Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Rafael Moreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/17787
Resumo: A compra compulsiva – doravante chamada de oniomania – é parte de uma categoria mais ampla de comportamentos de consumo compulsivos, e seria baseada por uma compra repetitiva, crônica, que se torna a primeira resposta a eventos ou sentimentos negativos (O'Guinn & Faber, 1989). Dada a prevalência estimada na população em geral, potencialmente projetada em até 16% da população adulta, e as severas consequências negativas oriundas de tal patologia, esta tese se propôs a investigar de forma mais precisa as relações entre tais compradores compulsivos e seus objetos de consumo, notadamente as preferências declaradas por tais indivíduos quanto à preferência pela posse, de natureza temporária, ou propriedade definitiva de produtos, traduzidas por meio de situações hipotéticas e experimentais de aluguel e compra, respectivamente, lacuna ainda inexplorada na literatura inerente à oniomania. Considerando esta mesma literatura sobre o comprar compulsivo, em que premissas teóricas constroem uma narrativa baseada na aquisição / compra de produtos (Faber, O’Guinn & Krych, 1987; Glatt & Cook, 1987; Valence, d'Astous & Fortier, 1988; Krueger, 1988; O’Guinn & Faber, 1989; d'Astous, Maltais & Roberge, 1990; Christenson, Faber, de Zwaan, Raymond, Specker & Eckern, 1994; McElroy, Keck Jr, Pope Jr, Smith & Strakowski, 1994; Faber & Christenson, 1996; Black, 2001; 2007; Dittmar, 2005; Koran, Faber, Aboujaoude, Large & Serpe, 2006; Saraneva & Saaksjarvi, 2008; Tavares, Lobo, Fuentes, & Black, 2008; Kukar-Kinney, Ridgway & Monroe, 2009; Trautmann-Attmann & Johnson, 2009; Workman & Paper, 2010; Bonfanti, 2010; Leite, 2011; Kukar-Kinney, Ridgway e Monroe, 2012; Leite, Rangé, Junior & Fernandez, 2012), a investigação experimental proposta baseou-se na ideia de que indivíduos acometidos por tal patologia seriam menos propensos ao aluguel de produtos, hipótese confirmada em todos os testes, sem considerar dadas manipulações. O estudo mostrou também que o efeito da manipulação proposta, fundamentada na saliência da devolução de produtos, acabou por estimular compradores ditos compulsivos a alugarem produtos, contrariando expectativas iniciais, estas baseadas no suposto desconforto que tais indivíduos teriam ao abrir mão de seus objetos de compulsão. Pelo aparente ineditismo, tais resultados foram considerados importantes achados para a literatura e, portanto, foram explicados não somente à luz dos experimentos propostos, como também a partir da etapa qualitativa, de cunho exploratório e interpretativo.
id FGV_d7dae5f4a6cab9b1d8f7b8d5ae98fc0e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/17787
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Guimarães, Rafael MoreiraEscolas::EBAPEGoldszmidt, Rafael Guilherme BursteinTeixeira, Ana Christina CelanoJesus, Diego Santos Vieira deAmparo, Liliane PeixotoAndrade, Eduardo Bittencourt2017-01-23T12:49:22Z2017-01-23T12:49:22Z2016-08-23GUIMARÃES, Rafael Moreira. Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade. Tese (Doutorado em Administração) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/10438/17787A compra compulsiva – doravante chamada de oniomania – é parte de uma categoria mais ampla de comportamentos de consumo compulsivos, e seria baseada por uma compra repetitiva, crônica, que se torna a primeira resposta a eventos ou sentimentos negativos (O'Guinn & Faber, 1989). Dada a prevalência estimada na população em geral, potencialmente projetada em até 16% da população adulta, e as severas consequências negativas oriundas de tal patologia, esta tese se propôs a investigar de forma mais precisa as relações entre tais compradores compulsivos e seus objetos de consumo, notadamente as preferências declaradas por tais indivíduos quanto à preferência pela posse, de natureza temporária, ou propriedade definitiva de produtos, traduzidas por meio de situações hipotéticas e experimentais de aluguel e compra, respectivamente, lacuna ainda inexplorada na literatura inerente à oniomania. Considerando esta mesma literatura sobre o comprar compulsivo, em que premissas teóricas constroem uma narrativa baseada na aquisição / compra de produtos (Faber, O’Guinn & Krych, 1987; Glatt & Cook, 1987; Valence, d'Astous & Fortier, 1988; Krueger, 1988; O’Guinn & Faber, 1989; d'Astous, Maltais & Roberge, 1990; Christenson, Faber, de Zwaan, Raymond, Specker & Eckern, 1994; McElroy, Keck Jr, Pope Jr, Smith & Strakowski, 1994; Faber & Christenson, 1996; Black, 2001; 2007; Dittmar, 2005; Koran, Faber, Aboujaoude, Large & Serpe, 2006; Saraneva & Saaksjarvi, 2008; Tavares, Lobo, Fuentes, & Black, 2008; Kukar-Kinney, Ridgway & Monroe, 2009; Trautmann-Attmann & Johnson, 2009; Workman & Paper, 2010; Bonfanti, 2010; Leite, 2011; Kukar-Kinney, Ridgway e Monroe, 2012; Leite, Rangé, Junior & Fernandez, 2012), a investigação experimental proposta baseou-se na ideia de que indivíduos acometidos por tal patologia seriam menos