How to indirectly assess transaction costs to evaluate market integration: evidence from the international ethanol market
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/10903 |
Resumo: | Mercados são instituições criadas para facilitar uma atividade de comercialização. Isto é possível porque um mercado é constituído por instituições que foram desenhadas para reduzir os custos de transação associados a este processo de troca. A partir dessas duas ideias, esta tese possui três objetivos principais. (i) Analisar por que a literatura de análise de cointegração tem mensurado estes custos de forma imprecisa. A principal razão é certa confusão entre os conceitos de custos de transação, de transporte e de comercialização. (ii) Propor um procedimento para mensurar indiretamente os custos de transação de mercado variáveis combinando os modelos de cointegração com mudança de regime e a estrutura teórica oferecidas pela Nova Economia Institucional. Este procedimento é aplicado para quantificar quanto custa comercializar etanol no mercado internacional usando suas atuais instituições. (iii) Por fim, usando os mesmos modelos e a mesma estrutura teórica, esta dissertação contesta a hipótese de que já existe um mercado internacional de etanol bem desenvolvido, tal qual a literatura tem assumido. De forma semelhante, também é avaliada a hipótese de que a remoção das barreiras comerciais norte-americanas para o etanol brasileiro seria uma condição suficiente para o desenvolvimento deste mercado internacional. Os testes aplicados rejeitam ambas as hipóteses. |
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Serigati, Felippe CauêEscolas::EESPGurgel, Ângelo CostaPicchetti, PauloSilveira, Jose Maria Ferreira Jardim daMoraes, Márcia Azanha Ferraz Dias deAzevedo, Paulo Furquim de2013-06-11T20:19:17Z2013-06-11T20:19:17Z2013-05-23SERIGATI, Felippe Cauê. How to indirectly assess transaction costs to evaluate market integration: evidence from the international ethanol market. Tese (Doutorado em Economia de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2013.http://hdl.handle.net/10438/10903Mercados são instituições criadas para facilitar uma atividade de comercialização. Isto é possível porque um mercado é constituído por instituições que foram desenhadas para reduzir os custos de transação associados a este processo de troca. A partir dessas duas ideias, esta tese possui três objetivos principais. (i) Analisar por que a literatura de análise de cointegração tem mensurado estes custos de forma imprecisa. A principal razão é certa confusão entre os conceitos de custos de transação, de transporte e de comercialização. (ii) Propor um procedimento para mensurar indiretamente os custos de transação de mercado variáveis combinando os modelos de cointegração com mudança de regime e a estrutura teórica oferecidas pela Nova Economia Institucional. Este procedimento é aplicado para quantificar quanto custa comercializar etanol no mercado internacional usando suas atuais instituições. (iii) Por fim, usando os mesmos modelos e a mesma estrutura teórica, esta dissertação contesta a hipótese de que já existe um mercado internacional de etanol bem desenvolvido, tal qual a literatura tem assumido. De forma semelhante, também é avaliada a hipótese de que a remoção das barreiras comerciais norte-americanas para o etanol brasileiro seria uma condição suficiente para o desenvolvimento deste mercado internacional. Os testes aplicados rejeitam ambas as hipóteses.Markets are organizations created to facilitate an exchange. This is possible because the institutions that constitute a market are established to reduce the transaction costs. Assuming those two ideas, the main purpose of this dissertation is threefold. (i) Discuss why the cointegration analyses literature has measured the transaction costs improperly. The central reason is the confusion involving the concepts of transaction, transportation, and exchanges costs. (ii) Propose a procedure to measure indirectly the variable market transaction costs combining the threshold cointegration models with the New Institutional Economics theoretical framework. This procedure is applied to quantify how costly is to trade ethanol using the current institutions of the international market of this biofuel. (iii) Finally, using those models and that theoretical framework, evaluate if the international market of ethanol has integrated its main regional markets as the literature has assumed. The performed tests reject the hypotheses (a) of a well developed international market of ethanol and (b) that the removal of the American trade barriers was a sufficient condition to develop this international market.engEtanolMercado internacionalModelos de cointegraçãoMensuraçãoEconomiaÁlcoolCustos de transaçãoCointegraçãoComércio internacionalHow to indirectly assess transaction costs to evaluate market integration: evidence from the international ethanol marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese - Felippe Serigati.pdfTese - Felippe Serigati.pdfTese - Felippe Serigatiapplication/pdf1314558https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1b21928c-8c64-42da-b3b8-985172f39c91/downloadbc28c5f29ae9564fd16aae7cf11ca509MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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