar o investimento por um ano. O segundo avalia a possibilidade de antecipação do investimento. Os resultados apontam que o mecanismo de diferenciação tarifária pode ser efetivo para garantir a realização dos investimentos contratualmente previstos. Além disso, a flexibilidade contratual de se permitir que a concessionária antecipe investimentos pode aumentar o benefício total do contrato e gerar valor tanto para a concessionária quanto para os usuários da rodovia.Infrastructure investment is essential to generate economic development and to increase the social welfare. However, nowadays, there is an investment deficit in this sector in Brazil and worldwide. In order to reduce this deficit and to increase the public services efficiency, part of the solution involves attracting private investment through public-private partnerships (PPP). In this context, this study focuses on the investment dynamics of Brazilian federal highways concession contracts. On one hand, these contracts have the perspective of facilitate more than one hundred billion of reais in investments for the next years. On the other hand, the sector has a history of non-compliance with the investments obligations. The analysis of the current concession contracts indicates that part of the problem stems from the insufficiency of investment execution incentive mechanisms. In this scenario, the Tariff Reclassification (tariff by capacity), through the application of differentiated tariffs between sections of single lane and double lane, is an alternative to encourage and guarantee the execution of duplication investments. In this study, the Tariff Reclassification is analyzed using two real options models. The first assesses the trade-off between investing in the contractual term and postponing the investment for one year. The second assesses the possibility of anticipating the investment. The results show that the tariff differentiation mechanism can be effective to guarantee the execution of the investments. In addition, the contractual flexibility of allowing the concessionaire to anticipate investments can increase the contract total benefit and generate value for both, the concessionaire and the highway users.porParcerias público-privadas (PPP)Flexibilidade contratualOpções ReaisMecanismos de incentivosConcessão rodoviáriaPublic-private partnership (PPP)Contractual flexibilityReal optionsIncentive mechanismsHighway concessionEconomiaParceria público-privadaTransporte rodoviário - InvestimentosConcessões administrativasOpções reais (Finanças)Contratos administrativosDiferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodoviasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7606e6c0-9d09-4d11-bb84-5cb4728744dc/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINAL2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdfPDFapplication/pdf2994121https://repositorio.fgv.br/bitstreams/247f7e3e-1b90-49cf-9ed2-85d5e9fbc7d3/downloadb9a489b75f2bb581aa3d403b73e0d9a9MD51TEXT2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf.txt2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf.txtExtracted texttext/plain103341https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5f213a1e-bdea-4e63-b459-b7760a56c16c/download67fba3cc7499ae24a7242055a7f29897MD55THUMBNAIL2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf.jpg2021_EPGE_Dissertação_Gustavo Pereira Gomes_Diferenciação tarifária como mecanismo de Incentivo ao Investimento em Rodovias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2662https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ca8833d4-06ef-4492-afa7-21546087852d/downloadf1fe9c6a231a96a31ba87e7ca950ee8eMD5610438/303852024-07-05 15:42:13.33open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30385https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-07-05T15:42:13Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)falseVEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4K
dc.title.por.fl_str_mv Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
title Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
spellingShingle Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
Gomes, Gustavo Pereira
Parcerias público-privadas (PPP)
Flexibilidade contratual
Opções Reais
Mecanismos de incentivos
Concessão rodoviária
Public-private partnership (PPP)
Contractual flexibility
Real options
Incentive mechanisms
Highway concession
Economia
Parceria público-privada
Transporte rodoviário - Investimentos
Concessões administrativas
Opções reais (Finanças)
Contratos administrativos
title_short Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
title_full Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
title_fullStr Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
title_full_unstemmed Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
title_sort Diferenciação tarifária como mecanismo de incentivo ao investimento em rodovias
author Gomes, Gustavo Pereira
author_facet Gomes, Gustavo Pereira
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EPGE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Gonçalves, Edson Daniel Lopes
Cruz, Carlos Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gustavo Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camacho, Fernando Tavares
contributor_str_mv Camacho, Fernando Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Parcerias público-privadas (PPP)
Flexibilidade contratual
Opções Reais
Mecanismos de incentivos
Concessão rodoviária
topic Parcerias público-privadas (PPP)
Flexibilidade contratual
Opções Reais
Mecanismos de incentivos
Concessão rodoviária
Public-private partnership (PPP)
Contractual flexibility
Real options
Incentive mechanisms
Highway concession
Economia
Parceria público-privada
Transporte rodoviário - Investimentos
Concessões administrativas
Opções reais (Finanças)
Contratos administrativos
dc.subject.eng.fl_str_mv Public-private partnership (PPP)
Contractual flexibility
Real options
Incentive mechanisms
Highway concession
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Parceria público-privada
Transporte rodoviário - Investimentos
Concessões administrativas
Opções reais (Finanças)
Contratos administrativos
description Investir em infraestrutura é essencial para gerar desenvolvimento econômico e aumentar o bem estar da sociedade. No entanto, atualmente, existe no Brasil e no mundo um déficit de investimento neste setor. Para se reduzir este déficit e aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos, parte da solução envolve a atração de investimento privado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) lato sensu. Neste contexto, este estudo foca na dinâmica de investimento dos contratos de concessões rodoviárias federais brasileiras. Por um lado, estes contratos têm perspectiva de viabilizar investimentos da ordem de mais de cem de bilhões de reais nos próximos anos. Por outro lado, o setor possui histórico de descumprimentos na execução dos investimentos. A análise feita dos contratos de concessão vigentes indica que parte do problema pode decorrer da insuficiência de mecanismos de incentivo para a execução dos investimentos. Neste cenário, a Reclassificação Tarifária (tarifa por capacidade), ou seja, a aplicação de tarifas diferenciadas entre trechos de rodovia de pista simples e pista dupla, surge como uma alternativa para incentivar e garantir a execução dos investimentos de duplicação. Neste estudo, a Reclassificação Tarifária é analisada por meio de dois modelos de opções reais. O primeiro avalia o trade-off entre investir no prazo contratual e postergar o investimento por um ano. O segundo avalia a possibilidade de antecipação do investimento. Os resultados apontam que o mecanismo de diferenciação tarifária pode ser efetivo para garantir a realização dos investimentos contratualmente previstos. Além disso, a flexibilidade contratual de se permitir que a concessionária antecipe investimentos pode aumentar o benefício total do contrato e gerar valor tanto para a concessionária quanto para os usuários da rodovia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-22T02:43:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-22T02:43:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/30385
url https://hdl.handle.net/10438/30385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7606e6c0-9d09-4d11-bb84-5cb4728744dc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/247f7e3e-1b90-49cf-9ed2-85d5e9fbc7d3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5f213a1e-bdea-4e63-b459-b7760a56c16c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ca8833d4-06ef-4492-afa7-21546087852d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
b9a489b75f2bb581aa3d403b73e0d9a9
67fba3cc7499ae24a7242055a7f29897
f1fe9c6a231a96a31ba87e7ca950ee8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797765559353344