propensos ao aluguel de produtos, hipótese confirmada em todos os testes, sem considerar dadas manipulações. O estudo mostrou também que o efeito da manipulação proposta, fundamentada na saliência da devolução de produtos, acabou por estimular compradores ditos compulsivos a alugarem produtos, contrariando expectativas iniciais, estas baseadas no suposto desconforto que tais indivíduos teriam ao abrir mão de seus objetos de compulsão. Pelo aparente ineditismo, tais resultados foram considerados importantes achados para a literatura e, portanto, foram explicados não somente à luz dos experimentos propostos, como também a partir da etapa qualitativa, de cunho exploratório e interpretativo.Compulsive buying – henceforth named Oniomania – is part of a broader category of compulsive consumption behavior, which would be based on a repetitive and chronic purchasing, which becomes the first response to events or negative feelings (O'Guinn & Faber, 1989). Given the high prevalence in the general population - potential estimated up to 16% of the adult population - and severe negative consequences, due to such disorder, this thesis investigated the relationship between such shopaholics and their consumption goods, namely the declared preferences by such individuals about the possession, temporary, or definitive ownership of goods, tested through hypothetic and experimental situations of rental and purchase, respectively, considered an unexploited gap in the literature inherent in oniomania. Considering the same literature on compulsive buying, in which theoretical assumptions construct a narrative based on the acquisition, notably, purchase of products (Faber, O’Guinn & Krych, 1987; Glatt & Cook, 1987; Valence, d'Astous & Fortier, 1988; Krueger, 1988; O’Guinn & Faber, 1989; d'Astous, Maltais & Roberge, 1990; Christenson, Faber, de Zwaan, Raymond, Specker & Eckern, 1994; McElroy, Keck Jr, Pope Jr, Smith & Strakowski, 1994; Faber & Christenson, 1996; Black, 2001; 2007; Dittmar, 2005; Koran, Faber, Aboujaoude, Large & Serpe, 2006; Saraneva & Saaksjarvi, 2008; Tavares, Lobo, Fuentes & Black, 2008; Kukar-Kinney, Ridgway & Monroe, 2009; Trautmann-Attmann & Johnson, 2009; Workman & Paper, 2010; Bonfanti, 2010; Leite, 2011; Kukar-Kinney, Ridgway & Monroe, 2012; Leite, Rangé, Junior & Fernandez, 2012), the proposed experiment was based on the idea that individuals affected by this disorder would be less likely to rent products. This hypothesis was confirmed in all tests, without considering manipulations. The study also showed that the effect of manipulation proposal, based on product return information, eventually stimulate named shopaholics to renting more products, contrary to initial expectations, based on supposed discomfort that such individuals would feel at the time they would give up their compulsion objects. Due to the apparent novelty, these results were considered important findings for literature and thus were explained in the light of the proposed experiments and through complementary research of an explanatory and interpretative nature.porComportamento do ConsumidorProcesso decisórioComportamento CompulsivoConsumer behaviorDecision processCompulsive behaviorCiências sociaisComportamento do consumidorProcesso decisórioComportamento compulsivoQuando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTese - Rafael Moreira Guimarães - Versão Final.pdf.txtTese - Rafael Moreira Guimarães - Versão Final.pdf.txtExtracted texttext/plain102622https://repositorio.fgv.br/bitstreams/62afacb6-5b8b-42ed-91dd-c8f5601b6771/download590f5f443eb25a1c5a12328cef171da1MD57ORIGINALTese - Rafael Moreira Guimarães - Versão Final.pdfTese - Rafael Moreira Guimarães - Versão Final.pdfTese - Rafael Moreira Guimarães - Versão Final Aprovadaapplication/pdf1821684https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5819d5c3-7ff0-438b-a5ca-22f0c2eaaf93/downloadfc6f0743c731385c0ac6e44152b6510aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/033f16e6-4ae9-4cf8-aea8-50fa0dff93db/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILTese - Rafael Moreira Guimarães - Versão Final.pdf.jpgTese - Rafael Moreira Guimarães - Versão Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3213https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9804d0f-e469-45c8-8bdf-16525b0ce8d8/downloada5a442d8a157f02c60705d771cd3293bMD5810438/177872023-11-07 15:43:40.786open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/17787https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T15:43:40Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade
title Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade
spellingShingle Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade
Guimarães, Rafael Moreira
Comportamento do Consumidor
Processo decisório
Comportamento Compulsivo
Consumer behavior
Decision process
Compulsive behavior
Ciências sociais
Comportamento do consumidor
Processo decisório
Comportamento compulsivo
title_short Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade
