Turnaround de empresas do varejo brasileiro: estudo de casos múltiplos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/28610 |
Resumo: | Objetivo – Este trabalho tem como intenção investigar o tema de turnaround de empresas no cenário de negócios brasileiro, mais especificamente dentro do setor de Varejo, a partir da ótica de Estratégia Empresarial. Metodologia – O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio estudo de casos múltiplos, sendo guiado por entrevistas de gestores de negócios que lideraram processo de turnaround, assim como consultas a notícias e documentos das empresas. Resultados – O estudo dos casos revelou que as estratégias para reestruturação de empresas de varejo em situação de crise são fortemente influenciadas pela origem do grupo que atua no processo, como consultorias e fundos de investimentos. As empresas, em geral, carecem de controle, processos e consciência financeira, sendo esses, os principais focos de atuação do time de reestruturação no momento inicial, também influenciado pelo perfil generalista dos integrantes. Ações de expansões são vislumbradas pelos grupos, porém factíveis de execução apenas após a sobrevivência do período contingencial. O acesso a créditos estruturados foi citado como aspecto relevante para a viabilização de tais expansões. As trocas nos níveis de diretoria também são efetuadas, porém uma das dificuldades reside na implantação das ações pelas equipes de base, além de eventuais barreiras impostas pelo contexto informal e familiar das empresas. Limitações – No que diz respeito aos relatos dos participantes dos processos, a pesquisa apresentada aqui se limitou a colher perspectivas dos agentes externos que entraram na empresa exclusivamente para liderar essa etapa, se atendo a casos do setor de varejo. Contribuições práticas – Essa pesquisa tem a possibilidade de oferecer a empreendedores e gerentes aprendizados para lidar com situações de reversão do declínio de empresas, lançando mão de paralelos que podem ser valiosos até para setores além do varejo. Contribuições acadêmicas – O trabalho levanta discussões desse tipo de processo que são mais típicas do cenário brasileiro. Assim, a partir deste trabalho, o conhecimento a respeito do processo de turnaround pode ser aprofundado a fim de se desenvolverem modelos mais adaptados ao contexto do país, contando com insumos de modelo desenvolvidos em outros países, aprofundando o conhecimento do país em lidar com situações de crise. |
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Quesado, Eduardo BarbosaEscolas::EBAPECosta, Ricardo SarmentoSerra, Fernando Antônio RibeiroCyrino, Álvaro Bruno2020-01-07T13:03:27Z2020-01-07T13:03:27Z2019-12-05https://hdl.handle.net/10438/28610Objetivo – Este trabalho tem como intenção investigar o tema de turnaround de empresas no cenário de negócios brasileiro, mais especificamente dentro do setor de Varejo, a partir da ótica de Estratégia Empresarial. Metodologia – O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio estudo de casos múltiplos, sendo guiado por entrevistas de gestores de negócios que lideraram processo de turnaround, assim como consultas a notícias e documentos das empresas. Resultados – O estudo dos casos revelou que as estratégias para reestruturação de empresas de varejo em situação de crise são fortemente influenciadas pela origem do grupo que atua no processo, como consultorias e fundos de investimentos. As empresas, em geral, carecem de controle, processos e consciência financeira, sendo esses, os principais focos de atuação do time de reestruturação no momento inicial, também influenciado pelo perfil generalista dos integrantes. Ações de expansões são vislumbradas pelos grupos, porém factíveis de execução apenas após a sobrevivência do período contingencial. O acesso a créditos estruturados foi citado como aspecto relevante para a viabilização de tais expansões. As trocas nos níveis de diretoria também são efetuadas, porém uma das dificuldades reside na implantação das ações pelas equipes de base, além de eventuais barreiras impostas pelo contexto informal e familiar das empresas. Limitações – No que diz respeito aos relatos dos participantes dos processos, a pesquisa apresentada aqui se limitou a colher perspectivas dos agentes externos que entraram na empresa exclusivamente para liderar essa etapa, se atendo a casos do setor de varejo. Contribuições práticas – Essa pesquisa tem a possibilidade de oferecer a empreendedores e gerentes aprendizados para lidar com situações de reversão do declínio de empresas, lançando mão de paralelos que podem ser valiosos até para setores além do varejo. Contribuições acadêmicas – O trabalho levanta discussões desse tipo de processo que são mais típicas do cenário brasileiro. Assim, a partir deste trabalho, o conhecimento a respeito do processo de turnaround pode ser aprofundado a fim de se desenvolverem modelos mais adaptados ao contexto do país, contando com insumos de modelo desenvolvidos em outros países, aprofundando o conhecimento do país em lidar com situações de crise.Objective - This paper