Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2572
Resumo: Este estudo no setor de telefonia celular adapta o modelo de investimento de marketing de Rust, Lemon & Zeithaml (2004) fornecendo um método de avaliação de investimento em áreas estratégicas de marketing (value, brand e relationship equity). Aplicado às operadoras de telefonia celular do estado de São Paulo (Vivo, Claro e TIM), o modelo permite calcular a probabilidade de um cliente mudar da operadora atual para uma concorrente, e verificar se a contribuição marginal advinda de uma ação mercadológica ultrapassa ou não seu custo de capital. Finalmente, através da aplicação do modelo obtém-se uma estimativa do customer equity atual das três operadoras de telefonia celular estudadas.
id FGV_dca98bbe8c65407a080f4d947a4b7dc5
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2572
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Sublaban, Cleusa Satico YamamotoEscolas::EAESPMurakami, Luiz CarlosPagano, LeonardoPereira, InêsSamartini, André Luiz SilvaAranha Filho, Francisco José Espósito2010-04-20T20:47:57Z2010-04-20T20:47:57Z2006-03-06YAMAMOTO, Cleusa Satico. Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.http://hdl.handle.net/10438/2572Este estudo no setor de telefonia celular adapta o modelo de investimento de marketing de Rust, Lemon & Zeithaml (2004) fornecendo um método de avaliação de investimento em áreas estratégicas de marketing (value, brand e relationship equity). Aplicado às operadoras de telefonia celular do estado de São Paulo (Vivo, Claro e TIM), o modelo permite calcular a probabilidade de um cliente mudar da operadora atual para uma concorrente, e verificar se a contribuição marginal advinda de uma ação mercadológica ultrapassa ou não seu custo de capital. Finalmente, através da aplicação do modelo obtém-se uma estimativa do customer equity atual das três operadoras de telefonia celular estudadas.This study proposes an adaptation to the mobile telephone sector of the Rust Lemon & Zeithaml (2004) model of marketing investment. The model provides a method for the evaluation of investments in strategic marketing areas (value, brand and relationship equity). Applied to São Paulo State cellular telephone companies (Vivo, Claro and TIM), the model allows the estimation of a customer probability of change from the present operator to a competitor; and the assessment of a marketing initiative contribution, verifying if it exceeds its cost of capital. Finally, through the application of model, an estimate of customer equity is calculated for the three studied cellular telephone operators.porCustomer equityCustomer lifetime valueCost of capitalMarketing investmentAdministração mercadológicaValor vitalício do clienteValor do relacionamento com clienteMarketing em telefonia celularCusto de capitalAdministração de empresasTelefonia celular - São Paulo (Estado)MarketingMarketing de relacionamentoTelefonia celular - Serviços ao clienteValor (Economia)Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL86570.pdf.jpg86570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2954https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9b7117dd-7fe3-4ffb-a9df-9316113e8b56/download990f9983b172ec3fae1be807dbc7bd4dMD58TEXT86570.pdf.txt86570.pdf.txtExtracted texttext/plain102811https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8689efbf-e6ac-4302-92b0-009938b7053c/download498ee80fe19fb11a06c9bcfb2b7dbae1MD57ORIGINAL86570.pdfapplication/pdf1102343https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b0b24f1-7697-44b6-a901-0bf29c714752/downloadf361654fc4f109360f6de9a92dbc70e9MD5310438/25722023-11-05 07:11:05.76open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2572https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-05T07:11:05Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
title Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
spellingShingle Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto
Customer equity
Customer lifetime value
Cost of capital
Marketing investment
Administração mercadológica
Valor vitalício do cliente
Valor do relacionamento com cliente
Marketing em telefonia celular
Custo de capital
Administração de empresas
Telefonia celular - São Paulo (Estado)
Marketing
Marketing de relacionamento
Telefonia celular - Serviços ao cliente
Valor (Economia)
title_short Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
title_full Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
title_fullStr Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
title_sort Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
author Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto
author_facet Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Murakami, Luiz Carlos
Pagano, Leonardo
Pereira, Inês
Samartini, André Luiz Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aranha Filho, Francisco José Espósito
contributor_str_mv Aranha Filho, Francisco José Espósito
dc.subject.eng.fl_str_mv Customer equity
Customer lifetime value
Cost of capital
Marketing investment
topic Customer equity
Customer lifetime value
Cost of capital
Marketing investment
Administração mercadológica
Valor vitalício do cliente
Valor do relacionamento com cliente
Marketing em telefonia celular
Custo de capital
Administração de empresas
Telefonia celular - São Paulo (Estado)
Marketing
Marketing de relacionamento
Telefonia celular - Serviços ao cliente
Valor (Economia)
dc.subject.por.fl_str_mv Administração mercadológica
Valor vitalício do cliente
Valor do relacionamento com cliente
Marketing em telefonia celular
Custo de capital
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Telefonia celular - São Paulo (Estado)
Marketing
Marketing de relacionamento
Telefonia celular - Serviços ao cliente
Valor (Economia)
description Este estudo no setor de telefonia celular adapta o modelo de investimento de marketing de Rust, Lemon & Zeithaml (2004) fornecendo um método de avaliação de investimento em áreas estratégicas de marketing (value, brand e relationship equity). Aplicado às operadoras de telefonia celular do estado de São Paulo (Vivo, Claro e TIM), o modelo permite calcular a probabilidade de um cliente mudar da operadora atual para uma concorrente, e verificar se a contribuição marginal advinda de uma ação mercadológica ultrapassa ou não seu custo de capital. Finalmente, através da aplicação do modelo obtém-se uma estimativa do customer equity atual das três operadoras de telefonia celular estudadas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:47:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:47:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv YAMAMOTO, Cleusa Satico. Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2572
identifier_str_mv YAMAMOTO, Cleusa Satico. Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.
url http://hdl.handle.net/10438/2572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9b7117dd-7fe3-4ffb-a9df-9316113e8b56/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8689efbf-e6ac-4302-92b0-009938b7053c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b0b24f1-7697-44b6-a901-0bf29c714752/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 990f9983b172ec3fae1be807dbc7bd4d
498ee80fe19fb11a06c9bcfb2b7dbae1
f361654fc4f109360f6de9a92dbc70e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024159896403968