Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35000 |
Resumo: | Este estudo investigou os modelos de negócios digitais utilizados por empreendedores que produzem, comercializam e distribuem infoprodutos. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória baseada em estudo de casos múltiplos, foram identificadas as características e componentes desses modelos de negócios, além de explorar a evolução desses empreendimentos digitais. A pesquisa se mostra relevante tanto academicamente, por investigar em profundidade um fenômeno de empreendedorismo digital em um contexto emergente, quanto na prática, por fornecer aprendizados que podem orientar novos empreendedores digitais, dada a alta mortalidade de novos negócios mundialmente. O referencial teórico abrangeu conceitos sobre modelo de negócio digital, empreendedorismo digital e infoprodutos. Por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores digitais de infoprodutos, buscou-se compreender suas estratégias, processos e modelos de negócio adotados, assim como os artefatos digitais desenvolvidos. A análise dos casos indicou convergência quanto ao foco dos modelos na produção de conteúdo, com parcerias para complementar atividades de comercialização e distribuição. Ao mesmo tempo, as motivações, configurações organizacionais, formatos de infoprodutos e desafios enfrentados diferiram entre os empreendedores analisados. As contribuições incluem proporcionar melhor entendimento sobre o fenômeno dos infoprodutos ainda pouco explorado no contexto do empreendedorismo digital, trazendo aprendizados sobre modelos de negócios digitais de infoprodutos que podem orientar novos empreendedores. O estudo também fornece insights para trabalhos futuros sobre um campo de pesquisa emergente. |
id |
FGV_db7e5c5cb1be49d38853657fb0ad57b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/35000 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro deEscolas::EAESPMeirelles, Fernando de SouzaSouza, Cesar Alexandre deCappellozza, AlexandreAlbertin, Alberto Luiz2024-03-05T18:13:55Z2024-03-05T18:13:55Z2024-02-07https://hdl.handle.net/10438/35000Este estudo investigou os modelos de negócios digitais utilizados por empreendedores que produzem, comercializam e distribuem infoprodutos. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória baseada em estudo de casos múltiplos, foram identificadas as características e componentes desses modelos de negócios, além de explorar a evolução desses empreendimentos digitais. A pesquisa se mostra relevante tanto academicamente, por investigar em profundidade um fenômeno de empreendedorismo digital em um contexto emergente, quanto na prática, por fornecer aprendizados que podem orientar novos empreendedores digitais, dada a alta mortalidade de novos negócios mundialmente. O referencial teórico abrangeu conceitos sobre modelo de negócio digital, empreendedorismo digital e infoprodutos. Por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores digitais de infoprodutos, buscou-se compreender suas estratégias, processos e modelos de negócio adotados, assim como os artefatos digitais desenvolvidos. A análise dos casos indicou convergência quanto ao foco dos modelos na produção de conteúdo, com parcerias para complementar atividades de comercialização e distribuição. Ao mesmo tempo, as motivações, configurações organizacionais, formatos de infoprodutos e desafios enfrentados diferiram entre os empreendedores analisados. As contribuições incluem proporcionar melhor entendimento sobre o fenômeno dos infoprodutos ainda pouco explorado no contexto do empreendedorismo digital, trazendo aprendizados sobre modelos de negócios digitais de infoprodutos que podem orientar novos empreendedores. O estudo também fornece insights para trabalhos futuros sobre um campo de pesquisa emergente.This study investigated the digital business models used by entrepreneurs who produce, commercialize, and distribute info-products. Through a qualitative and exploratory approach based on multiple case studies, the characteristics and components of these business models were identified, in addition to exploring the evolution of these digital ventures. The research has both academic and practical relevance. Academically, it thoroughly investigates a digital entrepreneurship phenomenon in an emerging context. Practically, it provides insights that can guide new digital entrepreneurs, especially considering the high global mortality rate of new businesses. The theoretical framework encompassed concepts about the digital business model, digital entrepreneurship, and info-products. Through semi-structured interviews with digital info-product entrepreneurs, we sought to understand their strategies, processes, and adopted business models, as well as the developed digital artifacts. The analysis of the cases indicated a convergence regarding the focus of the models on content production, with partnerships to complement commercialization and distribution activities. At the same time, the motivations, organizational configurations, info-product formats, and challenges faced differed among the analyzed entrepreneurs. The contributions include providing a better understanding of the still poorly explored info-product phenomenon in the context of digital entrepreneurship, bringing information about digital business models for info-products that can guide new entrepreneurs. The study also provides insights for future research on an emerging research field.porInfoprodutoInfoprodutorModelo de negócios digitalEmpreendedorismo digitalTI – Tecnologia de InformaçãoInfoproductInfoproducerDigital business modelDigital entrepreneurshipIT - Information TechnologyAdministração de empresasModelos em administraçãoEmpreendedorismoInovações