Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2572 |
Resumo: | Este estudo no setor de telefonia celular adapta o modelo de investimento de marketing de Rust, Lemon & Zeithaml (2004) fornecendo um método de avaliação de investimento em áreas estratégicas de marketing (value, brand e relationship equity). Aplicado às operadoras de telefonia celular do estado de São Paulo (Vivo, Claro e TIM), o modelo permite calcular a probabilidade de um cliente mudar da operadora atual para uma concorrente, e verificar se a contribuição marginal advinda de uma ação mercadológica ultrapassa ou não seu custo de capital. Finalmente, através da aplicação do modelo obtém-se uma estimativa do customer equity atual das três operadoras de telefonia celular estudadas. |
id |
FGV_dca98bbe8c65407a080f4d947a4b7dc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/2572 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Sublaban, Cleusa Satico YamamotoEscolas::EAESPMurakami, Luiz CarlosPagano, LeonardoPereira, InêsSamartini, André Luiz SilvaAranha Filho, Francisco José Espósito2010-04-20T20:47:57Z2010-04-20T20:47:57Z2006-03-06YAMAMOTO, Cleusa Satico. Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.http://hdl.handle.net/10438/2572Este estudo no setor de telefonia celular adapta o modelo de investimento de marketing de Rust, Lemon & Zeithaml (2004) fornecendo um método de avaliação de investimento em áreas estratégicas de marketing (value, brand e relationship equity). Aplicado às operadoras de telefonia celular do estado de São Paulo (Vivo, Claro e TIM), o modelo permite calcular a probabilidade de um cliente mudar da operadora atual para uma concorrente, e verificar se a contribuição marginal advinda de uma ação mercadológica ultrapassa ou não seu custo de capital. Finalmente, através da aplicação do modelo obtém-se uma estimativa do customer equity atual das três operadoras de telefonia celular estudadas.This study proposes an adaptation to the mobile telephone sector of the Rust Lemon & Zeithaml (2004) model of marketing investment. The model provides a method for the evaluation of investments in strategic marketing areas (value, brand and relationship equity). Applied to São Paulo State cellular telephone companies (Vivo, Claro and TIM), the model allows the estimation of a customer probability of change from the present operator to a competitor; and the assessment of a marketing initiative contribution, verifying if it exceeds its cost of capital. Finally, through the application of model, an estimate of customer equity is calculated for the three studied cellular telephone operators.porCustomer equityCustomer lifetime valueCost of capitalMarketing investmentAdministração mercadológicaValor vitalício do clienteValor do relacionamento com clienteMarketing em telefonia celularCusto de capitalAdministração de empresasTelefonia celular - São Paulo (Estado)MarketingMarketing de relacionamentoTelefonia celular - Serviços ao clienteValor (Economia)Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL86570.pdf.jpg86570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2954https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9b7117dd-7fe3-4ffb-a9df-9316113e8b56/download990f9983b172ec3fae1be807dbc7bd4dMD58TEXT86570.pdf.txt86570.pdf.txtExtracted texttext/plain102811https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8689efbf-e6ac-4302-92b0-009938b7053c/download498ee80fe19fb11a06c9bcfb2b7dbae1MD57ORIGINAL86570.pdfapplication/pdf1102343https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b0b24f1-7697-44b6-a901-0bf29c714752/downloadf361654fc4f109360f6de9a92dbc70e9MD5310438/25722023-11-05 07:11:05.76open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2572https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-05T07:11:05Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo |
title |
Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo |
spellingShingle |
Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto Customer equity Customer lifetime value Cost of capital Marketing investment Administração mercadológica Valor vitalício do cliente Valor do relacionamento com cliente Marketing em telefonia celular Custo de capital Administração de empresas Telefonia celular - São Paulo (Estado) Marketing Marketing de relacionamento Telefonia celular - Serviços ao cliente Valor (Economia) |
title_short |
Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo |
title_full |
Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo |
title_fullStr |
Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo |
title_sort |
Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo |
author |
Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto |
author_facet |
Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Murakami, Luiz Carlos Pagano, Leonardo Pereira, Inês Samartini, André Luiz Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sublaban, Cleusa Satico Yamamoto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aranha Filho, Francisco José Espósito |
contributor_str_mv |
Aranha Filho, Francisco José Espósito |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Customer equity Customer lifetime value Cost of capital Marketing investment |
topic |
Customer equity Customer lifetime value Cost of capital Marketing investment Administração mercadológica Valor vitalício do cliente Valor do relacionamento com cliente Marketing em telefonia celular Custo de capital Administração de empresas Telefonia celular - São Paulo (Estado) Marketing Marketing de relacionamento Telefonia celular - Serviços ao cliente Valor (Economia) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração mercadológica Valor vitalício do cliente Valor do relacionamento com cliente Marketing em telefonia celular Custo de capital |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Telefonia celular - São Paulo (Estado) Marketing Marketing de relacionamento Telefonia celular - Serviços ao cliente Valor (Economia) |
description |
Este estudo no setor de telefonia celular adapta o modelo de investimento de marketing de Rust, Lemon & Zeithaml (2004) fornecendo um método de avaliação de investimento em áreas estratégicas de marketing (value, brand e relationship equity). Aplicado às operadoras de telefonia celular do estado de São Paulo (Vivo, Claro e TIM), o modelo permite calcular a probabilidade de um cliente mudar da operadora atual para uma concorrente, e verificar se a contribuição marginal advinda de uma ação mercadológica ultrapassa ou não seu custo de capital. Finalmente, através da aplicação do modelo obtém-se uma estimativa do customer equity atual das três operadoras de telefonia celular estudadas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:47:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:47:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
YAMAMOTO, Cleusa Satico. Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/2572 |
identifier_str_mv |
YAMAMOTO, Cleusa Satico. Retorno do investimento em marketing por empresas de telefonia móvel: uma avaliação das operadoras do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/2572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9b7117dd-7fe3-4ffb-a9df-9316113e8b56/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8689efbf-e6ac-4302-92b0-009938b7053c/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b0b24f1-7697-44b6-a901-0bf29c714752/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
990f9983b172ec3fae1be807dbc7bd4d 498ee80fe19fb11a06c9bcfb2b7dbae1 f361654fc4f109360f6de9a92dbc70e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024159896403968 |