A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ismael Silva dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26357
Resumo: Este estudo busca uma melhor compreensão sobre o processo de reestruturação de empresas, investigando a visão de especialistas sobre as causas do declínio organizacional, os fatores determinantes, as estratégias e processos que mais contribuem para o sucesso de um processo de turnaround. Para o alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa entre organizações que atuam como especialistas em gestão de crise, por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas. Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que os respondentes apontaram a má gestão como principal causa do declínio empresarial e os resultados negativos de caixa e o alto endividamento de curto prazo como os principais sintomas do alto grau de severidade do declínio. Como fatores determinantes para o sucesso do turnaround, apontaram a aceitação da crise por parte dos gestores e a experiência da equipe que conduzirá o processo. As ações emergenciais com impacto imediato sobre a situação de liquidez da empresa, o corte de produtos, canais de venda e clientes não rentáveis e a renegociação de contratos de financiamento foram apontadas como as estratégias de maior relevância. O processo de turnaround foi caracterizado pela sobreposição de ações e etapas, tendo o fluxo de caixa e a geração positiva de caixa como as ferramentas e as métricas de maior relevância para acompanhar e medir o sucesso do processo de turnaround. O estudo concluiu que a má gestão leva as organizações a não responderem adequadamente às ameaças do ambiente externo, que podem comprometer sua existência.
id RCAP_f109bede84e2e3f03b6f49aee71aa15d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26357
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaroundEmpresa -- CompanyDeclínioCrise -- CrisisTurnaroundReestruturação -- RestructuringDeclineEste estudo busca uma melhor compreensão sobre o processo de reestruturação de empresas, investigando a visão de especialistas sobre as causas do declínio organizacional, os fatores determinantes, as estratégias e processos que mais contribuem para o sucesso de um processo de turnaround. Para o alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa entre organizações que atuam como especialistas em gestão de crise, por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas. Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que os respondentes apontaram a má gestão como principal causa do declínio empresarial e os resultados negativos de caixa e o alto endividamento de curto prazo como os principais sintomas do alto grau de severidade do declínio. Como fatores determinantes para o sucesso do turnaround, apontaram a aceitação da crise por parte dos gestores e a experiência da equipe que conduzirá o processo. As ações emergenciais com impacto imediato sobre a situação de liquidez da empresa, o corte de produtos, canais de venda e clientes não rentáveis e a renegociação de contratos de financiamento foram apontadas como as estratégias de maior relevância. O processo de turnaround foi caracterizado pela sobreposição de ações e etapas, tendo o fluxo de caixa e a geração positiva de caixa como as ferramentas e as métricas de maior relevância para acompanhar e medir o sucesso do processo de turnaround. O estudo concluiu que a má gestão leva as organizações a não responderem adequadamente às ameaças do ambiente externo, que podem comprometer sua existência.This study seeks a better understanding about the process of corporate restructuring, investigating the view of experts about the causes of organizational decline, the determining factors, and the strategies and processes that contribute most to the success of a turnaround process. To reach the proposed objectives, a descriptive and quantitative research was carried out among organizations that act as experts in crisis management, through the application of a questionnaire with closed-ended questions. After analyzing the data collected, it was concluded that the respondents pointed to poor management as the main cause of business decline, and negative cash results and high shortterm debt as the main symptoms of the high degree of severity of the decline. As determinant factors for the success of the turnaround, they pointed to the acceptance of the crisis by the managers and the experience of the team that will lead the process. The emergency actions with immediate impact on the company's liquidity situation, the cut of unprofitable products, sales channels and clients, and the renegotiation of financing contracts were pointed out as the most relevant strategies. The turnaround process was characterized by overlapping actions and steps, with cash flow and positive cash generation as the most relevant tools and metrics to track and measure the success of the turnaround process. The study concluded that poor management leads organizations to fail to respond adequately to threats from the external environment, which can jeopardize their existence.2022-10-27T10:15:53Z2022-09-22T00:00:00Z2022-09-222022-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26357TID:203084381porSantos, Ismael Silva dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:34.899647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
title A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
spellingShingle A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
Santos, Ismael Silva dos
Empresa -- Company
Declínio
Crise -- Crisis
Turnaround
Reestruturação -- Restructuring
Decline
title_short A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
title_full A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
title_fullStr A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
title_full_unstemmed A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
title_sort A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
author Santos, Ismael Silva dos
author_facet Santos, Ismael Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ismael Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Empresa -- Company
Declínio
Crise -- Crisis
Turnaround
Reestruturação -- Restructuring
Decline
topic Empresa -- Company
Declínio
Crise -- Crisis
Turnaround
Reestruturação -- Restructuring
Decline
description Este estudo busca uma melhor compreensão sobre o processo de reestruturação de empresas, investigando a visão de especialistas sobre as causas do declínio organizacional, os fatores determinantes, as estratégias e processos que mais contribuem para o sucesso de um processo de turnaround. Para o alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa entre organizações que atuam como especialistas em gestão de crise, por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas. Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que os respondentes apontaram a má gestão como principal causa do declínio empresarial e os resultados negativos de caixa e o alto endividamento de curto prazo como os principais sintomas do alto grau de severidade do declínio. Como fatores determinantes para o sucesso do turnaround, apontaram a aceitação da crise por parte dos gestores e a experiência da equipe que conduzirá o processo. As ações emergenciais com impacto imediato sobre a situação de liquidez da empresa, o corte de produtos, canais de venda e clientes não rentáveis e a renegociação de contratos de financiamento foram apontadas como as estratégias de maior relevância. O processo de turnaround foi caracterizado pela sobreposição de ações e etapas, tendo o fluxo de caixa e a geração positiva de caixa como as ferramentas e as métricas de maior relevância para acompanhar e medir o sucesso do processo de turnaround. O estudo concluiu que a má gestão leva as organizações a não responderem adequadamente às ameaças do ambiente externo, que podem comprometer sua existência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27T10:15:53Z
2022-09-22T00:00:00Z
2022-09-22
2022-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26357
TID:203084381
url http://hdl.handle.net/10071/26357
identifier_str_mv TID:203084381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134807860445184