O efeito dos programas de transferência de renda incondicional na educação: caso da Renda Básica de Cidadania de Maricá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35483 |
Resumo: | Objetivo – Os programas de transferência de renda visam fortalecer as redes de segurança social, combater a incerteza do mercado de trabalho e reduzir a desigualdade e a pobreza, com maior foco nos mais vulneráveis, grupo no qual se enquadram as crianças. No contexto do presente trabalho, analisou-se o Programa de Renda Básica de Cidadania de Maricá/RJ. O programa transfere atualmente 200 reais por beneficiário, pagos a famílias com uma renda mensal de até três salários mínimos e residência mínima no município de pelo menos 3 anos. Além disso, está inserido no contexto do projeto de economia solidária, o qual atual em quatro eixos: transferência de renda; educação popular; fomento aos empreendimentos coletivos e solidários; e soberania alimentar. O objetivo deste trabalho é, portanto, avaliar o efeito do Programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá sobre a educação básica, mais especificamente em relação aos índices de educação (Ideb). Metodologia – O método de controle sintético (Abadie; Diamond; Hainmuller, 2010, 2015; Abadie, 2021) foi aplicado para comparar a evolução do Ideb em Maricá após a introdução do programa, entre 2013 e 2021, com um conjunto de municípios de controle representando os resultados contrafactuais na ausência de pagamentos da renda básica. O período pré-tratamento foi definido de 2005 a 2013. Resultados – Foi observado um efeito positivo das transferências de renda na educação do município. O efeito sobre o Ideb dos anos finais do ensino fundamental foi positivo e significante (efeito médio de 0,15 pontos a cada dois anos); sobre o Ideb anos iniciais foi positivo, mas sem significância estatística (efeito médio de 0,12 pontos a cada dois anos). Os resultados estão em consonância com estudos prévios que apontam que transferências condicionais e incondicionais de renda tem efeitos positivos na educação (Adato; Bassett, 2009; Baird; McIntosh; Özler, 2011; Akresh; Walque; Kazianga, 2013; Baird et al., 2014; Benhassine et al., 2015; Bastagli et al., 2016; Fenton et al., 2016; Bastian; Michelmore, 2018). Limitações – É uma limitação do estudo a dificuldade em identificar o efeito de apenas de um programa, dentre vários implementados concomitantemente, assim como pelo caráter progressivo pelo qual foi implementada a transferência de renda; além da ocorrência da pandemia de covid-19 no período de análise. Aplicabilidade do trabalho – O trabalho pode servir para balizar as escolhas do gestor público ao implementar políticas de proteção social. Originalidade – Embora semelhante aos programas de transferência condicionada, há poucos estudos sobre como uma renda básica permanente com benefícios relativamente altos afetaria os resultados na educação, particularmente em relação ao desempenho dos estudantes. |
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Smaniotto, Diego RibasEscolas::EBAPENogueira, Jaana Flávia FernandesWaltenberg, Fábio DominguesLima, Diego de Faveri Pereira2024-06-26T20:09:07Z2024-06-26T20:09:07Z2024-06-03https://hdl.handle.net/10438/35483Objetivo – Os programas de transferência de renda visam fortalecer as redes de segurança social, combater a incerteza do mercado de trabalho e reduzir a desigualdade e a pobreza, com maior foco nos mais vulneráveis, grupo no qual se enquadram as crianças. No contexto do presente trabalho, analisou-se o Programa de Renda Básica de Cidadania de Maricá/RJ. O programa transfere atualmente 200 reais por beneficiário, pagos a famílias com uma renda mensal de até três salários mínimos e residência mínima no município de pelo menos 3 anos. Além disso, está inserido no contexto do projeto de economia solidária, o qual atual em quatro eixos: transferência de renda; educação popular; fomento aos empreendimentos coletivos e solidários; e soberania alimentar. O objetivo deste trabalho é, portanto, avaliar o efeito do Programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá sobre a educação básica, mais especificamente em relação aos índices de educação (Ideb). Metodologia – O método de controle sintético (Abadie; Diamond; Hainmuller, 2010, 2015; Abadie, 2021) foi aplicado para comparar a evolução do Ideb em Maricá após a introdução do programa, entre 2013 e 2021, com um conjunto de municípios de controle representando os resultados contrafactuais