O consumidor envergonhado: uma investigação das relações entre o sentimento de vergonha e os significados do consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauerbronn, João Felipe Rammelt
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/16729
Resumo: O estudo das emoções no consumo é fundamental para a expansão do conhecimento da área de marketing. Pesquisadores de consumo de múltiplas tendências já perceberam a importância de se compreender mais profundamente os fenômenos emocionais associados ao consumo. Esta tese apresenta uma análise das relações entre o sentimento de vergonha e os significados de consumo. Utilizei uma abordagem de orientação sociológica, focada nas relações entre o indivíduo e o grupo na construção de seus sentimentos. Para poder penetrar no mundo dos sentimentos vividos pelos indivíduos, adotei uma perspectiva interpretativa para a pesquisa. Como conseqüência direta de minha opção epistemológica, foi necessária a utilização de uma abordagem metodológica capaz de alcançar os conjuntos de significados subjetivos dos indivíduos organizados dentro de um contexto social. Essencialmente, ficou demonstrado que o interacionismo interpretativo (DENZIN, 1989) ofereceu uma solução útil e consistente para os problemas de análise dos volumosos dados resultantes da abordagem qualitativa. A utilização do interacionismo interpretativo permitiu que eu permanecesse totalmente focado no fenômeno sob estudo devido às características progressivas (step-like) da análise. Além disso, a abordagem adotada tornou possível o acesso às perspectivas dos participantes através de suas linguagens, atitudes e pensamentos. Como resultado, obtive uma interpretação mais rica e completa das relações de consumo que envolvem a vergonha. Foram construídos três casos que representam de forma abrangente as entrevistas capturadas. Estes três casos ofereceram indicações suficientes para a discussão acerca dos principais pontos levantados. Ficou claro que a vergonha pode agir de maneira a constituir e modificar o significado de consumo de bens e serviços e alterar a avaliação do consumidor com relação a estes. Além disso, o estudo da vergonha pode ter conseqüências práticas para o marketing uma vez que este sentimento está relacionado ao estímulo ou desestímulo do consumo, além de surgir como resposta para algumas experiências de consumo.
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Utilizei uma abordagem de orientação sociológica, focada nas relações entre o indivíduo e o grupo na construção de seus sentimentos. Para poder penetrar no mundo dos sentimentos vividos pelos indivíduos, adotei uma perspectiva interpretativa para a pesquisa. Como conseqüência direta de minha opção epistemológica, foi necessária a utilização de uma abordagem metodológica capaz de alcançar os conjuntos de significados subjetivos dos indivíduos organizados dentro de um contexto social. Essencialmente, ficou demonstrado que o interacionismo interpretativo (DENZIN, 1989) ofereceu uma solução útil e consistente para os problemas de análise dos volumosos dados resultantes da abordagem qualitativa. A utilização do interacionismo interpretativo permitiu que eu permanecesse totalmente focado no fenômeno sob estudo devido às características progressivas (step-like) da análise. Além disso, a abordagem adotada tornou possível o acesso às perspectivas dos participantes através de suas linguagens, atitudes e pensamentos. Como resultado, obtive uma interpretação mais rica e completa das relações de consumo que envolvem a vergonha. Foram construídos três casos que representam de forma abrangente as entrevistas capturadas. Estes três casos ofereceram indicações suficientes para a discussão acerca dos principais pontos levantados. Ficou claro que a vergonha pode agir de maneira a constituir e modificar o significado de consumo de bens e serviços e alterar a avaliação do consumidor com relação a estes. Além disso, o estudo da vergonha pode ter conseqüências práticas para o marketing uma vez que este sentimento está relacionado ao estímulo ou desestímulo do consumo, além de surgir como resposta para algumas experiências de consumo.Consumer researchers from multiple tendencies had already noticed the importance of understanding the emotional phenomena associated to consumption. Emotions are key components of the human behavior and help understand the consumer behavior as well. In my thesis I present an analysis of the relationship between the feeling of shame and the meanings of consumption. Following Bagozzi, Gürhan-Canli, and Priester (2002) proposal, I had adopted an approach focused on the social basis of emotions. Although people can experience emotions privately, some emotional responses emerge from interpretations triggered by social events. In order to access the feelings experienced by the individuals during consumption I had chosen an interpretative perspective for the research. As a consequence of my epistemological option it was necessary for me to use a coherent methodological approach. The interpretative interactionism had provided a very useful resolution to the problems of analyzing the voluminous data that results in a qualitative research. The use of the interpretive interactionism was very helpful not only during the data analysis but also during the writing process. Each chapter of my thesis present a phase of the method as proposed by Denzin (1989). I could remain fully focused on the phenomenon under study because of the progressive (step-like) character of the analysis. This method made it possible to reach the perspectives of the respondents through their languages, attitudes and thoughts. I had achieved a rich and complete interpretation of the consumption experiences related to the feeling of shame. Three cases broadly represent the data retrieved and present to the reader a close examination of the elements used on the interpretation process. It was clear that the feeling of shame could influence and change the meanings of consumption of goods and services and change the consumer evaluation about it. Such clarification can be useful to marketers and researchers interested in the unpredictability of the consumer behavior.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessShameEmotions and feelingsSociology of emotionsInterpretive interactionismConsumer behaviorConsumer studiesVergonhaEmoções e sentimentosSociologia das emoçõesInteracionismo interpretativoEstudos de consumoAdministração de empresasConsumoComportamento do consumidorComportamento do consumidor - Aspectos psicológicosO consumidor envergonhado: uma investigação das relações entre o sentimento de vergonha e os significados do consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTESE completa.pdfTESE 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