O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Gerson França
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28896
Resumo: A chegada da Internet revolucionou os modelos de negócios, sendo que a indústria de varejo foi uma das mais impactadas com a disseminação em larga escala do comercio eletrônico, trazendo vantagens e também consequências negativas, tais como o crescente fechamento de lojas físicas ao redor do mundo. As lojas físicas de varejo estão em uma fase de transição, deixando de serem consideradas um canal ultrapassado de comercialização de produtos do século 20, para serem reconhecidas como um pilar fundamental do comércio Omnichannel no século 21. Neste contexto, novas tecnologias tais como quiosques de autoatendimento se apresentam como alternativas para aumentar o nível de automação, reduzir custos e oferecer uma experiência de compra diferenciada para os clientes. Este trabalho de pesquisa visa compreender quais são os fatores valorizados pelos consumidores que estão utilizando estas novas tecnologias de autoatendimento especificamente nas lojas físicas do setor de restaurantes/lanchonetes, que impactam positivamente a experiência de compra dos usuários. Para a realização deste estudo, foi utilizado como referência a escala de qualidade de serviço para tecnologias de autoatendimento (SSTQUAL), formada por 7 (sete) diferentes dimensões de itens relacionados ao uso deste tipo de recurso. Após a condução de uma pesquisa quantitativa realizada com 200 respondentes utilizando análise estatística de dados baseado no método PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling) , concluímos que os clientes que estão utilizando quiosques de autoatendimento para receber serviços em lojas físicas de restaurantes/lanchonetes, valorizam basicamente os itens associados a funcionalidade, diversão, confiabilidade e conveniência, indicando diferenças importantes em relação aos fatores comprovados na escala original SSTQUAL.
id FGV_e0393b07462b05c8a204feb82c500cb6
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/28896
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Freire, Gerson FrançaEscolas::EAESPLarieira, Cláudio Luís Carvalho2020-03-13T17:47:04Z2020-03-13T17:47:04Z2020-02https://hdl.handle.net/10438/28896A chegada da Internet revolucionou os modelos de negócios, sendo que a indústria de varejo foi uma das mais impactadas com a disseminação em larga escala do comercio eletrônico, trazendo vantagens e também consequências negativas, tais como o crescente fechamento de lojas físicas ao redor do mundo. As lojas físicas de varejo estão em uma fase de transição, deixando de serem consideradas um canal ultrapassado de comercialização de produtos do século 20, para serem reconhecidas como um pilar fundamental do comércio Omnichannel no século 21. Neste contexto, novas tecnologias tais como quiosques de autoatendimento se apresentam como alternativas para aumentar o nível de automação, reduzir custos e oferecer uma experiência de compra diferenciada para os clientes. Este trabalho de pesquisa visa compreender quais são os fatores valorizados pelos consumidores que estão utilizando estas novas tecnologias de autoatendimento especificamente nas lojas físicas do setor de restaurantes/lanchonetes, que impactam positivamente a experiência de compra dos usuários. Para a realização deste estudo, foi utilizado como referência a escala de qualidade de serviço para tecnologias de autoatendimento (SSTQUAL), formada por 7 (sete) diferentes dimensões de itens relacionados ao uso deste tipo de recurso. Após a condução de uma pesquisa quantitativa realizada com 200 respondentes utilizando análise estatística de dados baseado no método PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling) , concluímos que os clientes que estão utilizando quiosques de autoatendimento para receber serviços em lojas físicas de restaurantes/lanchonetes, valorizam basicamente os itens associados a funcionalidade, diversão, confiabilidade e conveniência, indicando diferenças importantes em relação aos fatores comprovados na escala original SSTQUAL.The advent of the Internet has revolutionized business models, and the retail industry has been one of the most impacted sectors by the widespread of e-commerce, bringing advantages as well as negative consequences, such as growing store closures around the world. Physical retail stores are in a transition phase from being considered an outdated sales channel for 20th century to being recognized as a fundamental pillar of Omnichannel commerce in the 21st century. In this context, new technologies such as self-service kiosks are becoming alternatives to increase the level of automation, reduce costs and provide a differentiated shopping experience for customers. This research paper aims to understand what the factors are valued by consumers who are using these new self-service technologies specifically in the physical stores of restaurants / fast foods, which positively impact the shopping experience of users. In this study, we used as reference the quality of service scale for self-service technologies (SSTQUAL), which includes 7 (seven) different dimensions of items related to the use of this type of resource. After running a quantitative survey conducted with 200 respondents using statistical data analysis based on the PLS-PM method (Partial Least Squares Path Modeling), we concluded that customers who are using self-service kiosks to receive services in physical stores of restaurants / fast foods, value items associated with functionality, fun, reliability and convenience, indicating important differences associated to the factors proven in the original SSTQUAL scale.porSelf-service technologiesSmart retailSelf-service kiosksQuality of serviceTecnologias de autoatendimentoVarejo inteligenteQuiosques de autoatendimentoQualidade de serviçoAdministração de empresasLojas de auto-serviço - Inovações tecnológicasComércio varejistaSatisfação do consumidorComportamento do consumidorRestaurantesO uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALO uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes e lanchonetes_Final_v4.pdfO uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes e lanchonetes_Final_v4.pdfPDFapplication/pdf1592938https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8cefcee7-87a9-4f77-8089-c5009e7bb5a6/downloadee5a0ca4611ef89afddc08bbd463085cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7060fca1-5538-4689-82bd-1cf248108064/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTO uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes e lanchonetes_Final_v4.pdf.txtO uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes e lanchonetes_Final_v4.pdf.txtExtracted texttext/plain102437https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bde6d304-d543-4fd3-8b97-c972e2640a7b/download0541aef04497b87d73d026af4a413e33MD55THUMBNAILO uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes e lanchonetes_Final_v4.pdf.jpgO uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes e lanchonetes_Final_v4.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2581https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9f81c9ba-7888-40af-b942-41919de1b673/download85949613665f34d4bfc3b42d009649c4MD5610438/288962023-11-25 09:03:06.174open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28896https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T09:03:06Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes
title O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes
spellingShingle O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes
Freire, Gerson França
Self-service technologies
Smart retail
Self-service kiosks
Quality of service
Tecnologias de autoatendimento
Varejo inteligente
Quiosques de autoatendimento
Qualidade de serviço
Administração de empresas
Lojas de auto-serviço - Inovações tecnológicas
Comércio varejista
Satisfação do consumidor
Comportamento do consumidor
Restaurantes
title_short O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes
title_full O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes
title_fullStr O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes
title_full_unstemmed O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes
title_sort O uso da tecnologia de quiosques de autoatendimento como fator influenciador na experiência de compra em restaurantes/lanchonetes
author Freire, Gerson França
author_facet Freire, Gerson França
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Gerson França
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larieira, Cláudio Luís Carvalho
contributor_str_mv Larieira, Cláudio Luís Carvalho
dc.subject.eng.fl_str_mv Self-service technologies
Smart retail
Self-service kiosks
Quality of service
topic Self-service technologies
Smart retail
Self-service kiosks
Quality of service
Tecnologias de autoatendimento
Varejo inteligente
Quiosques de autoatendimento
Qualidade de serviço
Administração de empresas
Lojas de auto-serviço - Inovações tecnológicas
Comércio varejista
Satisfação do consumidor
Comportamento do consumidor
Restaurantes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de autoatendimento
Varejo inteligente
Quiosques de autoatendimento
Qualidade de serviço
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Lojas de auto-serviço - Inovações tecnológicas
Comércio varejista
Satisfação do consumidor
Comportamento do consumidor
Restaurantes
description A chegada da Internet revolucionou os modelos de negócios, sendo que a indústria de varejo foi uma das mais impactadas com a disseminação em larga escala do comercio eletrônico, trazendo vantagens e também consequências negativas, tais como o crescente fechamento de lojas físicas ao redor do mundo. As lojas físicas de varejo estão em uma fase de transição, deixando de serem consideradas um canal ultrapassado de comercialização de produtos do século 20, para serem reconhecidas como um pilar fundamental do comércio Omnichannel no século 21. Neste contexto, novas tecnologias tais como quiosques de autoatendimento se apresentam como alternativas para aumentar o nível de automação, reduzir custos e oferecer uma experiência de compra diferenciada para os clientes. Este trabalho de pesquisa visa compreender quais são os fatores valorizados pelos consumidores que estão utilizando estas novas tecnologias de autoatendimento especificamente nas lojas físicas do setor de restaurantes/lanchonetes, que impactam positivamente a experiência de compra dos usuários. Para a realização deste estudo, foi utilizado como referência a escala de qualidade de serviço para tecnologias de autoatendimento (SSTQUAL), formada por 7 (sete) diferentes dimensões de itens relacionados ao uso deste tipo de recurso. Após a condução de uma pesquisa quantitativa realizada com 200 respondentes utilizando análise estatística de dados baseado no método PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling) , concluímos que os clientes que estão utilizando quiosques de autoatendimento para receber serviços em lojas físicas de restaurantes/lanchonetes, valorizam basicamente os itens associados a funcionalidade, diversão, confiabilidade e conveniência, indicando diferenças importantes em relação aos fatores comprovados na escala original SSTQUAL.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-13T17:47:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-13T17:47:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28896
url https://hdl.handle.net/10438/28896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8cefcee7-87a9-4f77-8089-c5009e7bb5a6/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7060fca1-5538-4689-82bd-1cf248108064/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bde6d304-d543-4fd3-8b97-c972e2640a7b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9f81c9ba-7888-40af-b942-41919de1b673/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ee5a0ca4611ef89afddc08bbd463085c
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
0541aef04497b87d73d026af4a413e33
85949613665f34d4bfc3b42d009649c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023920131112960