A propensão do consumidor a recompensar ou punir empresas segundo sua conduta ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicari, Márcia Regina
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2330
Resumo: A temática da ética empresarial vem despertando bastante interesse no meio acadêmico e também na sociedade em geral. Entre os que defendem o valor da ética empresarial, há aqueles que o fazem por uma questão de correção moral. Contudo, assoma na literatura de negócios uma visão mais instrumental da ética empresarial, identificando-a como fator de diferenciação de marcas, fidelidade do consumidor e conseqüente estabilidade dos fluxos financeiros. Aqui se empreendeu uma investigação empírica em cinco capitais brasileiras com o objetivo de relacionar a 'Importância Atribuída pelo Consumidor ao Comportamento Ético Empresarial' e as Expectativas do Consumidor acerca do Comportamento Ético Empresarial', por um lado, e a 'Propensão do Consumidor a Recompensar o Comportamento Ético Empresarial’ e a ‘Propensão do Consumidor a Punir o Comportamento Antiético Empresarial’, por outro. Para tanto, adotaram-se as escalas propostas por CREYER e ROSS Jr. (1997). Concluiu-se: a) pela necessidade de revê- las, tornando-as mais adequadas ao cenário brasileiro; b) pela falta de relação causal entre os construtos do modelo proposto.
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