Competências empreendedoras na engenharia civil: proposta de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Mauricio Lima de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32254
Resumo: As faculdades de engenharia vêm reformulando seus programas de ensino em busca de aproximar o perfil do egresso de seus cursos ao perfil do profissional desejado pela indústria. Nesta reforma curricular, surge a aprendizagem por competências, com foco nas aptidões técnicas e comportamentais, que possibilitam o estudante a ter maior desenvoltura no momento de solucionar problemas e tomar decisões. Entre as competências abordadas pelas instituições de ensino, estão as empreendedoras, que podem proporcionar ao jovem que desenvolva características como criatividade, pensamento inovador e capacidade empreendedora (HUANG‐SAAD, MORTON e LIBARKIN, 2018; ALBANO et al., 2019; SANTOS et al., 2020). Para contribuir no processo de mudança do ensino de engenharia, esta pesquisa aborda as competências empreendedoras dos estudantes do curso de engenharia civil; metodologias de ensino voltadas para a participação ativa dos alunos como ferramenta para o desenvolvimento de competências; e propõe uma formação docente que prepare os professores para a utilização de métodos de aprendizagem condizentes com o modelo pedagógico que coloque o aluno como protagonista de sua formação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma proposta de formação de professores de modo que sejam capazes de conduzir o ensino baseado em competências empreendedoras no curso de engenharia civil. Para se chegar a esse objetivo, o presente trabalho se propõe a compreender a história do empreendedorismo e educação empreendedora como aspecto relevante para a concepção profissional do engenheiro civil; analisar as diretrizes curriculares nacionais do curso de engenharia, quanto às competências empreendedoras do engenheiro; investigar quais competências empreendedoras do engenheiro são apresentadas nos projetos pedagógicos de cursos de referência no ensino de engenharia do Brasil e em pesquisas acadêmicas; e compreender as metodologias ativas como recurso para ação docente, que podem auxiliar no desenvolvimento de competências durante a graduação em engenharia civil. Este trabalho buscou colaborar para o esclarecimento da possibilidade de desenvolvimento de competências por meio de metodologias ativas. Espera-se que as instituições de ensino promovam a formação docente como meio de proporcionar a aprendizagem por competências no curso de engenharia civil.
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Para contribuir no processo de mudança do ensino de engenharia, esta pesquisa aborda as competências empreendedoras dos estudantes do curso de engenharia civil; metodologias de ensino voltadas para a participação ativa dos alunos como ferramenta para o desenvolvimento de competências; e propõe uma formação docente que prepare os professores para a utilização de métodos de aprendizagem condizentes com o modelo pedagógico que coloque o aluno como protagonista de sua formação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma proposta de formação de professores de modo que sejam capazes de conduzir o ensino baseado em competências empreendedoras no curso de engenharia civil. Para se chegar a esse objetivo, o presente trabalho se propõe a compreender a história do empreendedorismo e educação empreendedora como aspecto relevante para a concepção profissional do engenheiro civil; analisar as diretrizes curriculares nacionais do curso de engenharia, quanto às competências empreendedoras do engenheiro; investigar quais competências empreendedoras do engenheiro são apresentadas nos projetos pedagógicos de cursos de referência no ensino de engenharia do Brasil e em pesquisas acadêmicas; e compreender as metodologias ativas como recurso para ação docente, que podem auxiliar no desenvolvimento de competências durante a graduação em engenharia civil. Este trabalho buscou colaborar para o esclarecimento da possibilidade de desenvolvimento de competências por meio de metodologias ativas. Espera-se que as instituições de ensino promovam a formação docente como meio de proporcionar a aprendizagem por competências no curso de engenharia civil.Engineering faculties have been reformulating their teaching programs, seeking to bringtheprofile of graduates of their courses closer to the professional profile desired by the industry. In this curriculum reform, competency-based learning emerges, with a focus on technical andbehavioral skills, which enable the student to have greater resourcefulness whensolvingproblems and making decisions. Among the skills addressed by educational institutions areentrepreneurial skills, which can enable young people to develop characteristics suchascreativity, innovative thinking and entrepreneurial capacity (HUANG‐SAAD, MORTONeLIBARKIN, 2018; ALBANO et al., 2019; SANTOS et al., 2020). To contribute to the processof change in engineering education, this research addresses the entrepreneurial skillsofstudents in the civil engineering course; teaching methodologies aimed at the activeparticipation of students as a tool for the development of competences; and proposes teachertraining that prepares teachers for the use of learning methods consistent with the pedagogical model that places the student as the protagonist of their learning process. In this sense, thisresearch has as its general objective the proposition of a teacher training so that theyareableto conduct competency-based learning based on entrepreneurial skills in the civil engineeringcourse. To reach this objective, the present work proposes to understand the historyofentrepreneurship and entrepreneurial education as a relevant aspect for the professional conception of the civil engineer; to analyze the national curriculumguidelines of theengineering course, regarding the entrepreneurial skills of the engineer; to investigate whichentrepreneurial skills of the engineer are presented in the pedagogical projects of referencecourses in engineering education in Brazil and in academic research; and understandtheactive methodologies as a resource for teaching action, which can help in the development ofcompetences during graduation in civil engineering. This work sought to collaborate toclarifythe possibility of developing skills through active methodologies and it is expectedthat educational institutions promote teacher training as a means of providing competency-basedlearning in the civil engineering course.porCompetency-based learningEntrepreneurial educationUniversity educationEngineering teachingTeacher trainingEntrepreneurial skillsAprendizagem por competênciaEducação empreendedoraEnsino superiorEnsino de engenhariaFormação de professoresCompetências empreendedorasAdministração de empresasEngenharia - Estudo e ensinoEnsino superior - Métodos de ensinoEmpreendedorismoProfessores - FormaçãoCapacidade executivaCompetências empreendedoras na engenharia civil: proposta de formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALCompetencias 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