tecnológicasComércio eletrônicoModelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdfPDFapplication/pdf3518476https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7df14f6a-a452-4627-8624-d8eea880e6f9/downloadc396f8d821809b1dbbf669d953a58071MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/54d4fa6f-8ce5-44f1-b3c6-72df038e200c/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXT20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf.txt20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf.txtExtracted texttext/plain102822https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0af3826d-a85a-40ca-a6eb-0f43823e2537/download0bb70628015df5b848b681253c247056MD53THUMBNAIL20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf.jpg20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2498https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b6174c73-1ab7-4c50-a555-ba51b6458b24/downloadd10f77dc9c8d1f295803807529efa043MD5410438/350002024-03-06 15:09:54.603open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35000https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-03-06T15:09:54Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais |
title |
Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais |
spellingShingle |
Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de Infoproduto Infoprodutor Modelo de negócios digital Empreendedorismo digital TI – Tecnologia de Informação Infoproduct Infoproducer Digital business model Digital entrepreneurship IT - Information Technology Administração de empresas Modelos em administração Empreendedorismo Inovações tecnológicas Comércio eletrônico |
title_short |
Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais |
title_full |
Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais |
title_fullStr |
Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais |
title_full_unstemmed |
Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais |
title_sort |
Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais |
author |
Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de |
author_facet |
Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.none.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Meirelles, Fernando de Souza Souza, Cesar Alexandre de Cappellozza, Alexandre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albertin, Alberto Luiz |
contributor_str_mv |
Albertin, Alberto Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infoproduto Infoprodutor Modelo de negócios digital Empreendedorismo digital TI – Tecnologia de Informação |
topic |
Infoproduto Infoprodutor Modelo de negócios digital Empreendedorismo digital TI – Tecnologia de Informação Infoproduct Infoproducer Digital business model Digital entrepreneurship IT - Information Technology Administração de empresas Modelos em administração Empreendedorismo Inovações tecnológicas Comércio eletrônico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Infoproduct Infoproducer Digital business model Digital entrepreneurship IT - Information Technology |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Modelos em administração Empreendedorismo Inovações tecnológicas Comércio eletrônico |
description |
Este estudo investigou os modelos de negócios digitais utilizados por empreendedores que produzem, comercializam e distribuem infoprodutos. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória baseada em estudo de casos múltiplos, foram identificadas as características e componentes desses modelos de negócios, além de explorar a evolução desses empreendimentos digitais. A pesquisa se mostra relevante tanto academicamente, por investigar em profundidade um fenômeno de empreendedorismo digital em um contexto emergente, quanto na prática, por fornecer aprendizados que podem orientar novos empreendedores digitais, dada a alta mortalidade de novos negócios mundialmente. O referencial teórico abrangeu conceitos sobre modelo de negócio digital, empreendedorismo digital e infoprodutos. Por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores digitais de infoprodutos, buscou-se compreender suas estratégias, processos e modelos de negócio adotados, assim como os artefatos digitais desenvolvidos. A análise dos casos indicou convergência quanto ao foco dos modelos na produção de conteúdo, com parcerias para complementar atividades de comercialização e distribuição. Ao mesmo tempo, as motivações, configurações organizacionais, formatos de infoprodutos e desafios enfrentados diferiram entre os empreendedores analisados. As contribuições incluem proporcionar melhor entendimento sobre o fenômeno dos infoprodutos ainda pouco explorado no contexto do empreendedorismo digital, trazendo aprendizados sobre modelos de negócios digitais de infoprodutos que podem orientar novos empreendedores. O estudo também fornece insights para trabalhos futuros sobre um campo de pesquisa emergente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-05T18:13:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-05T18:13:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/35000 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/35000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7df14f6a-a452-4627-8624-d8eea880e6f9/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/54d4fa6f-8ce5-44f1-b3c6-72df038e200c/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0af3826d-a85a-40ca-a6eb-0f43823e2537/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b6174c73-1ab7-4c50-a555-ba51b6458b24/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c396f8d821809b1dbbf669d953a58071 2a4b67231f701c416a809246e7a10077 0bb70628015df5b848b681253c247056 d10f77dc9c8d1f295803807529efa043 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023935246336000 |