na ausência de pagamentos da renda básica. O período pré-tratamento foi definido de 2005 a 2013. Resultados – Foi observado um efeito positivo das transferências de renda na educação do município. O efeito sobre o Ideb dos anos finais do ensino fundamental foi positivo e significante (efeito médio de 0,15 pontos a cada dois anos); sobre o Ideb anos iniciais foi positivo, mas sem significância estatística (efeito médio de 0,12 pontos a cada dois anos). Os resultados estão em consonância com estudos prévios que apontam que transferências condicionais e incondicionais de renda tem efeitos positivos na educação (Adato; Bassett, 2009; Baird; McIntosh; Özler, 2011; Akresh; Walque; Kazianga, 2013; Baird et al., 2014; Benhassine et al., 2015; Bastagli et al., 2016; Fenton et al., 2016; Bastian; Michelmore, 2018). Limitações – É uma limitação do estudo a dificuldade em identificar o efeito de apenas de um programa, dentre vários implementados concomitantemente, assim como pelo caráter progressivo pelo qual foi implementada a transferência de renda; além da ocorrência da pandemia de covid-19 no período de análise. Aplicabilidade do trabalho – O trabalho pode servir para balizar as escolhas do gestor público ao implementar políticas de proteção social. Originalidade – Embora semelhante aos programas de transferência condicionada, há poucos estudos sobre como uma renda básica permanente com benefícios relativamente altos afetaria os resultados na educação, particularmente em relação ao desempenho dos estudantes.Purpose – Cash transfer programs aim to strengthen social safety nets, combat uncertainty in the labor market and reduce inequality and poverty, with a greater focus on the most vulnerable, group that includes the children. In the context of this work, it was analyzed the Basic Citizenship Income Program in Maricá/RJ. The program currently transfers 200 reals per beneficiary, paid to families with a monthly income of up to three minimum wages and a minimum residence in the municipality of at least three years. It is also part of the Solidarity Economy project, which is based on four pillars: income transfer; popular education; fostering collective and solidarity enterprises; and food sovereignty. The objective of this study is, therefore, to evaluate the impact of the Basic Citizenship Income Program in Maricá on basic education, more specifically regarding to educational rates (Ideb). Methodology – The synthetic control method (Abadie; Diamond; Hainmuller, 2010, 2015; Abadie, 2021) was applied to compare the evolution of the Ideb in Maricá after the introduction of the policy, between 2013 and 2021, to a set of control municipalities representing the counterfactual results in the absence of basic income payments. The pre-treatment period was set from 2005 to 2013. Findings – A positive effect of cash transfers on education in the municipality was observed, although it was not significant for all the outcome variables. The impact on the Ideb for the final years of primary school was positive and significant (average effect of 0.15 points every two years), and on the Ideb for the initial years was positive, but not statistically significant (average effect of 0.12 points every two years). The results are in line with previous studies which show that conditional and unconditional income transfers have positive effects on education (Adato; Bassett, 2009; Baird; McIntosh; Özler, 2011; Akresh; Walque; Kazianga, 2013; Baird et al., 2014; Benhassine et al., 2015; Bastagli et al., 2016; Fenton et al., 2016; Bastian; Michelmore, 2018). Research limitations – A limitation of the study is the difficulty in identifying the effect of just one program, among several implemented simultaneously, also due the progressive nature of the cash transfer implementation. In addition, there was the occurrence of the covid-19 pandemic during the period of analysis. Practical relevance of the study – The work could guide the choices of public managers when implementing social protection policies. Originality – Although similar to conditional transfer programs, there are few studies on how a permanent basic income with relatively high benefits would affect education outcomes, particularly in relation to student learning and test scores.porTransferências de rendaRenda básicaPolíticas públicasProteção socialEducaçãoMaricáCash transfersBasic incomePublic policiesSocial protectionEducationAdministração PúblicaAssistência econômicaPolíticas públicasEducação