Escolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária: uma análise baseada em opções reais
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28346 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar as escolhas para a determinação das estruturas de governança necessárias à construção e à operacionalização de serviços de infraestrutura logística. Para tal, são tomadas como exemplo ilustrativo as alternativas de expansão da malha ferroviária do Estado da Bahia, a partir da construção de uma ferrovia que interligue o oeste baiano à costa atlântica. Em função das incertezas envolvidas, o processo de escolha das estruturas de governança é auxiliado pela teoria das opções reais, por conta da existência de interdependência entre as decisões de potenciais investidores e as da atual concessionária de um trecho já existente que pode ser incorporado, ou não, à nova ferrovia. Sob o ponto de vista metodológico, foi construída uma árvore de decisão binomial a partir do valor presente líquido determinístico do investimento. Complementarmente às análises quantitativas, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas como forma de se compreender o contexto do setor, incluindo atores públicos e privados. As análises realizadas demonstram que as relações de interdependência entre os atores envolvidos – concessionária atual de um dos trechos existentes, novos investidores e governo – têm um papel importante nas decisões a serem tomadas. Assim, a partir de ações estratégicas, há a possibilidade de alterações nos padrões de oferta e demanda que permeiam o investimento. No final, são discutidas as possíveis estruturas de governança que podem ser invocadas para a viabilização da expansão em exame. Em todos os cenários, o governo ocupa um papel preponderante na realização dos investimentos, na medida em que as incertezas existentes podem não ser atrativas à inversão realizada única e exclusivamente por grupos privados. |
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Sob o ponto de vista metodológico, foi construída uma árvore de decisão binomial a partir do valor presente líquido determinístico do investimento. Complementarmente às análises quantitativas, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas como forma de se compreender o contexto do setor, incluindo atores públicos e privados. As análises realizadas demonstram que as relações de interdependência entre os atores envolvidos – concessionária atual de um dos trechos existentes, novos investidores e governo – têm um papel importante nas decisões a serem tomadas. Assim, a partir de ações estratégicas, há a possibilidade de alterações nos padrões de oferta e demanda que permeiam o investimento. No final, são discutidas as possíveis estruturas de governança que podem ser invocadas para a viabilização da expansão em exame. Em todos os cenários, o governo ocupa um papel preponderante na realização dos investimentos, na medida em que as incertezas existentes podem não ser atrativas à inversão realizada única e exclusivamente por grupos privados.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-11-20T18:13:24Z No. of bitstreams: 1 Escolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária uma análise baseada em opções reais.pdf: 1576578 bytes, checksum: 42cf6f0dc041983646f911518c7330f7 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2019-01-09T20:56:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Escolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária uma análise baseada em opções reais.pdf: 1576578 bytes, checksum: 42cf6f0dc041983646f911518c7330f7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-09T20:56:45Z (GMT). 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