Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35000
Resumo: Este estudo investigou os modelos de negócios digitais utilizados por empreendedores que produzem, comercializam e distribuem infoprodutos. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória baseada em estudo de casos múltiplos, foram identificadas as características e componentes desses modelos de negócios, além de explorar a evolução desses empreendimentos digitais. A pesquisa se mostra relevante tanto academicamente, por investigar em profundidade um fenômeno de empreendedorismo digital em um contexto emergente, quanto na prática, por fornecer aprendizados que podem orientar novos empreendedores digitais, dada a alta mortalidade de novos negócios mundialmente. O referencial teórico abrangeu conceitos sobre modelo de negócio digital, empreendedorismo digital e infoprodutos. Por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores digitais de infoprodutos, buscou-se compreender suas estratégias, processos e modelos de negócio adotados, assim como os artefatos digitais desenvolvidos. A análise dos casos indicou convergência quanto ao foco dos modelos na produção de conteúdo, com parcerias para complementar atividades de comercialização e distribuição. Ao mesmo tempo, as motivações, configurações organizacionais, formatos de infoprodutos e desafios enfrentados diferiram entre os empreendedores analisados. As contribuições incluem proporcionar melhor entendimento sobre o fenômeno dos infoprodutos ainda pouco explorado no contexto do empreendedorismo digital, trazendo aprendizados sobre modelos de negócios digitais de infoprodutos que podem orientar novos empreendedores. O estudo também fornece insights para trabalhos futuros sobre um campo de pesquisa emergente.
id FGV_db7e5c5cb1be49d38853657fb0ad57b6
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/35000
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro deEscolas::EAESPMeirelles, Fernando de SouzaSouza, Cesar Alexandre deCappellozza, AlexandreAlbertin, Alberto Luiz2024-03-05T18:13:55Z2024-03-05T18:13:55Z2024-02-07https://hdl.handle.net/10438/35000Este estudo investigou os modelos de negócios digitais utilizados por empreendedores que produzem, comercializam e distribuem infoprodutos. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória baseada em estudo de casos múltiplos, foram identificadas as características e componentes desses modelos de negócios, além de explorar a evolução desses empreendimentos digitais. A pesquisa se mostra relevante tanto academicamente, por investigar em profundidade um fenômeno de empreendedorismo digital em um contexto emergente, quanto na prática, por fornecer aprendizados que podem orientar novos empreendedores digitais, dada a alta mortalidade de novos negócios mundialmente. O referencial teórico abrangeu conceitos sobre modelo de negócio digital, empreendedorismo digital e infoprodutos. Por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores digitais de infoprodutos, buscou-se compreender suas estratégias, processos e modelos de negócio adotados, assim como os artefatos digitais desenvolvidos. A análise dos casos indicou convergência quanto ao foco dos modelos na produção de conteúdo, com parcerias para complementar atividades de comercialização e distribuição. Ao mesmo tempo, as motivações, configurações organizacionais, formatos de infoprodutos e desafios enfrentados diferiram entre os empreendedores analisados. As contribuições incluem proporcionar melhor entendimento sobre o fenômeno dos infoprodutos ainda pouco explorado no contexto do empreendedorismo digital, trazendo aprendizados sobre modelos de negócios digitais de infoprodutos que podem orientar novos empreendedores. O estudo também fornece insights para trabalhos futuros sobre um campo de pesquisa emergente.This study investigated the digital business models used by entrepreneurs who produce, commercialize, and distribute info-products. Through a qualitative and exploratory approach based on multiple case studies, the characteristics and components of these business models were identified, in addition to exploring the evolution of these digital ventures. The research has both academic and practical relevance. Academically, it thoroughly investigates a digital entrepreneurship phenomenon in an emerging context. Practically, it provides insights that can guide new digital entrepreneurs, especially considering the high global mortality rate of new businesses. The theoretical framework encompassed concepts about the digital business model, digital entrepreneurship, and info-products. Through semi-structured interviews with digital info-product entrepreneurs, we sought to understand their strategies, processes, and adopted business models, as well as the developed digital artifacts. The analysis of the cases indicated a convergence regarding the focus of the models on content production, with partnerships to complement commercialization and distribution activities. At the same time, the motivations, organizational configurations, info-product formats, and challenges faced differed among the analyzed entrepreneurs. The contributions include providing a better understanding of the still poorly explored info-product phenomenon in the context of digital entrepreneurship, bringing information about digital business models for info-products that can guide new entrepreneurs. The study also provides insights for future research on an emerging research field.porInfoprodutoInfoprodutorModelo de negócios digitalEmpreendedorismo digitalTI – Tecnologia de InformaçãoInfoproductInfoproducerDigital business modelDigital entrepreneurshipIT - Information TechnologyAdministração de empresasModelos em administraçãoEmpreendedorismoInovações