title_full Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade
title_fullStr Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade
title_full_unstemmed Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade
title_sort Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade
author Guimarães, Rafael Moreira
author_facet Guimarães, Rafael Moreira
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Goldszmidt, Rafael Guilherme Burstein
Teixeira, Ana Christina Celano
Jesus, Diego Santos Vieira de
Amparo, Liliane Peixoto
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Rafael Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Eduardo Bittencourt
contributor_str_mv Andrade, Eduardo Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Processo decisório
Comportamento Compulsivo
topic Comportamento do Consumidor
Processo decisório
Comportamento Compulsivo
Consumer behavior
Decision process
Compulsive behavior
Ciências sociais
Comportamento do consumidor
Processo decisório
Comportamento compulsivo
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Decision process
Compulsive behavior
dc.subject.area.por.fl_str_mv Ciências sociais
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Processo decisório
Comportamento compulsivo
description A compra compulsiva – doravante chamada de oniomania – é parte de uma categoria mais ampla de comportamentos de consumo compulsivos, e seria baseada por uma compra repetitiva, crônica, que se torna a primeira resposta a eventos ou sentimentos negativos (O'Guinn & Faber, 1989). Dada a prevalência estimada na população em geral, potencialmente projetada em até 16% da população adulta, e as severas consequências negativas oriundas de tal patologia, esta tese se propôs a investigar de forma mais precisa as relações entre tais compradores compulsivos e seus objetos de consumo, notadamente as preferências declaradas por tais indivíduos quanto à preferência pela posse, de natureza temporária, ou propriedade definitiva de produtos, traduzidas por meio de situações hipotéticas e experimentais de aluguel e compra, respectivamente, lacuna ainda inexplorada na literatura inerente à oniomania. Considerando esta mesma literatura sobre o comprar compulsivo, em que premissas teóricas constroem uma narrativa baseada na aquisição / compra de produtos (Faber, O’Guinn & Krych, 1987; Glatt & Cook, 1987; Valence, d'Astous & Fortier, 1988; Krueger, 1988; O’Guinn & Faber, 1989; d'Astous, Maltais & Roberge, 1990; Christenson, Faber, de Zwaan, Raymond, Specker & Eckern, 1994; McElroy, Keck Jr, Pope Jr, Smith & Strakowski, 1994; Faber & Christenson, 1996; Black, 2001; 2007; Dittmar, 2005; Koran, Faber, Aboujaoude, Large & Serpe, 2006; Saraneva & Saaksjarvi, 2008; Tavares, Lobo, Fuentes, & Black, 2008; Kukar-Kinney, Ridgway & Monroe, 2009; Trautmann-Attmann & Johnson, 2009; Workman & Paper, 2010; Bonfanti, 2010; Leite, 2011; Kukar-Kinney, Ridgway e Monroe, 2012; Leite, Rangé, Junior & Fernandez, 2012), a investigação experimental proposta baseou-se na ideia de que indivíduos acometidos por tal patologia seriam menos propensos ao aluguel de produtos, hipótese confirmada em todos os testes, sem considerar dadas manipulações. O estudo mostrou também que o efeito da manipulação proposta, fundamentada na saliência da devolução de produtos, acabou por estimular compradores ditos compulsivos a alugarem produtos, contrariando expectativas iniciais, estas baseadas no suposto desconforto que tais indivíduos teriam ao abrir mão de seus objetos de compulsão. Pelo aparente ineditismo, tais resultados foram considerados importantes achados para a literatura e, portanto, foram explicados não somente à luz dos experimentos propostos, como também a partir da etapa qualitativa, de cunho exploratório e interpretativo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-23T12:49:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-23T12:49:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Rafael Moreira. Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade. Tese (Doutorado em Administração) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/17787
identifier_str_mv GUIMARÃES, Rafael Moreira. Quando muito não é o bastante: um estudo sobre as relações de compradores compulsivos com seus objetos de consumo, sob a ótica da posse e da propriedade. Tese (Doutorado em Administração) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/10438/17787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/62afacb6-5b8b-42ed-91dd-c8f5601b6771/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5819d5c3-7ff0-438b-a5ca-22f0c2eaaf93/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/033f16e6-4ae9-4cf8-aea8-50fa0dff93db/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9804d0f-e469-45c8-8bdf-16525b0ce8d8/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 590f5f443eb25a1c5a12328cef171da1
fc6f0743c731385c0ac6e44152b6510a
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
a5a442d8a157f02c60705d771cd3293b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023750572179456