intends to investigate business turnarounds in the Brazilian scenario, more specifically within the Retail sector, using a Business Strategy perspective. Methodology - The qualitative study was conducted through a multiple case study, guided by interviews with business managers who led the turnaround processes, as well as investigations in news and company documents. Results - The case study revealed that the strategies for restructuring retail companies in crisis situations are strongly influenced by the origin of the group that operates in the process, such as consulting and investment funds. Companies, in general, lack control, processes and financial awareness, which are the main focus of the restructuring team at the beginning, also influenced by the generalist background of the members. Expansion actions are envisioned by the groups, but doable only after the contingency period has passed. Access to structured credit was cited as a relevant aspect for making such expansions viable. Executive level changes are also made, but one of the difficulties lies in the implementation of actions by lower level employees, in addition to any barriers imposed by the informal and familiar context of the companies. Limitations - With respect to the reports of the process participants, the research presented here was limited to gathering perspectives from external agents who entered the company exclusively to lead this stage, taking into account cases in the retail sector. Practical Contributions - This research has the potential to offer lessons to entrepreneurs and managers on how to cope with reversal of business decline, drawing on parallels that can be valuable even to sectors beyond retail. The paper raises discussions of this type of process that are more typical of the Brazilian scenario. Thus, from this work, the knowledge about the turnaround process can be deepened in order to develop models more adapted to the country context, relying on model inputs developed in other countries, deepening the knowledge of the country in dealing with crisis situations.porTurnaroundVarejoReestruturação organizacionalRetailOrganizational restructuringAdministração de empresasSociedades comerciais - Recuperação - BrasilComércio varejista - Administração - BrasilReengenharia (Administração)Planejamento estratégicoAdministração de criseTurnaround de empresas do varejo brasileiro: estudo de casos múltiplosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-12-05reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL05122019 Dissertação Eduardo Quesado- MEX18 - Pós Banca.pdf05122019 Dissertação Eduardo Quesado- MEX18 - Pós 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Objetivo – Este trabalho tem como intenção investigar o tema de turnaround de empresas no cenário de negócios brasileiro, mais especificamente dentro do setor de Varejo, a partir da ótica de Estratégia Empresarial. Metodologia – O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio estudo de casos múltiplos, sendo guiado por entrevistas de gestores de negócios que lideraram processo de turnaround, assim como consultas a notícias e documentos das empresas. Resultados – O estudo dos casos revelou que as estratégias para reestruturação de empresas de varejo em situação de crise são fortemente influenciadas pela origem do grupo que atua no processo, como consultorias e fundos de investimentos. As empresas, em geral, carecem de controle, processos e consciência financeira, sendo esses, os principais focos de atuação do time de reestruturação no momento inicial, também influenciado pelo perfil generalista dos integrantes. Ações de expansões são vislumbradas pelos grupos, porém factíveis de execução apenas após a sobrevivência do período contingencial. O acesso a créditos estruturados foi citado como aspecto relevante para a viabilização de tais expansões. As trocas nos níveis de diretoria também são efetuadas, porém uma das dificuldades reside na implantação das ações pelas equipes de base, além de eventuais barreiras impostas pelo contexto informal e familiar das empresas. Limitações – No que diz respeito aos relatos dos participantes dos processos, a pesquisa apresentada aqui se limitou a colher perspectivas dos agentes externos que entraram na empresa exclusivamente para liderar essa etapa, se atendo a casos do setor de varejo. Contribuições práticas – Essa pesquisa tem a possibilidade de oferecer a empreendedores e gerentes aprendizados para lidar com situações de reversão do declínio de empresas, lançando mão de paralelos que podem ser valiosos até para setores além do varejo. Contribuições acadêmicas – O trabalho levanta discussões desse tipo de processo que são mais típicas do cenário brasileiro. Assim, a partir deste trabalho, o conhecimento a respeito do processo de turnaround pode ser aprofundado a fim de se desenvolverem modelos mais adaptados ao contexto do país, contando com insumos de modelo desenvolvidos em outros países, aprofundando o conhecimento do país em lidar com situações de crise. |
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