básicaPobreza - Aspectos econômicosMaricá (RJ)O efeito dos programas de transferência de renda incondicional na educação: caso da Renda Básica de Cidadania de Maricáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9e98ef80-041b-4644-b79c-102e09fef16c/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINAL20240625 - Dissertação - Diego Ribas Smaniotto_2024_06_25.pdf20240625 - Dissertação - Diego Ribas Smaniotto_2024_06_25.pdfPDFapplication/pdf1311995https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1bfb0b47-1aa0-40b8-9a20-f5df60a836e8/download6cb6d000a81f89881eac8059dc6fe199MD52TEXT20240625 - Dissertação - Diego Ribas Smaniotto_2024_06_25.pdf.txt20240625 - Dissertação - Diego Ribas Smaniotto_2024_06_25.pdf.txtExtracted texttext/plain103106https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bcb99bcc-64fc-4109-a785-02c4457c5255/download7596c9b0bd504158d0d7fbdbb00fe818MD53THUMBNAIL20240625 - Dissertação - Diego Ribas Smaniotto_2024_06_25.pdf.jpg20240625 - Dissertação - Diego Ribas Smaniotto_2024_06_25.pdf.jpgGenerated 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Transferências de renda Renda básica Políticas públicas Proteção social Educação Maricá Cash transfers Basic income Public policies Social protection Education Administração Pública Assistência econômica Políticas públicas Educação básica Pobreza - Aspectos econômicos Maricá (RJ) |
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Assistência econômica Políticas públicas Educação básica Pobreza - Aspectos econômicos Maricá (RJ) |
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Objetivo – Os programas de transferência de renda visam fortalecer as redes de segurança social, combater a incerteza do mercado de trabalho e reduzir a desigualdade e a pobreza, com maior foco nos mais vulneráveis, grupo no qual se enquadram as crianças. No contexto do presente trabalho, analisou-se o Programa de Renda Básica de Cidadania de Maricá/RJ. O programa transfere atualmente 200 reais por beneficiário, pagos a famílias com uma renda mensal de até três salários mínimos e residência mínima no município de pelo menos 3 anos. Além disso, está inserido no contexto do projeto de economia solidária, o qual atual em quatro eixos: transferência de renda; educação popular; fomento aos empreendimentos coletivos e solidários; e soberania alimentar. O objetivo deste trabalho é, portanto, avaliar o efeito do Programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá sobre a educação básica, mais especificamente em relação aos índices de educação (Ideb). Metodologia – O método de controle sintético (Abadie; Diamond; Hainmuller, 2010, 2015; Abadie, 2021) foi aplicado para comparar a evolução do Ideb em Maricá após a introdução do programa, entre 2013 e 2021, com um conjunto de municípios de controle representando os resultados contrafactuais na ausência de pagamentos da renda básica. O período pré-tratamento foi definido de 2005 a 2013. Resultados – Foi observado um efeito positivo das transferências de renda na educação do município. O efeito sobre o Ideb dos anos finais do ensino fundamental foi positivo e significante (efeito médio de 0,15 pontos a cada dois anos); sobre o Ideb anos iniciais foi positivo, mas sem significância estatística (efeito médio de 0,12 pontos a cada dois anos). Os resultados estão em consonância com estudos prévios que apontam que transferências condicionais e incondicionais de renda tem efeitos positivos na educação (Adato; Bassett, 2009; Baird; McIntosh; Özler, 2011; Akresh; Walque; Kazianga, 2013; Baird et al., 2014; Benhassine et al., 2015; Bastagli et al., 2016; Fenton et al., 2016; Bastian; Michelmore, 2018). Limitações – É uma limitação do estudo a dificuldade em identificar o efeito de apenas de um programa, dentre vários implementados concomitantemente, assim como pelo caráter progressivo pelo qual foi implementada a transferência de renda; além da ocorrência da pandemia de covid-19 no período de análise. Aplicabilidade do trabalho – O trabalho pode servir para balizar as escolhas do gestor público ao implementar políticas de proteção social. Originalidade – Embora semelhante aos programas de transferência condicionada, há poucos estudos sobre como uma renda básica permanente com benefícios relativamente altos afetaria os resultados na educação, particularmente em relação ao desempenho dos estudantes. |
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2024 |
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