tecnológicasComércio eletrônicoModelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdfPDFapplication/pdf3518476https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7df14f6a-a452-4627-8624-d8eea880e6f9/downloadc396f8d821809b1dbbf669d953a58071MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/54d4fa6f-8ce5-44f1-b3c6-72df038e200c/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXT20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf.txt20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf.txtExtracted texttext/plain102822https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0af3826d-a85a-40ca-a6eb-0f43823e2537/download0bb70628015df5b848b681253c247056MD53THUMBNAIL20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf.jpg20240301_TESE_v43_OLIVEIRA-CUNHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2498https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b6174c73-1ab7-4c50-a555-ba51b6458b24/downloadd10f77dc9c8d1f295803807529efa043MD5410438/350002024-03-06 15:09:54.603open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35000https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-03-06T15:09:54Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
title Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
spellingShingle Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de
Infoproduto
Infoprodutor
Modelo de negócios digital
Empreendedorismo digital
TI – Tecnologia de Informação
Infoproduct
Infoproducer
Digital business model
Digital entrepreneurship
IT - Information Technology
Administração de empresas
Modelos em administração
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Comércio eletrônico
title_short Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
title_full Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
title_fullStr Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
title_full_unstemmed Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
title_sort Modelos de negócios digitais para infoprodutos e os empreendedores digitais
author Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de
author_facet Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.none.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Meirelles, Fernando de Souza
Souza, Cesar Alexandre de
Cappellozza, Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Cunha, Yuri Lazaro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albertin, Alberto Luiz
contributor_str_mv Albertin, Alberto Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Infoproduto
Infoprodutor
Modelo de negócios digital
Empreendedorismo digital
TI – Tecnologia de Informação
topic Infoproduto
Infoprodutor
Modelo de negócios digital
Empreendedorismo digital
TI – Tecnologia de Informação
Infoproduct
Infoproducer
Digital business model
Digital entrepreneurship
IT - Information Technology
Administração de empresas
Modelos em administração
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Comércio eletrônico
dc.subject.eng.fl_str_mv Infoproduct
Infoproducer
Digital business model
Digital entrepreneurship
IT - Information Technology
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Modelos em administração
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Comércio eletrônico
description Este estudo investigou os modelos de negócios digitais utilizados por empreendedores que produzem, comercializam e distribuem infoprodutos. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória baseada em estudo de casos múltiplos, foram identificadas as características e componentes desses modelos de negócios, além de explorar a evolução desses empreendimentos digitais. A pesquisa se mostra relevante tanto academicamente, por investigar em profundidade um fenômeno de empreendedorismo digital em um contexto emergente, quanto na prática, por fornecer aprendizados que podem orientar novos empreendedores digitais, dada a alta mortalidade de novos negócios mundialmente. O referencial teórico abrangeu conceitos sobre modelo de negócio digital, empreendedorismo digital e infoprodutos. Por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores digitais de infoprodutos, buscou-se compreender suas estratégias, processos e modelos de negócio adotados, assim como os artefatos digitais desenvolvidos. A análise dos casos indicou convergência quanto ao foco dos modelos na produção de conteúdo, com parcerias para complementar atividades de comercialização e distribuição. Ao mesmo tempo, as motivações, configurações organizacionais, formatos de infoprodutos e desafios enfrentados diferiram entre os empreendedores analisados. As contribuições incluem proporcionar melhor entendimento sobre o fenômeno dos infoprodutos ainda pouco explorado no contexto do empreendedorismo digital, trazendo aprendizados sobre modelos de negócios digitais de infoprodutos que podem orientar novos empreendedores. O estudo também fornece insights para trabalhos futuros sobre um campo de pesquisa emergente.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-05T18:13:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-05T18:13:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/35000
url https://hdl.handle.net/10438/35000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7df14f6a-a452-4627-8624-d8eea880e6f9/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/54d4fa6f-8ce5-44f1-b3c6-72df038e200c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0af3826d-a85a-40ca-a6eb-0f43823e2537/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b6174c73-1ab7-4c50-a555-ba51b6458b24/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c396f8d821809b1dbbf669d953a58071
2a4b67231f701c416a809246e7a10077
0bb70628015df5b848b681253c247056
d10f77dc9c8d1f295803807529efa043
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023935246336000