Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sérgio Ricardo Yates dos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3866
Resumo: This research was commenced with the idea to promote an strategic evaluation of the sustentability of the free Internet access, analysing its process of value creation, its sources of revenue generation, its business models development as well as its capacity to generate adequated returns to the investors. It was concluded that the free Internet access is not dead. Indeed, what has occoured was a migration from a model completely based on delivering a single service, generally dependent of publicity sells revenues, to a hibrid based business model with different types of services and with revenues been generated from multiple sources. Nevertheless, not all players were capable to evolute their business models and survive, what occasioned a huge number of fails, mergers and acquisitions, resulting in a concentration all over the segment.
id FGV_ddb1ee63f04a548a0c76d23ab1ed6822
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3866
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Santos, Sérgio Ricardo Yates dosEscolas::EBAPELinhares, AlexandreMinadeo, RobertoJoia, Luiz Antonio2009-11-18T19:01:11Z2009-11-18T19:01:11Z2002SANTOS, Sérgio Ricardo Yates dos. Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002.http://hdl.handle.net/10438/3866This research was commenced with the idea to promote an strategic evaluation of the sustentability of the free Internet access, analysing its process of value creation, its sources of revenue generation, its business models development as well as its capacity to generate adequated returns to the investors. It was concluded that the free Internet access is not dead. Indeed, what has occoured was a migration from a model completely based on delivering a single service, generally dependent of publicity sells revenues, to a hibrid based business model with different types of services and with revenues been generated from multiple sources. Nevertheless, not all players were capable to evolute their business models and survive, what occasioned a huge number of fails, mergers and acquisitions, resulting in a concentration all over the segment.Esta pesquisa se iniciou motivada pela idéia de promover uma avaliação estratégica da sustentabilidade da indústria de provimento de acesso gratuito à Internet, verificando, para tal, seu processo de criação de valor, suas fontes de geração de receita, o desenvolvimento de seus modelos de negócio, bem como sua capacidade de proporcionar retornos adequados para seus investidores. Concluiu-se que o acesso gratuito não está fadado ao desaparecimento. O que ocorreu, na verdade, foi uma migração de um modelo de negócio completamente baseado no fornecimento de um único serviço gratuito - geralmente dependente de receitas da venda de publicidade -, para um modelo híbrido, com diferentes tipos de serviços e com receitas sendo geradas por meio de múltiplas fontes. Contudo, nem todos os participantes dessa indústria foram capazes de evoluir seus modelos de negócio e sobreviver, o que ocasionou um grande número de fracassos, fusões e aquisições, resultando num processo de concentração no setor.porPolíticas & EstratégiasAdministração de empresasPlanejamento estratégicoInternetAscenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSERGIO-RICARDO-YATES.pdfapplication/pdf384450https://repositorio.fgv.br/bitstreams/caf4d7d4-92f8-4215-9516-62e79bd625f5/downloadc60fca65eabc3a32a3f9b018aebec8caMD51TEXTSERGIO-RICARDO-YATES.pdf.txtSERGIO-RICARDO-YATES.pdf.txtExtracted texttext/plain102997https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1c4b1f0c-4285-439e-b861-71d7776f2575/download81eaf9d3add4e27d0237494e5a05ebc9MD56THUMBNAILSERGIO-RICARDO-YATES.pdf.jpgSERGIO-RICARDO-YATES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3347https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4c402fa0-ddb9-4da7-88ae-28e671370a59/download5da8e8f785b2ffa5605a91df46d63a07MD5710438/38662023-11-08 20:39:09.304open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3866https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T20:39:09Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio
title Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio
spellingShingle Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio
Santos, Sérgio Ricardo Yates dos
Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Internet
title_short Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio
title_full Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio
title_fullStr Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio
title_full_unstemmed Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio
title_sort Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio
author Santos, Sérgio Ricardo Yates dos
author_facet Santos, Sérgio Ricardo Yates dos
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Linhares, Alexandre
Minadeo, Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sérgio Ricardo Yates dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joia, Luiz Antonio
contributor_str_mv Joia, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas & Estratégias
topic Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Internet
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Internet
description This research was commenced with the idea to promote an strategic evaluation of the sustentability of the free Internet access, analysing its process of value creation, its sources of revenue generation, its business models development as well as its capacity to generate adequated returns to the investors. It was concluded that the free Internet access is not dead. Indeed, what has occoured was a migration from a model completely based on delivering a single service, generally dependent of publicity sells revenues, to a hibrid based business model with different types of services and with revenues been generated from multiple sources. Nevertheless, not all players were capable to evolute their business models and survive, what occasioned a huge number of fails, mergers and acquisitions, resulting in a concentration all over the segment.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T19:01:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T19:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Sérgio Ricardo Yates dos. Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3866
identifier_str_mv SANTOS, Sérgio Ricardo Yates dos. Ascenção e queda do provimento de acesso gratuito à Internet no Brasil: o papel dos modelos de negócio. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002.
url http://hdl.handle.net/10438/3866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/caf4d7d4-92f8-4215-9516-62e79bd625f5/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1c4b1f0c-4285-439e-b861-71d7776f2575/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4c402fa0-ddb9-4da7-88ae-28e671370a59/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c60fca65eabc3a32a3f9b018aebec8ca
81eaf9d3add4e27d0237494e5a05ebc9
5da8e8f785b2ffa5605a91df46d63a07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023678698586112