Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loução, Isabel Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11956
Resumo: O empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.
id RCAP_728a2d4837be961a85deeecf153f0276
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitaisEmpreendedorismoDigitalModelos de negóciosNegócio digitalOportunidadesDigital entrepreneurshipOpportunityBusiness modelDigital businessODS::04:Educação de QualidadeO empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.Digital entrepreneurship represents a highly topical field because advances in technology and infrastructure have created a variety of opportunities for entrepreneurs. While society has paid much attention to digital business models, little research has been done on the challenges, opportunities and success factors associated with digital entrepreneurship. This document compiles the state-of-the-art of literature on digital entrepreneurship and provides a comprehensive outline of the main topics discussed in the relevant literature. A comprehensive search was conducted in five major electronic databases, namely Sage, Springer, Science Direct/Elsevier, Taylor and Francis, and Emerald, in addition to the consulting of other specialty articles existing outside these databases. Based on the literature review, six major research topics were identified in the field of digital entrepreneurship: entrepreneurship, business models, platform strategies, digital ecosystem, entrepreneurship education and social digital entrepreneurship. Each of these six lines of research has been reviewed and includes any current evidence relating to each that has been identified. Two case studies of digital businesses recently launched in Portugal were conducted: Uber Eats and Glovo, which operate in the area of home delivery of meals and other items. For each of them, the following aspects were analysed: business characterisation, sales, revenues, profits, debts, investments, employees, business model, customer and employee satisfaction levels, activity in Portugal and difficulties encountered. The case studies revealed that, although the two businesses operate partly in the same market and present some similarities in terms of operation and business models, they also present different results. The literature review in conjunction with the analysis of the referred cases allowed us to draw some conclusions about the main factors to consider for the implementation of a successful digital model.Bernardo, Maria do Rosário MatosCarvalho, LuísaRepositório AbertoLoução, Isabel Maria2022-03-312022-05-182025-03-31T00:00:00Z2022-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11956TID:203022645porLoução, Isabel Maria - Empreendedorismo digital [Em linha]: análise de modelos de negócio em start-ups digitais. [S.l.]: [s.n.], 2022. 88 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:18.708177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais
title Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais
spellingShingle Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais
Loução, Isabel Maria
Empreendedorismo
Digital
Modelos de negócios
Negócio digital
Oportunidades
Digital entrepreneurship
Opportunity
Business model
Digital business
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais
title_full Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais
title_fullStr Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais
title_full_unstemmed Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais
title_sort Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais
author Loução, Isabel Maria
author_facet Loução, Isabel Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, Maria do Rosário Matos
Carvalho, Luísa
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Loução, Isabel Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Digital
Modelos de negócios
Negócio digital
Oportunidades
Digital entrepreneurship
Opportunity
Business model
Digital business
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Empreendedorismo
Digital
Modelos de negócios
Negócio digital
Oportunidades
Digital entrepreneurship
Opportunity
Business model
Digital business
ODS::04:Educação de Qualidade
description O empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
2022-05-18
2022-03-31T00:00:00Z
2025-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11956
TID:203022645
url http://hdl.handle.net/10400.2/11956
identifier_str_mv TID:203022645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Loução, Isabel Maria - Empreendedorismo digital [Em linha]: análise de modelos de negócio em start-ups digitais. [S.l.]: [s.n.], 2022. 88 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135103157272576